Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo convida Presidente do Sindicato Rural para discorrer sobre a situação dos fumicultores

por RAFAELLA publicado 08/07/2020 11h09, última modificação 08/07/2020 11h09
Os vereadores também aprovaram indicação solicitando a implantação da Clínica da Mulher em Irati, visando centralizar os cuidados com a saúde feminina

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos

Atendendo os pedidos da comunidade quatro Indicações foram apresentadas pelos vereadores na Sessão Ordinária do dia 7 de julho, as quais foram bastante enaltecidas, debatidas e aprovadas por unanimidade de votos.

O Presidente Nei Cabral solicitou que seja enviado um convite ao Presidente do Sindicato Rural de Irati, Mesaque Kecot Veres, convidando o mesmo a fazer uso da Tribuna Popular para discorrer sobre a situação da agricultura do município, especialmente no que se refere aos fumicultores. Reforçando o pedido, o vereador Nivaldo Bartoski que também é agricultor, disse ser testemunha da dificuldade dos fumicultores, que hoje estão com suas produções paradas nos balcões sem preço. “As fumageiras fazem o que querem. Nos anos de 2014 e 2015 enfrentamos este mesmo problema e contamos com o auxílio do Mesaque”, relatou

Rogério Luís Kuhn complementou a indicação do Nei dizendo: “Também já estive conversando com alguns fumicultores e penso que não adianta mandar ofício, tem que mandar um oficial de justiça. Falta representante legal para apoiar os agricultores, e eles não podem entrar individualmente com uma ação, até porque têm medo de sanções no próximo ano, portanto, algum representante legal tem que ter coragem de acioná-los coletivamente na justiça”, afirmou.

José Bodnar elogiou a indicação. “A Vinda do Presidente do Sindicato é importante para que possamos propor uma ação que vise a melhoria desta situação”.  Nei comentou que tem acompanhado a dificuldade dos agricultores em meio a pandemia. “Justamente agora que as fumageiras deveriam olhar para os nossos produtores com mais carinho, a situação piorou. Existe um sistema que a companhia compra a estimativa, mas este ano segundo informações, foi baixado o valor da estimativa para os produtores. E aqueles que ainda permanecem dentro da estimativa estão encontrando dificuldades, pois as companhias não estão comprando a produção. Estive na região do Faxinal dos Neves e Pinheiro Machado, onde uma a senhora relatou que as suas contas estão chegando, o banco vem cobrando e o produto está estocado e não é comprado”, lamentou Cabral reafirmando a importância da vinda do Mesaque, que poderá esclarecer sobre a situação. “Precisamos nos unir para que no futuro possamos ter uma política pública relacionada a agricultura, com o intuito de dar suporte aos nossos agricultores. Este não é o momento de as empresas virarem as costas para os fumicultores”.

O Presidente também solicitou que seja enviado ofício ao Departamento de Estradas de Rodagem - DER, indicando serviços de limpeza na pista da PR 364 - localidade de Governador Ribas, especialmente na altura do KM 113, o que trará uma melhora significativa na segurança e na qualidade no uso da rodovia.

Já o vereador Roni Surek apresentou indicação reforçando a sugestão já realizada verbalmente à Secretária de Saúde para a implantação da “Clínica da Mulher”, visando centralizar os cuidados com a saúde feminina. “Além de consultas de rotina, as cidadãs iratienses teriam acesso mais rápido a exames para poder detectar doenças precocemente”, afirmou Surek sugerindo ainda que a clínica conte com atendimento realizado exclusivamente por profissionais femininas, atuando no desenvolvimento de ações de planejamento familiar e atendimento às vítimas de violência sexual e doméstica.  A Indicação foi muito elogiada pelos parlamentares que também lutam por esta clínica voltadas às mulheres no município.

Por fim, Surek também requereu serviços de recuperação, com urgência, nas seguintes vias públicas: Rua Cel. Sabóia, e Rua José Ferraz, visando garantir melhorias nos acessos e que os moradores possam se locomover com mais segurança.

Todos os pedidos foram encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

As discussões do Expediente na íntegra estão disponíveis no ícone “Sessões Gravadas”.