Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo outorga Título de Cidadã Benemérita à Professora Lenita Ruva

Legislativo outorga Título de Cidadã Benemérita à Professora Lenita Ruva

por rafamaier — publicado 12/07/2018 10h16, última modificação 05/10/2018 15h54
“Ser professor é ter a capacidade de sair de cena, sem sair do espetáculo e o ato de ensinar é uma tarefa semeada ao longo da vida”, destacou o Presidente Helio de Mello
Legislativo outorga Título de Cidadã Benemérita à Professora Lenita Ruva

Vereadores, prefeito e e homenageada

   “Reconhecer a doação pessoal e cotidiana é um gesto singelo, porém simbólico, da valorização da Educação e da importância do Professor na construção de uma sociedade que anseia por conhecimento”, afirmou o Presidente Helio de Mello proponente do Título de Cidadã Benemérita outorgado à Professora Lenita Ruva em Sessão Solene na noite do dia 10 de julho. A honraria prestada pelos poderes constituídos, integra as festividades alusivas aos 111 anos de Irati.

   O Título de Cidadania Benemérita é uma homenagem prestada pelo Poder Legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços prestados em prol da coletividade. Conforme o Presidente Helio, Lenita é exemplo de cidadania, trabalho e dedicação ao ensino. “O que move a homenageada é a possibilidade de transformar vidas, de incentivar pensamentos e ações positivas em pessoas de todas as idades e com as mais diferentes histórias de vida”, enfatizou Mello afirmando que o trabalho de um professor na educação é determinante para proporcionar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população. “Esta homenagem representa o sentimento de toda a população iratiense que é grata pelos ensinamentos e exemplo de vida da homenageada”.

   Lenita nasceu em Irati no dia 21 de novembro de 1943, filha de Frederico Ruva e Ana Novaski. Formou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná. Participou de inúmeros cursos, seminários e simpósios em diversas universidades e instituições. Integrou muitas ações comunitárias iratienses; foi professora e integrante da diretoria da Apae; colaboradora de jornais; ajudou na fundação da Amcespar e criação do Núcleo Regional de Educação; batalhou pela construção do CAIC em Irati e pela vinda da Unicentro; auxiliou na criação da primeira turma para deficientes visuais na Escola Duque de Caxias; participou do início da informatização do ensino; foi secretária municipal do Bem Estar Social na gestão do ex-prefeito Toti Colaço; entre outras tantas funções, participações e ações. Recebeu também inúmeras homenagens municipais e estaduais ao longo de sua carreira.

   Lisonjeada com a homenagem, Lenita disse que nasceu, cresceu e até hoje reside em Irati ao lado de vizinhos de diferentes etnias convivendo em fraternidade. “Irati é uma terra abençoada porque as pessoas que para cá vieram fugiram da guerra chegaram como imigrantes, pessoas de fé e boas”. A homenageada contou também parte da história junto aos governantes para trazer para Irati a Unicentro e a luta que foi fundar a Amcespar e o Núcleo Regional de Educação. “Não basta eleger um candidato é preciso ajudá-lo a governar. Desta força de vontade é que vive o povo de Irati, que não cruza os braços e que age sempre com amor, carinho, dedicação e muito trabalho”. Lenita relembrou ainda de pessoas que já não estão mais entre nós, mas que ajudaram muito Irati e que fizeram a nossa sociedade ter orgulho de sermos iratienses. “Agradeço a todos por este Título. Não tive funcionários, tive heróis dedicados e valeu a pena ter lutado”. 

   Representando a família, um dos sobrinhos de Lenita também prestou homenagens, resumindo-a com duas palavras: “Solidariedade e Sinceridade”.  O prefeito Jorge Derbli entregou um presente para a homenageada e afirmou que falar de Professores, Mestres não é fácil, “pois são nossas segundas mães”. Para Derbli é satisfatório escutar parte da história e da construção da nossa querida Irati. “A Homenageada é uma autoridade da educação iratiense, um exemplo, só temos a agradecer por todas as lutas e conquistas. Parabéns à Câmara pela honraria”, comemorou.

   O Presidente Helio mais uma vez reafirmou a importância da homenagem. “Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Apesar de mal remunerado, com baixo prestígio social, grande parte ainda resiste e continua apaixonado pelo seu trabalho, assim como a Lenita. Este dia é um convite para que todos, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com eles demonstramos o compromisso com a educação e a sociedade que queremos”, concluiu Mello registrando que a homenagem representa o reconhecimento dos cidadãos iratienses aos relevantes serviços prestados pela homenageada, não só no âmbito da Educação, mas também com a realização de outras atividades que orgulham e engrandecem o município, servindo de exemplo para a comunidade.

 (Assessoria Câmara Municipal de Irati)

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI