Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo participa de visita técnica na cidade de Barracão

Legislativo participa de visita técnica na cidade de Barracão

por rafamaier — publicado 11/07/2017 13h15, última modificação 05/10/2018 15h49
Legislativo participa de visita técnica na cidade de Barracão

Vereador durante a visita técnica na APAC

   Atendendo o ofício do Conselho da Comunidade e da Vara Criminal da Comarca de Irati, o Poder Legislativo nos dias 8, 9 e 10 de junho, esteve representado pelo vereador e secretário da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, Rogério Luís Kuhn, na visita realizada a APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, na cidade de Barracão.

    O intuito da visita foi conhecer a realidade da Associação dedicada a recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. A APAC opera como entidade auxiliar ao Poder Judiciário na execução penal e na administração das execuções das penas. Conforme o vereador, trata-se de um sistema prisional de ressocialização que preza pela humanização e pelo respeito ao ser humano, que cometeu um erro, mas tem o direito de cumprir a sua pena com dignidade, ao contrário do que acontece nos sistemas prisionais brasileiros, infelizmente”, afirmou.

    A visita a Barracão se iniciou no Fórum Municipal, onde o vereador foi recepcionado pela assessora da juíza Branca Bernardi, que mostrou a estrutura e os avanços conquistados durante anos pela equipe da justiça deste município. “Tivemos a prova que é possível construir e manter um sistema prisional que ressocializa seus recuperandos compartilhando disciplina, esperança e afeto, num método que reúne inúmeros ramos da sociedade, desde a assessoria jurídica até o apoio aos familiares dos condenados em recuperação”, destacou Kuhn. 

     “O projeto funciona tão bem que existe uma fila de espera por parte dos empresários locais por essa mão-de-obra que sai do regime prisional com disciplina, qualificação profissional, cultura e supervalorização da vida livre em sociedade”, salientou Rogério afirmando: “o projeto de remissão pela leitura concede quatro dias fora da prisão, uma vez que o condenado lê um livro e passa por uma verificação de leitura, achei incrível. A cada três dias de trabalho eles ganham um de remissão da pena mais a leitura mensal de um livro, eles têm a oportunidade de ganhar aproximadamente dez dias por mês de remissão da pena”.

   Ainda segundo o vereador, “existe dentro da APAC um minimercado dos próprios recuperandos; toda a limpeza fica a cargo deles; existe uma horta da qual eles cuidam e usufruem; é um exercício de cidadania fantástico”. Depois dessa importante visita, o vereador pretende juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, buscar mais conhecimentos na área, para posterior implantação de uma sede da APAC em Irati, “seria um grande avanço para o nosso município”.  

   O Presidente Helio de Mello parabenizou o vereador pela visita e pelo interesse a valorização humana de proteger a sociedade e promover justiça. “Espero que esta luta por melhores condições no sistema prisional tenha continuidade e que o município olhe com bons olhos esta Associação, que se fosse implantada em Irati, traria resultados significativos no que se refere a defesa dos direitos humanos”.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI