Legislativo solicita manutenção de vias urbanas e melhorias no trânsito
Durante a 17ª Sessão Ordinária do 2º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, realizada no dia 26 de novembro, foram apresentadas sete indicações ao Executivo. As solicitações foram aprovadas por unanimidade de votos. Este ano, já foram apresentadas 313 indicações e 18 requerimentos à Prefeitura Municipal.
Alcides Cezar Pinto apresentou indicação solicitando ao Executivo a adequação da vaga de estacionamento para portadores de deficiência existente em frente ao INSS, com o rebaixamento do meio fio ou construção de uma rampa, a fim de possibilitar o uso adequado do espaço. Também sugeriu a realização de serviços de cascalhamento na Rua Boleslau Malinoski, bairro Vila Nova, oferecendo melhores condições de trafegabilidade. “O pedido é uma solicitação do morador Valdinei Boava, que já realizou protocolo junto à Prefeitura Municipal, mas, até o momento, não foi atendido”, enfatizou.
Jorge Luiz Zen sugeriu a implantação de lombadas na Rua Camacuã, nas proximidades das esquinas junto à subestação da Copel, como medida para reduzir a velocidade dos veículos e combater práticas de direção perigosa. “Moradores da Rua Camacuã, como o senhor Sidor, têm relatado preocupações sobre o uso inadequado da via, especialmente durante o período noturno. A proximidade com o CTG tem atraído motoristas que utilizam a pista para práticas como rachas e manobras arriscadas, incluindo o empinamento de motocicletas. Essas atividades colocam em risco a segurança dos pedestres e moradores, além de perturbarem o sossego da comunidade local”, alertou. Zen ainda apresentou indicação solicitando a implantação de uma travessia elevada na Avenida Teixeira Soares, ao lado da creche, visando garantir a segurança dos pedestres, especialmente das crianças que frequentam a instituição. “A Avenida Teixeira Soares, recentemente recapeada, é uma via de intenso fluxo de veículos, o que tem gerado preocupações quanto à segurança de pedestres, em especial das crianças que utilizam o local. O tráfego mais fluido e a ausência de mecanismos para redução de velocidade aumentam os riscos de acidentes, tornando a intervenção urgente e necessária. A implantação de uma travessia elevada contribuirá para reduzir a velocidade dos veículos, promovendo maior controle do trânsito na área”, enfatizou.
Teresinha Miranda Veres requereu serviços de cascalhamento na Rua Virgínio Trevisan, bairro Rio Bonito, especialmente em frente ao CMEI Professora Sirlei Nedopetalski Brandalise, garantindo melhores condições de trafegabilidade, especialmente para frequentadores da mencionada instituição educacional. Sugeriu também serviços recuperação e manutenção na Rua São Tomé, bairro Vila São João, onde uma manilha se deslocou e está causando transtornos e riscos para quem transita pelo local. E, por fim, solciitou a realização de serviços para recuperação na estrada de acesso à Serra do Nhapindazal (Lageadinho sentido Vila São João, subindo pelo prolongamento da Rua Expedicionário Felix Filipaki), a qual se encontra em más condições, necessitando de manutenção com urgência.
As indicações apresentadas foram encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)