Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lei Orçamentária Anual para 2025 é aprovada em 1ª Votação

Lei Orçamentária Anual para 2025 é aprovada em 1ª Votação

por RAFAELLA publicado 11/12/2024 14h30, última modificação 11/12/2024 14h29
Lei Orçamentária Anual para 2025 é aprovada em 1ª Votação

Os projetos foram aprovados por unanimidade de votos

   Na 19ª Sessão Ordinária do 2º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, realizada no dia 10 de dezembro, foram apresentados no Expediente três novos Projetos de Decreto Legislativo. Na Ordem do Dia, duas Moções de Aplausos, e dois projetos de lei foram aprovados. A Sessão foi acompanhada por medalhistas e familiares que acompanharam a votação da Moção de Aplausos referente a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

    Foram lidos no Expediente os Projetos de Decreto Legislativo nº 001/2024 (Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento), que dispõe sobre a aprovação das contas do Poder Executivo Município de Irati/PR, referente ao exercício financeiro de 2017; nº 002/2024 (Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento), dispõe sobre a aprovação das contas do Poder Executivo Município de Irati/PR, referente ao exercício financeiro de 2018; e nº 003/2024 (Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento), que dispõe sobre a aprovação das contas do Poder Executivo Município de Irati/PR, referente ao exercício financeiro de 2022.

ORDEM DO DIA

   Foram aprovadas, em votação única por unanimidade de votos, duas Moções de Aplausos: nº 004/2024 (Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello, Teresinha Miranda Veres e José Renato Kffuri) que concede Moção aos Estudantes Lucas Ferreira Diadio, Tiago Orreda, Maria Sophia Niepchi, Gustavo Henrique Ferreira Machado, João Carlos da Silva Pepi, Lorenzo Kruk Menon e Maria Clara Likes Markowski pela conquista de medalhas durante a Edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; e nº 005/2024 (Alcides Cezar Pinto, Dr. João Henrique Duarte, Leomar Jacumasso e Vera Maria Gabardo), que concede Moção ao Atleta Vitor Lorenzato pela conquista do 1º lugar na categoria “Estreantes” no Campeonato Paranaense de Powerlifting 2024 e também do 4º lugar na categoria “Open”, que é a principal categoria do esporte, competindo com atletas de alto nível de todo o estado, realizado Campina Grande do Sul/PR, entre os dias 13 e 17 de novembro.

    Em primeira votação, foi aprovado o Substitutivo ao Projeto de lei nº 040/2024, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Irati, para o Exercício Financeiro de 2025 e dá outras providências. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 038/2024 (Helio de Mello e Jorge Luiz Zen), que declara de Utilidade Pública no Município de Irati-PR o “Centro de Tradições Gaúchas Estância Jacumasso”.

PALAVRA-LIVRE

   Alcides Cezar Pinto discorreu a respeito da conquista de um veículo para o esporte de Irati. “Em 2023, o Secretário de Esportes Dedé me procurou com o intuito de solicitar ajuda para aquisição de uma van para o esporte. No mesmo ano fui muito bem recebido e atendido pelo Secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Santin Roveda, que se comprometeu em trabalhar para que este recurso fosse viabilizado. E com muito diálogo e articulação dentro do governo do estado conseguimos esta van muito bem equipada, de 19 lugares, com ar condicionado, a qual vem fortalecer o esporte do município. Um veículo que vai ajudar nossos atletas, que viajam para outras cidades e estados. Agradeço à equipe da secretaria, ao Dedé e ao atual secretário Cristiano por toda ajuda e apoio e também à prefeitura pelo auxílio”, comemorou.

     Helio de Mello explanou sobre as fortes chuvas enfrentadas nos últimos dias. “O que me preocupa é a forma como ela veio e o que ela causou nas lavouras e demais atividades agrícolas. O volume de água danificou diversas pontes e bueiros que servem de passagem para que o agricultor possa buscar seu fumo e pulverizar suas lavouras. Recebi inúmeras mensagens de pontes e bueiros que foram levados ou que ficaram comprometidos. Vivemos um período de transição de governo, sugiro que o futuro gestor, através da sua equipe de transição, já oriente a pessoa que ficará responsável pelo setor das estradas e interior, para que junto com quem ainda está na pasta e conhece a realidade, possam verificar, fazer um relatório e um cronograma de atendimento. Se formos esperar dois meses para que a nova gestão possa entender os problemas, já foi a colheita. A maior arrecadação de impostos de Irati é do bloco de notas, vem da agricultura. Sugiro que as duas gestões, conversem porque o povo precisa ser atendido. Espero que na primeira sessão de fevereiro possamos estar aqui agradecendo pela atendimento do interior”.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.