Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Moção de Aplausos - Legislativo homenageia Ordem Franciscana Secular e Jufra de Irati

por rafamaier — publicado 31/05/2017 10h55, última modificação 05/10/2018 15h49

Membros da Ordem Franciscana e Vereadores

Na noite do dia 29 de maio, a Câmara Municipal homenageou com Moção de Aplausos, em Sessão Solene, a Fraternidade Ordem Franciscana Secular e Juventude Franciscana de Irati. Conforme os proponentes, Vereadores Roni Surek e José Bodnar, a homenagem se justifica pelos relevantes serviços prestados pela Fraternidade e Juventude e pelos seus atos respaldados em atributos como competência, dedicação e devoção, sempre voltados à evangelização, envolvendo jovens, casados, viúvos; clérigos e leigos; todas as classes sociais; profissões; raças; homens e mulheres.

A Fraternidade São Leopoldo Mandic - Ordem Franciscana Secular e Juventude Franciscana de Irati teve sua fundação idealizada e iniciada pelo Frei Jaime Manfrin, Capuchinho, Pároco durante sete anos na Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, em 12 de fevereiro de 1984.

O Presidente Helio de Mello destacou a importância desta ordem, que desenvolve atividades voltadas a evangelização, realização de trabalhos pastorais, catequese, liturgia e cantos, formações e cursos. Além de estarem sempre presentes nas missões populares, ações sociais e ambientais, uma vez que tem como seu patrono, o Padroeiro da Ecologia, São Francisco de Assis.

O proponente da homenagem, Roni Surek afirma que em 1979, teve a graça divina de passar pelos maravilhosos ensinamentos dos Freis Capuchinhos no antigo Seminário Santa Maria. “Foi um ano difícil longe dos pais, irmãos e amigos, mas de muita valia para minha formação. Também estive a alguns meses num encontro primoroso em Almirante Tamandaré, que reuniu em torno de 250 seminaristas, 20 Freis, onde percebi a admiração que todos têm pelo nosso município, devido o Seminário Santa Maria”, destacou Surek dizendo que convive com a comunidade franciscana ativamente.  “O Jufra também realiza um belo trabalho junto à comunidade, são pessoas idôneas, humildes e de muita fé. Peço a Deus que continue dando muita força a todos e que São Francisco, que com sua humildade, simplicidade, esteja sempre junto nas nossas caminhadas. Me sinto honrado de ser proponente de uma homenagem tão justa, que divido aqui com todos os vereadores”, agradeceu Roni.

José Bodnar, também proponente da Moção, agradeceu a todos os envolvidos da comunidade franciscana e aos jovens pelos trabalhos junto à comunidade iratiense. “Uma homenagem mais do que justa”.

Helio lembrou que no pavilhão abençoado da Capela, participou por diversas vezes de grupos de orações juntamente, inclusive, com portadores de câncer, um momento importante de aproximação com Deus e de aceitação do tratamento e daquele momento em que estavam vivendo. “Foi ali também que teve início o nosso Teatro da Paixão de Cristo”.

O representante da Ordem Franciscana, Vanderlei Kawa presenteou os vereadores com uma imagem e um livro que conta a história de São Francisco de Assis. “Estamos emocionados com este reconhecimento. São 36 anos de história da Capela São Francisco construída com muita luta e dedicação”, destacou Kawa lembrando de quantos eventos e marcas já foram registradas pela família franciscana em Irati, relatando um pouco da história de São Francisco, que nos ensinou a julgar menos e amar mais. Vanderlei citou uma frase do Papa Francisco, um verdadeiro cristão franciscano: “Nossa irmã, a mãe terra está sofrendo e clama contra o mal, que lhe passamos. Que tipo de mundo queremos deixar para quem vai suceder-nos, principalmente, para as nossas crianças, para os nossos adolescentes e jovens. Mas nem tudo está perdido, pois a humanidade possui a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum, que é a nossa mãe Terra. Que o nome de São Francisco de Assis seja o meu guia, exemplo, a minha inspiração e para toda nossa Igreja Católica, Apostólica, Romana”. Kawa comentou que reconhecimento da Câmara de Vereadores de Irati será registrado nos anais da história franciscana secular do Brasil e do mundo. Antes de encerrar os seus agradecimentos, Vanderlei recitou junto de todos os presentes a Oração de São Francisco de Assis.

Antes de encerrar a Sessão Solene, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem, mediante aplausos. Mello mais uma vez parabenizou a todos, reafirmando a importância da honraria, que conforme definição do João Paulo II: “A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de leigos, que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no Estado Laical”.