Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na palavra-livre, vereadores discorrem sobre conquistas e estradas rurais

Na palavra-livre, vereadores discorrem sobre conquistas e estradas rurais

por RAFAELLA publicado 21/05/2020 10h50, última modificação 21/05/2020 11h15
Na palavra-livre, vereadores discorrem sobre conquistas e estradas rurais

Dois projetos foram aprovados na Ordem do Dia

   Na Sessão Ordinária do dia 19 de maio, foram lidos no Expediente três projetos de lei e três indicações dos vereadores. Na Ordem do Dia, dois Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade de votos. Na palavra-livre, os vereadores discorreram sobre diversos assuntos.

   Na Ordem do dia, em segunda votação foi aprovado o projeto de lei nº 021/2020, que institui e autoriza a cobrança de Contribuição de Melhoria da obra de pavimentação asfáltica da Rua Iapó, no bairro Jardim Virginia e o projeto do Legislativo nº 006/2020 (Roni Surek), que denomina a Unidade de Saúde do bairro Rio Bonito, de “UBS Enfermeira Izabel Maria Batista”.

PALAVRA-LIVRE

   Roni Surek registrou os cumprimentos à Comunidade Polonesa de Irati, visto que no dia 18 de maio estaríamos comemorando 100 anos de João Paulo II. “O Papa da paz. Hoje São João Paulo II. Rogo a Ele que neste momento de dificuldades interceda por nós e nos socorra”. Surek agradeceu também a administração, em especial ao Secretário de Viação Urbana, Vilson Pedroso, a sua equipe e aos funcionários da empresa contratada pelo belo trabalho realizado próximo a escadaria do bairro pedreira. “Eu cobro, mas também agradeço. Trabalho muito bem feito lá. Havia ainda uma solicitação para que fosse retirado grande quantidade de terra de um barranco perto da escola, e a retroescavadeira gigante foi lá e fez a retirada, acredito que agora será feito um projeto inédito de plantio de árvores frutíferas próximo do rio, um pomar que vai atender as crianças e professores do educandário. Também foi colocado um poste para melhorar a iluminação. Todos estão de parabéns pelo trabalho”.  Sobre o ofício encaminhado por esta casa ao IAP solicitando informações em relação ao aterro sanitário, Roni lamentou que já se passaram três meses e até agora nenhuma resposta foi encaminhada. “Vejo que é uma falta de consideração com esta Casa de Leis. Fica aqui o meu protesto porque este documento foi enviado no dia 12 de fevereiro de 2020”, lamentou.

    Helio de Mello comentou a respeito da estrada que liga Irati a Gonçalves Júnior. “Inúmeras vezes foram as cobranças por todos nós com relação a situação desta referida estrada. Hoje confesso que o trabalho realizado naquela via com certeza trará mais segurança. Foi uma novela, mas toda novela também tem fim e o bem sempre vence. Tiro o chapéu pelo trabalho realizado, mesmo em dias de chuva, pelo Jair Bispo e sua equipe. É uma estrada estreita, mas dentro do projeto e dos recursos, ainda conseguiram fazer chegar até as escolas e no Cerro da Ponte Alta. Jamais alguém tinha se pronunciado neste sentido. As faixas já estão pintadas com lombadas e sinalização. Um recurso conseguido pelo prefeito e que várias empresas poderiam ter executado, mas nenhuma se habilitou a participar da licitação e o prefeito juntamente com os funcionários bateu no peito e disse ‘eu vou fazer esta obra, eu dou conta do recado’. E a obra está aí”, comemorou Mello. “Na mesma estrada de Gonçalves Júnior até o Itapará tinha uma empresa que trabalhava e recebia 70 mil por mês para executar o serviço. Agora o contrato precisa ser renovado, sugiro ao executivo que crie uma patrulha, loque algumas máquinas e coloque o Bispo para administrar estre trecho de estrada, que com certeza está necessitando”, pediu. Helio lembrou as palavras da Ieda Waydzik, na sua proposta de campanha, que falava de asfaltar até o Itapará. “Naquela proposta e com a força da deputada Leandre, porque não? Um sonho que se sonha só é um sonho, um sonho que sonhamos juntos pode se tornar realidade”. Sobre a questão da água, o vereador disse que é preciso agir de forma consciente com relação a sua utilização e o uso desse bem natural precioso. “Tenho visto pessoas pedindo pelo amor de deus para buscar água para fazer comida. Deixo uma sugestão ao prefeito para que assim assim como fez em Arroio Grande, faça também poços artesianos em Faxinal dos Mellos que tem ICMS Ecológico, Cachoeira do Palmital, que já tem poço necessitando apenas da distribuição e análise, Cadeado Grande / Cadeado Santana e Pinheiro Machado. Porque não perfurar poços artesianos nestas comunidades e neste primeiro momento não fazer rede de distribuição, apenas colocar o poço e instalar caixa de cinco mil litros de água e quem necessita vai buscar”, sugeriu. Em um aparte o líder do prefeito, Marcelo Rodrigues, disse que o prefeito iniciou o trabalho na comunidade do Arroio Grande, e já tem projeto de estender às demais comunidades do interior.

    Nivaldo Bartoski agradeceu ao PSD de Irati, “sou um representante legítimo do Governador Ratinho Júnior e do deputado Sandro Alex, atual secretário de infraestrutura e logística do Estado”. Nivaldo agradeceu o ofício recebido do assessor do Sandro, Neto Brustolin, comunicando que Irati vai receber de presente dois veículos novos para o Pátio de Máquinas. “Entreguei o ofício pessoalmente ao prefeito, o qual solicitou que a licitação seja providenciada o mais breve possível para que os veículos sejam entregues nas mãos dos funcionários. Gostaria inclusive que o ex-secretário Anselmo entregasse as chaves dos veículos”, requereu. O vereador comentou ainda que no dia 10 de outubro, estava assinando a licitação do asfalto até Gonçalves Junior, mais de dois milhões e três caminhões novos junto com o Governo do Estado. Tive coragem de fazer estes ofícios e assinar junto com o prefeito. Hoje sou um vereador exemplar. E o asfalto até a comunidade do Itapará vai acontecer sim”, afirmou. Em apartes, os vereadores enalteceram o trabalho do parlamentar junto ao Governo do Estado.

     O Presidente Nei Cabral parabenizou todos os pronunciamentos enaltecendo a importância de cada um. “Estamos no caminho certo, nos somando, dando as mãos sem apontar dedos”, concluiu.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO