Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na palavra-livre, Vereadores enaltecem e parabenizam Mulheres pelo dia 8 de março

Na palavra-livre, Vereadores enaltecem e parabenizam Mulheres pelo dia 8 de março

por RAFAELLA publicado 12/03/2020 10h08, última modificação 12/03/2020 10h08
Na palavra-livre, Vereadores enaltecem e parabenizam Mulheres pelo dia 8 de março

Cinco veradores fizeram uso da palavra-livre discorrendo sobre diversos temas

   Durante a palavra-livre da Sessão Ordinária do dia 10 de março, os vereadores entre outros assuntos, enalteceram e parabenizaram as mulheres pelo dia 8 de março, Dia Internacional a Mulher.

    Rogério Luís Kuhn discorreu sobre a Procuradoria da Mulher na Casa. “Um braço da Câmara que recebe, examina e encaminha casos onde a dignidade da mulher é perturbada e tirada seja por agressão ou violência”, destacou Kuhn que é Presidente da Procuradoria. “Torço muito para que este departamento seja assumido por uma mulher em breve”, afirmou ele destacando a função da mesma de encaminhar denúncias e estimular a participação da mulher na vida pública. Rogério também comentou sobre o projeto de sua autoria nº 002/2020 que trata da proibição de fogos e artifícios com estampidos em Irati. “Desde o primeiro ano de mandato levantei esta hipótese e fui calado por opiniões despreparadas e receosas. Acabei sucumbindo, mas continuei com o estímulo da Ong Amigo Bicho e fazendo pesquisas sobre os danos que os fogos causam aos seres humanos. “Prejudicam e incomodam autistas, idosos, enfermos, crianças gestantes e animais”. O vereador comentou que no interior sempre houve resistência das pessoas, “todos achavam que era bobagem proibir. Não encontrei apoio, portanto, propomos uma lei delimitando o perímetro urbano. Apresentamos, foi lido no expediente e hoje entraria para votação. Mas, surgiram pessoas com dúvidas em relação aos perímetros. Ou seja, acabamos criando um problema de delimitação. Também teve gente do interior se manifestando a favor da proibição. Portanto, retiramos de pauta para aguardar maiores informações das pessoas e dos demais vereadores, principalmente do interior. Dessa forma, iremos alterar o projeto para que abranja todo o município”, afirmou.

    Quanto ao projeto 002/2020 também de sua autoria junto com o Rogério, Roni Surek disse: “fazemos parte de um parlamento e a vontade da maioria deve ser respeitada”. O vereador lembrou e elogiou também que foi aprovado nesta casa um projeto proibindo fogos e artifícios nos estádios. “A queima de fogos estava afastando as pessoas dos estádios”. Surek comentou também da equipe do Guarani do bairro Rio Bonito, que depois de 11 anos voltou a disputar uma competição regional pela liga iratiense. “Fui convidado para montara a equipe. Minha família concordou e estamos disputando a copa folha”. O vereador parabenizou também a equipe da Santa Casa de Irati, em especial as mulheres, grandes profissionais. “Das mulheres nós homens nascemos, pelas mulheres nós homens vivemos e, no entanto, se preciso for nós homens por elas até morremos. Viva as guerreiras mulheres”, parabenizou todas pelo dia 8 de março. Por fim., Roni contou que esteve visitando a Câmara de Guamiranga, entregando em mãos um convite para que no dia 4 de abril, na Associação dos Funcionários Públicos de Irati, participem de um encontro para instituição da Associação dos Vereadores do Centro Sul do Paraná.

     Em referência ao Dia Internacional da Mulher, Edson Luís Elias lembrou de um grande e importante projeto da atual administração que teve aprovação unânime desta casa de leis. “Quando a Dra. Sonia assumiu a Presidência da OAB em seu pronunciamento ela fez um pedido ao prefeito Jorge, para criação da Delegacia da Mulher. Na época me surgiu uma ideia e em uma das viagens a Curitiba comentei que o prefeito poderia atender a sugestão da OAB através da própria secretaria de segurança municipal com um departamento dentro da mesma, através de uma mulher preparada para ouvir e receber denúncias de mulheres vítimas de violência. Lembrei o prefeito que, inclusive, ele teria esta profissional dentro do quadro da Guarda Municipal. O Secretário da época, Luís Carlos Ramos, com toda sua sapiência amadureceu a ideia e descobriu que em outras cidades já existia o projeto Maria da Penha. O projeto teve grande aceitação por todos os envolvidos na causa e tomou corpo somando muitos órgãos e entidades. E foi então que surgiu a ‘Patrulha Maria da Penha’. Recentemente em contato com as profissionais que atuam nesta sede, soube que já baixou consideravelmente o índice de mulheres vítimas de violência, tudo isso porque hoje elas têm endereço e voz. O atendimento é 24 horas. O Executivo e todos os envolvidos estão de parabéns”, destacou Elias elogiando também o evento que está sendo realizado em prol das mulheres esta semana, enfatizando a frase: “Nosso maior presente é o respeito”.  O vereador ainda destacou o grande número de mulheres atuando no poder público e em várias esferas do município. “Parabéns Mulheres”.

     Nivaldo Bartoski também registrou os parabéns às mulheres, em especial as do campo. Justificou a sua ausência na Sessão Extraordinária realizada no dia 5, quando esteve cumprindo agenda em Ponta Grossa em um evento de atividades agrícolas envolvendo muitas entidades, Prefeituras e Câmaras Municipais. “Como representante da Comissão de Agricultura na Casa estive representando a Câmara de Irati”. Bartoski repassou informações sobre o início da agricultura nos anos 70 pela Embrapa com o desenvolvimento de sementes. Discorreu também sobre as culturas do feijão e do milho. “Hoje o Paraná produz 23% de milho, o segundo maior produtor do Brasil e é o maior produtor de feijão, com 21% de produção”, afirmou Nivaldo contando que trabalha na lavoura desde os 7 anos de idade e por isso foi convidado pelo secretário de agricultura do estado para explanar sobre a área, levando ideias que trazem resultados. O vereador também desabafou em relação a falta de médicos e dentistas no interior. “Fui pessoalmente conversar com a Jussara e fui atendido pela Deise, a qual contou que o médico João Paulo que atendia no Itapará ficou doente e está difícil contratar médicos. Sobre os dentistas, garantiu que na próxima semana a odontóloga Luana estará no interior prestando atendimento”. Bartoski pediu que o Executivo olhe com mais carinho para o interior do município.

    O Presidente Nei Cabral fez um convite a população para que prestigiam as sessões nas terças-feiras e acompanhem os trabalhos da casa e dos seus representantes. Sobre o evento da Semana da Mulher promovido pela Secretaria de Assistência Social, o Presidente parabenizou a secretária Sybil. “As mulheres não vêm conquistando espaços, elas já conquistaram”, enalteceu Cabral parabenizando as mulheres que exercem seus papéis com muita seriedade e amor”. Nei também elogiou a atuação dos secretários municipais escolhidos pelo prefeito Jorge. “Tenho acompanhado suas atuações a frente das pastas, estão de parabéns”. Em especial, o Presidente fez elogios a dois dos secretários municipais. “O Secretário de Viação e Serviços Rurais Amarildo, o Becão, que com apenas 45 dias de trabalho já nos deixou surpresos com a quantidade de serviços realizados, em especial na região onde resido. Muitas comunidades já foram atendidas. Gratidão a este secretário e à sua equipe”, elogiou Nei citando também o Marcel, secretário de Desenvolvimento Econômico, que em pouco tempo já apresentou um relatório de trabalho, o qual já esteve em 10 empresas. “Está fazendo a diferença”. Para concluir, Nei lembrou que neste mês de março abriu a janela, a qual oferece oportunidade e liberdade para mudanças de partidos. “Na próxima sessão estarei trazendo maiores informações da minha trajetória política, dos 16 anos de vida pública, e também sobre qual partido político estarei no próximo pleito”, finalizou.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO