Observatório Social de Irati realiza Semana da Cidadania na Câmara
Começa hoje a Semana da Cidadania idealizada pelo Observatório Social de Irati, com o apoio das entidades representativas da sociedade civil. O evento visa contribuir para a melhoria da gestão pública e qualidade da aplicação dos recursos. As palestras ocorrerão, em sua maioria, nas dependências da Câmara às 19h30.
O evento também está sendo realizado atendendo a Lei 4611/2018, aprovada por todos os vereadores da Casa, a qual instituiu no âmbito do município de Irati, o “Dia Municipal da Luta contra a Corrupção”, definido como o dia 7 de abril.
Nesta segunda-feira (1º), acontece a abertura da Semana na Câmara com palestra do Presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nobrega Ribas, que discorrerá sobre a importância dos Observatórios Sociais e o combate a corrupção. Na terça-feira (2), a palestra com o Analista de Controle do Tribunal de Contas do Paraná, José Claudio Gomes Bastos, será realizada no Auditório da 4ª Regional de Saúde com o tema “Fiscais de Contratos”.
Na quarta-feira (3), na Câmara, é a vez da Sócia-fundadora da Veritaz – Gestão de Riscos e Compliance e Diretora do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM), Letícia Sugai discorrer sobre “Compliance”. Já na quinta-feira (4), quem explanará sobre a importância dos Conselhos Municipais é a Assistente Social e coordenadora de projetos do OBS de Curitiba, Viviane Silva.
Na sexta-feira (5), ocorre a finalização da Semana com palestra do Juiz Federal Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento, André Wasilewski Duszczak, que tratará o tema “Combate e Corrupção”.
Os vereadores elogiaram a iniciativa do Observatório Social de Irati e a Lei 4611/2018, de autoria do suplente Douglas Goy. O Presidente Nei Cabral enalteceu a postura do OBS, tendo em vista, que a corrupção no país vem disseminando a desesperança, o sentimento de impunidade e a descrença nas instituições. “Esta Semana é extremamente importante, pois possibilita que os cidadãos participem compreendendo a sua importância frente a esta luta. O povo é o único e exclusivo detentor do poder e, portanto, deve cumprir seu papel proativo, deixando de ser espectador dos escândalos, para tornar-se protagonista das mudanças futuras”, declarou.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)