Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Outubro Rosa - Câmara reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

por RAFAELLA publicado 02/10/2024 13h45, última modificação 02/10/2024 13h45

Na 9ª Sessão Ordinária do 2º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, realizada no dia 1º de outubro, foram apresentadas no Expediente sete indicações dos vereadores. Na Ordem do Dia, um projeto foi aprovado por unanimidade de votos. A Sessão foi acompanhada por familiares do homenageado Jeroslau Jatzek (in memoriam). Na palavra-livre, a campanha Outubro Rosa foi relembrada e enfatizada como um alerta às Mulheres sobre a importância do tratamento precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, o hall de entrada da Câmara estará iluminado com a cor rosa com o intuito de chamar a atenção para a doença, responsável pelo maior número de mortes entre as mulheres.

No Expediente da Sessão foi lido além das indicações dos vereadores, o Projeto de Lei nº 039/2024, que autoriza o Executivo mediante licitação a conceder direito real de uso de imóvel de especifica e dá outras providências. A referida matéria lida, foi encaminhada às Comissões Competentes da Casa, que deverão emitir os pareceres. O projeto deve entrar para votação na Sessão Ordinária do dia 8 de outubro. Na Ordem do Dia, em segunda votação foi aprovado, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 034/2024 (Leomar Jacumasso), que denomina a Rua “Sem Denominação” no bairro Marcelo, de Rua Jeroslau Jatzek.

OUTUBRO ROSA

Na palavra-livre, a campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama foi destaque. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. Por isso, o Legislativo alerta sobre a prevenção da doença, fundamental para reduzir o número de casos. Se a doença for descoberta logo no início, um em cada três casos, pode ser curado. O diagnóstico precoce, obtido por meio de autoexames é a melhor chance de detectar a doença no início. De acordo com os vereadores, as mulheres não devem ter medo de se tocar, pois a maioria dos casos são descobertos por elas mesmas. Informaram ainda, que a Secretaria de Saúde de Irati oferece gratuitamente exames preventivos e mamografia às mulheres.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.