Parceria entre Câmara de Vereadores e Unicentro resulta em digitalização de arquivo histórico da Casa de Leis
Na terça-feira (20), aconteceu uma solenidade para celebrar a conclusão da digitalização do acervo arquivístico da Câmara de Vereadores, realizado pela Unicentro por intermédio do Centro de Documentação e Memória/CEDOC/I. A cerimônia aconteceu no saguão da Casa Legislativa e contou com exposição de documentos, que ficará disponível para visita pública durante um mês. O resultado do trabalho de digitalização pode ser encontrado na íntegra em www.irati.pr.leg.br/arquivo-historico.
Durante a celebração, o Presidente Interino Dr. João Henrique Duarte parabenizou a equipe que realizou o escaneamento do acervo histórico e a todos os presentes. “Parabéns pelo trabalho fantástico, a digitalização vem para democratizar o acesso a informações de grande importância, como o histórico do nosso município”, enfatizou.
O trabalho de preservação da história do Legislativo Iratiense foi coordenado pela professora Méri Frotscher Kramer, Diretora do CEDOC/I. Méri destacou a importância da parceria entre a Câmara e a Unicentro. Para ela, “a digitalização é um presente que se dá a cidade. Temos o direito a memória e a preservação da documentação de valor histórico. Isso possibilita que pesquisadores e pessoas da comunidade no geral acessem mais facilmente a esse material”.
A arquivista do setor na universidade, Márcia Doré, também esteve presente e contou que o acervo entregue já foi objeto de pesquisa para publicação. Segundo Márcia, nas atas foram encontrados códigos de postura, leis e regulamentos e, tudo que foi publicado foi recuperado dessa documentação. A expectativa da arquivista é que a digitalização dê muitos frutos.
O presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), Herculano Batista Neto, explicou que o acervo organizado de uma instituição como a Câmara dá margem para pesquisa, textos de universidade, e consultas de escolas. “Hoje se finda um projeto com benefícios dos dois lados”, ressaltou.
Trâmites até a digitalização
A iniciativa para digitalização surgiu do ex-presidente da Câmara de Vereadores, Helio de Mello, entre 2021 e 2022. O vereador se reuniu diversas vezes com a equipe do CEDOC para que esta importante parceria acontecesse. Mas, devido à demora para a chegada do equipamento de escaneamento, que foi importado durante o período da pandemia, somente em setembro de 2023 foi realizada a entrega à Unicentro. O repasse do Scanner Planetário foi realizado pelo Presidente José Ronaldo Ferreira (licenciado por motivos de saúde), por meio de termo de cessão de uso.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)