Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Pedido de vista ao projeto que ratifica o Protocolo de Intenções para instalação do SAMU na região é aprovado

Pedido de vista ao projeto que ratifica o Protocolo de Intenções para instalação do SAMU na região é aprovado

por RAFAELLA publicado 26/06/2019 15h20, última modificação 26/06/2019 15h20
Pedido de vista ao projeto que ratifica o Protocolo de Intenções para instalação do SAMU na região é aprovado

12 Projetos foram apreciados na Ordem do Dia

   Na Sessão Ordinária do dia 25 de junho dois novos projetos de Lei e seis Indicações do Legislativo foram lidos no Expediente. Na Ordem do Dia, 12 projetos foram apreciados. A Tribuna Popular foi utilizada por uma das organizadoras do Irati Moto Fest, Marli Traple, que discorreu sobre este evento tradicional na cidade, que está na sua 9ª Edição e será realizado nos dias 5, 6 e 7 de julho pela primeira vez no CT Willy Laars.

   Através de indicação, o vereador Roni Surek solicitou a substituição das lâmpadas queimadas nas luminárias e a abertura dos banheiros públicos aos finais de semana, na Praça Etelvina Andrade Gomes e a instalação de iluminação pública (postes e/ou luminárias) na pracinha organizada pelo Sr. Antônio Ribeiro Sobrinho na Rua Camacuã, bairro Rio Bonito, bem como, a instalação de postes de iluminação pública na extensão da referida via, até a Serigrafia Sidor. Sugeriu a realização de reparos na calçada da Rua José Mikaldo Zela, no bairro Jardim Aeroporto e manilhamento na Rua José Vitor do Amaral, em frente à residência da família Techy. Por fim, ainda solicitou serviços de cascalhamento na estrada da Linha F, próximo à Vista Alegre, que dá acesso à propriedade da família Pachechen. O vereador Nivaldo Bartoski indicou serviços de patrolamento e cascalhamento, com urgência, na estrada que liga a comunidade do Cerro da Ponte Alta à Barra do Gavião.

ORDEM DO DIA

   Na Ordem do Dia, foi aprovado em segunda votação o projeto de lei do executivo nº 053/2019, que fixa o Piso Salarial Mínimo dos Servidores Públicos Municipais Estatutários; e os projetos de lei do legislativo nº 020/2019 (Roni Surek), que denomina a cancha de bocha, localizada no Parque Aquático de Irati, no bairro Rio Bonito, de “Cancha de Bocha Plácido Godói”; nº 021/2019 (Roni Surek), concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Irati ao Senhor Mario Ferreira Martins; nº 022/2019 (Roni Surek), concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Irati ao Senhor Osires José Gubert; nº 023/2019 (Nei Cabral), concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Irati ao Senhor Carlos Reksua Filho e o nº 024/2019 (Alberto Schereda), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Péricles de Matos.

   O projeto de lei nº 019/2019 (Roni Surek), que dispõe sobre a autorização de instalação em praças e parques públicos de brinquedos adaptados e equipamentos especialmente desenvolvidas para lazer e recreação de crianças portadoras de mobilidade reduzida e necessidades especiais no município foi aprovado com Emenda Modificativa dos vereadores Roni e Rogério Luís Kuhn. As alterações apresentadas visam adequar o disposto no art. 1º do Projeto, ao previsto no Parágrafo único do art. 4º da Lei Federal n° 10.098/2000, de acordo com a redação dada pela Lei Federal nº 13.443/2017, a qual estabelece o percentual mínimo de 5% para os brinquedos adaptados para crianças com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, instalados em espaços públicos. “Além disso, entendeu-se relevante também incluir a previsão legal de que os referidos brinquedos adaptados deverão ser instalados no mesmo espaço dos demais brinquedos, garantindo a inclusão pretendida através do projeto”, destacaram os vereadores.

   Em primeira votação foi aprovado o projeto de lei do executivo nº 054/2019, que autoriza o Executivo a receber em reversão, imóvel que especifica; e os do legislativo nº 025/2019 (José Bodnar), concede o Título de Cidadã Honorária do Município de Irati à Senhora Marcia Bueno Lourenço; nº 026/2019 (Roni Surek), denomina a Rua Projetada “09”, do Loteamento Lago Real, de Rua Mario Gomes de Araújo e o nº 027/2019 (Roni Surek), que denomina a Rua Projetada “3”, do Loteamento Vila Verde de Rua João Skleniarcz Malanski.

   Já o Projeto de Lei nº 055/2019, que ratifica o Protocolo de Intenções assinado pelos prefeitos pretendentes da instalação do SAMU na região da Amcespar e de outros municípios paranaenses teve pedido de vista do Vereador Helio de Mello aprovado por unanimidade de votos. O projeto foi bastante comentado e discutido pelos vereadores que estão com muitas dúvidas em relação ao funcionamento, manutenção e capacidade financeira do município para tal investimento. Os vereadores estiveram reunidos na tarde do dia 25, com a Secretária Municipal de Saúde - Magali de Camargo e a Comandante do Corpo de Bombeiros – Carla Spaki Sobol, para discutir o Projeto de Lei nº 055/2019, mas muitas dúvidas ainda deverão ser esclarecidas pelos parlamentares em reunião com o prefeito de Irati e demais representantes dos executivos da região.

PALAVRA-LIVRE

   Helio de Mello discorreu sobre o Programa Câmara Mirim. “Precisamos cuidar das crianças e conscientizá-las na infância para que tenhamos bons cidadãos. Na sua 8ª legislatura, hoje muitas câmaras da região, espelham-se no nosso programa. 10 escolas das 29 do município participam. Tivemos muitos avanços nestes oito anos de atividades. Enalteço aqui os pedidos dos mirins, com destaque para o projeto de lei que criou o pomar urbano e o requerimento para construção da nova escola da vila nova. O município tinha os recursos, mas não tinha o terreno, e através das economias desta casa, foi comprado o terreno que hoje a nova escola está sendo construída”, destacou Mello elogiando também a eleição que ocorreu no dia 12 de junho com votação nas urnas eletrônicas. “Um grande número de candidatos, campanhas, filas de votação, debates, enfim é um projeto que tem gerado grandes frutos. Precisamos investir mais em educação, em gente e no potencial de cada um”, parabenizou. Helio também chamou a atenção para a empresa terceirizada que está realizando trabalhos de recuperação na estrada que liga Gonçalves Júnior a Itapará. “Tem se visto pouco movimento, a estrada não está como se deseja. O serviço está sendo pago, mas tem pouca gente trabalhando, são máquinas velhas e o material que está sendo usado é de péssima qualidade. A prefeitura precisa fiscalizar”, cobrou o vereador comentando que na próxima sessão pedirá informações sobre o trabalho e o relatório dos serviços prestados pela empresa.

   Nivaldo Bartoski contou que esteve no dia 24, em três secretarias do estado junto com o prefeito Jorge Derbli. “Fomos muito bem recebidos e atendidos. Primeiro passamos pela Secretaria de Infraestrutura do Sandro Alex, que junto com o Governador, vem transformando o Paraná. Agradeço a Deus e ao povo de Irati que confiou nas minhas propostas. Tem muito por vir por aí. Depois estivemos na Secretaria da Justiça, Família e Trabalho para tratar do Centro da Juventude. É muito fácil chegar recursos, mas tem que destravar os cadeados antes. Por fim, estivemos na Secretaria de Agricultura e do Abastecimento para tratar da Feira do Produtor”, comentou o vereador afirmando que na próxima semana estará em Curitiba novamente, pois segundo ele, tem aval e voz no Governo do Estado.

   Roni Surek elogiou as palavras do vereador Helio de Mello referente a educação, “A educação é a base de tudo, é o começo. O Programa Câmara Mirim é um exemplo e precisa sempre de renovação, como aconteceu este ano, com as urnas eletrônicas e participação de membros do Fórum eleitoral”, parabenizou Surek citando também o Parlamento Jovem. “Parabéns à direção do Sesi de Irati pelo projeto. A Câmara Mirim conta com sete vereadoras e o parlamento jovem ficou com cinco mulheres. Que alegria”, comemorou o vereador. Referente as palavras do Nivaldo, Roni relembrou que também já trabalhou com o Sandro Alex. “Carreguei o nome do deputado em eleições. Se está quase terminada uma biblioteca que será o pulmão da Unicentro, quem abriu a porta da universidade para o deputado, fui eu. Digo o mesmo sobre o Ginásio de Esportes da instituição”, declarou. O parlamentar ainda comentou sobre a sua participação nas reuniões dos conselhos municipais. “Gostaria que mais pessoas participassem e acompanhassem os conselhos desestruturados, os conselheiros que nem sabem de suas funções e não sabem a força que um conselho municipal tem”, lamentou. Por fim, o vereador reforçou o convite para a Audiência Pública que será realizada neste dia 27, às 19 horas na Câmara para debater a situação dos animais abandonados. Segundo Surek, a Vereadora Fabiane Rosa de Curitiba, deverá estar presente.

   O Presidente Nei Cabral parabenizou os vereadores pelas palavras, em especial a menção do Programa Câmara Mirim, que este ano foi realizado em parceria com o Fórum Eleitoral de Irati e também do Parlamento Jovem, onde os eleitos do Colégio Sesi foram diplomados e empossados recentemente. Cabral enalteceu a presença das mulheres, tanto na Câmara Mirim como no Parlamento Jovem, lamentando a ausência de mulheres na atual Legislatura da Câmara. “Fica o registro para que as mulheres não desistam de serem candidatas e de se filiarem aos partidos, sabemos do conhecimento, importância e empenho de cada uma de vocês”, concluiu.    

    Na Tribuna Popular, Marli Traple, uma das organizadoras do Irati Moto Fest, discorreu sobre o evento que está na sua 9ª Edição e será realizado nos dias 5, 6 e 7 de julho pela primeira vez no CT Willy Laars. O evento tradicional na cidade espera receber grupos de motociclistas de todo o Brasil.

A Sessão Ordinária na íntegra pode ser acompanhada através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

 

 

 

 

 

StevHoth
StevHoth disse:
19/01/2020 07h20
Comprare Cialis Svizzera Cipro Without Prescription [url=http://cialibuy.com]cialis 5mg best price[/url] Via Michelin Levitra Cialis
Comentários foram desativados.
NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO