PL que autoriza o Executivo a adquirir imóvel no Guamirim para construção de uma nova Escola Municipal é lido
Na noite do dia 09 de maio, foi realizada a 13ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, quatro novos projetos de lei foram lidos e 16 indicações dos vereadores foram apresentadas. A Sessão foi acompanhada pela Diretora da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki do Guamirim, por professores e funcionários da instituição, pais de alunos e pela família do vereador Nei Cabral (in memoriam).
No Expediente foi lido o Projeto de Lei do Executivo nº 021/2023, que autoriza o Executivo a adquirir imóvel registrado na matrícula nº 6143, do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Irati, com a área de 5.475m², por desapropriação, com a finalidade de construir uma nova Escola Municipal no Guamirim. Segundo o Executivo, para melhor estruturação e assistência aos alunos, há muito tempo vem se discutindo com a comunidade a possibilidade de aquisição de um terreno que fosse próximo a parte central do Distrito. A Comitiva do Guamirim veio acompanhar a leitura deste projeto tão importante para a comunidade, uma luta antiga do saudoso vereador Nei Cabral, que foi reforçada por meio de indicação, na sessão ordinária do dia 2 de maio, pelo vice-presidente Dr. João Henrique Duarte, que esteve recentemente fazendo uma visita na escola. O prefeito Jorge Derbli, prontamente atendeu o pedido do vice-presidente da Casa e encaminhou o projeto.
A matéria foi muito elogiada pelos parlamentares que relembraram o trabalho do parlamentar Nei Cabral e do Dr. João, que abraçou esta causa e, agora, finalmente o Guamirim terá uma nova escola. Também foi lido no Expediente o Projeto de Lei nº 022/2023, que autoriza o Executivo Municipal a conceder premiação ao Concurso Fotográfico “Irati em Imagens” – IX Concurso Fotográfico Pe. Tadeu Dziedzic e VIII Concurso de Vídeo João Wasilewski e os projetos de lei do Legislativo nº 004/2023 (Helio de Mello), que denomina o Ambulatório Médico de Especialidade (AME), de “JOÃO ANTONIO DE ALMEIDA” e o nº 005/2023, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial do tipo visual.
As referidas matérias lidas, foram encaminhadas para as Comissões Competentes da Casa, que deverão emitir os pareceres. Os projetos devem entrar para primeira votação n Sessão Ordinária do dia 16 de maio.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)