Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / PL que declara de Utilidade Pública no Município a Associação dos Amigos da Santa Casa de Irati é aprovado

PL que declara de Utilidade Pública no Município a Associação dos Amigos da Santa Casa de Irati é aprovado

por RAFAELLA publicado 14/09/2023 15h27, última modificação 14/09/2023 15h27
PL que declara de Utilidade Pública no Município a Associação dos Amigos da Santa Casa de Irati é aprovado

Os projetos da Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade de votos

   No dia 12 de setembro, foi realizada a 7ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, um novo Projeto de Lei do Executivo, uma Moção de Aplausos e oito indicações dos vereadores foram apresentadas.

   No expediente, foi lido o projeto do Executivo nº 038/2023, que autoriza o Executivo Municipal a conceder premiação ao Concurso Rainha e Princesas da Expoirati e a Moção de Aplausos nº 006/2023 (Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello, Teresinha Miranda Veres e José Ronaldo Ferreira), que concede homenagem ao Professor Edson Luis Kuzma. As referidas matérias lidas, foram encaminhadas às Comissões Competentes da Casa, que deverão emitir os pareceres. Os projetos deverão entrar para primeira votação na Sessão Ordinária do dia 19 de setembro.

ORDEM DO DIA                                                                   

   Em segunda votação foi aprovado o projeto de lei do Executivo nº 037/2023, que dispõe sobre as diretrizes e regras para oferta, por empresas privadas, de atividades de contraturno escolar ou centro de recreação e lazer. Também foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 014/2023 (Dr. João Henrique Duarte), que declara de Utilidade Pública no Município de Irati a “Associação dos Amigos da Santa Casa de Irati – AASCI”. Segundo Dr. João, a Associação realiza ações com o objetivo de estar cada vez mais presente no apoio das necessidades do Hospital. “Atualmente, a Associação passa por modificações e transformações, pois com a pandemia vivida entre 2019 e 2021, alguns eventos tradicionais foram cancelados, e outras ações começaram a ser desenvolvidas na busca de recursos. O mérito dos trabalhos realizados até hoje rendeu muitas ações como reformas, aquisição de equipamentos e tecidos hospitalares, insumos, medicamentos e alimentos. Algumas conquistas também podem ser citadas como: a reforma da pediatria, melhoria na UTI adulto, colocação de persianas na UTI Neonatal, entre outras benfeitorias”, destacou o parlamentar reafirmando a importância do Projeto de Lei nº 014/2023, que visa facilitar ainda mais a busca por recursos a esta instituição, com o intuito de manter as necessidades do Hospital.

   Em primeira votação, foram aprovados os projetos de lei do legislativo nº 015/2023 (Teresinha Miranda Veres), que denomina a rua B / 01 no bairro Colina Nossa Senhora das Graças, de rua Pedro Barabacz e o nº 016/2023 (Vera Maria Gabardo), que denomina a rua Projetada 07 do Loteamento Lagoa Real, de rua José Fernando Teixeira.

PALAVRA-LIVRE

   O Presidente José Ronaldo Ferreira solicitou o envio de ofício à Assistência Social de Irati e ao Presidente da Amcespar, Jorge Derbli, para estudar a possibilidade de realizar campanhas em prol dos irmãos gaúchos, que estão sofrendo com a enchentes, sendo que 87 cidades foram atingidas. “Tenho um amigo caminhoneiro que se propôs a levar as doações, temos que unir forças para ajudá-los”. Também estou formalizando um ofício à secretária de saúde de Irati e ao Presidente da Amcespar para estimular a população, por meio de campanhas, para a doação de órgãos. “Todos sabemos o que aconteceu com o Faustão, que recebeu um coração, temos muitas pessoas na fila aguardando por um transplante, por isso a importância de as pessoas deixarem as famílias avisadas que são doadoras. É preciso ter uma lei que a pessoa doadora tenha essa informação declarada na identidade ‘Eu sou doador de órgãos’. Segundo o Dr. João já há estudos também de transplante de cérebro. Devemos conscientizar a população, esta campanha é de extrema importância”, afirmou.

   Vera Maria Gabardo discorreu sobre as festividades dos 50 anos do Colégio Florestal e fez um convite a população à visitação do educandário, “minha casa, onde trabalhou meu pai, minha mãe, irmãos, filhos e hoje meu neto está se formando, tenho orgulho deste Colégio, onde ganho meu pão de cada dia há 13 anos como inspetora de internato”. Vera repassou um vídeo demonstrando o dia a dia do Colégio, que transforma jovens e adolescentes em profissionais qualificados. “Cumprimento os diretores e professores da instituição. Parabéns pelo trabalho”, agradeceu.

    A Tribuna Popular foi utilizada por uma das organizadoras da central cultural, Milene Aparecida Padilha Galvão, a qual agradeceu ao Executivo pela alteração da justificativa do projeto de lei nº 028/2023, que foi aprovado por esta Casa. “A obra do Centro Cultural é inacabada e não condenada. Estamos falando de um Centro Cultural, não só de um teatro, tem projeção financeira ali para toda a região. Neste espaço teremos concha acústica, estacionamentos, salas para oficinas culturais, assim como o Centro de Tradições Willy Laars, onde já foi investido muito dinheiro, tudo é cultura. Porque o CT pode receber milhões e nós não podemos defender o Centro Cultural? Porque nós não valemos os mesmos milhões do CT Willy Laars? Pedimos, enquanto classe, vontade e força política para a retomada desta obra. Solicitamos aos vereadores que busquem junto aos seus deputados ajuda financeira. Os artistas também são eleitores, precisamos de investimentos na cultura, é um setor com potencial econômico e é minimizador de vulnerabilidades. Hoje, a cultura de Irati pede socorro”, declarou.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)