PL que denomina ciclovia no Parque Aquático de “Ciclovia Marcos Antonio Razêra” é aprovado em primeira votação
Na Sessão Ordinária do dia 12 de novembro, foram lidos no Expediente dois Projetos de Lei e um Substitutivo do Executivo, além de seis Indicação dos vereadores. Na Ordem do Dia, dois projetos foram aprovados. A Sessão foi acompanhada por membros da equipe Piru Bikes, que vieram prestigiar a primeira votação do projeto de lei que denomina ciclovia do Parque Aquático de “Ciclovia Marcos Antonio Razêra”.
Na Ordem do Dia, em primeira votação foi aprovado o Substitutivo do Projeto de Lei nº 081/2019, que autoriza o Executivo a conceder subvenção à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Irati e abre no PPA/LDO e no orçamento municipal um crédito adicional no valor de até R$ 272.000,00. Também foi aprovado o Projeto do Legislativo nº 043/2019 (Roni Surek), que denomina a ciclovia, localizada no Parque Aquático de Irati, no bairro Rio Bonito, de “Ciclovia Marcos Antonio Razêra”. O referido projeto foi aprovado com muitos elogios pelos vereadores por unanimidade de votos.
PALAVRA-LIVRE
Rogério Luís Kuhn teceu comentários a respeito da última decisão do STF que repercute até hoje. “Foi uma decisão constitucional, não é do meu agrado, a maioria dos brasileiros nãos esperavam por isso, mas infelizmente lei é lei, porém, agora vamos sentir no congresso a PEC 410 que dificilmente passará porque os deputados, cerca de 80%, tem rabo preso, possuem problemas na justiça. A outra opção é mexer no Código de Processo Penal que seria o mais correto. A nossa deputada Leandre Dal Ponte já está à frente da bancada do PV trancando a pauta para que seja votada a PEC 410, e na sequência se não funcionar, outro mecanismo será feito. Peço aos cidadãos que fiquem atentos aos deputados federais que de fato estão brigando para que a prisão ocorra em segunda instância. A deputada está a favor da PEC, ela é favorável a prisão em segunda instância, para que possamos ver políticos e outros respondendo por seus atos”, destacou. Kuhn também parabenizou os novos filiados no PV, Genilce Holtman, Josiele - Diretora Pedagógica do CAIC, Marina Vicente e Douglas Goy. “São pré-candidatos do Partido Verde, que vêm reforçar a sigla. Três meninas competitivas que têm chances de conseguir uma cadeira no Legislativo”, afirmou.
Roni Surek parabenizou o OSB de Irati pelo projeto de iniciativa nacional, em parceria com as secretarias de educação. “Em Irati, tivemos a participação da Escola Ana Amaral Gruber, João Maria Pedroso e Escola do Pinho de Baixo Rosa Zarpellon. Troféus e camisetas foram distribuídos aos vencedores do concurso de desenho e redação. Esses são tipos de projetos que nós temos que pedir para que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria porque são direcionados diretamente às pessoas e em especial às crianças. Sugiro que possamos fazer dentro do nosso projeto de combate a corrupção um concurso de redação também”. Roni solicitou que toda a secretaria municipal de saúde seja informatizada para que os postos de saúde fiquem em sintonia. “O Detran já está fazendo o agendamento pela internet. No dia 4 de novembro, às 7 horas tinha uma fila enorme no posto da Vila São João, hoje passam de 12 mil atendimentos mês lá. Fica a dica da informatização total da secretaria de saúde”, enfatizou. Sobre a capela mortuária da lagoa, que comentei nesta tribuna recentemente, espero que esta conversa surta efeito e que os responsáveis coloquem em prática assim como aconteceu com o projeto do IPTU que chegou na casa, o qual vai isentar os portadores de doenças graves. “Que o bairro lagoa seja contemplado futuramente com a obra da capela mortuária”, solicitou.
Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)