PL que institui o Programa Municipal de Regularização Fundiária de Áreas Industriais é lido
Foi realizada na noite do dia 20 de junho a 19ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, dois projetos de lei, cinco indicações e um requerimento dos vereadores foram apresentados.
No Expediente, além das indicações, foi lido o Projeto de Lei nº 026/2023, que institui o Programa Municipal de Regularização Fundiária de Áreas Industriais do Município de Irati, e dá outras providências e o Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2023 (Alcides Cezar Pinto), que denomina a Rua Projetada 01 do Loteamento Vila Verde, no bairro Alto da Lagoa, de Rua Maria Rosa Pacheco Kremer. As matérias já lidas seguem agora para as Comissões Competentes da Casa que deverão emitir pareceres.
Na Ordem do dia, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 025/2023, que altera o art. 1º da Lei Municipal nº 4639/2019 e o Projeto de Lei do Legislativo nº 010/2023 (Vera Maria Gabardo), que denomina a Rua “I” do Loteamento Professor Lico, no bairro Engenheiro Gutierrez, de Rua Maria Eugênia Mendes.
PALAVRA-LIVRE
Helio de Mello discorreu sobre a sua indicação que fala dos postos de saúde. “Falo do Posto de Saúde do Rio do Couro e do Palmital. No ano de 2020, no mês de dezembro já vinha falando sobre este assunto pois uma funcionária iria se aposentar. Na comunidade do Rio do Couro fica uma escola que atende diversas comunidades e no posto de saúde só tem duas agentes comunitárias que não podem fazer curativos, as crianças tem dores de dente, perdem aulas e também não tem atendimento odontológico. No Palmital, em abril venceu o contrato da funcionária que trabalhava pelo PSS, já havíamos solicitado para que contratassem essa profissional novamente, que reside em frente ao Posto, mas nada foi feito. Nos últimos dias a comunidade realizou uma manifestação em frente ao posto. E o triste é que quem não conhece a história e nem a comunidade, acha que quem mora lá não está fazendo nada e outros vereadores são procurados. Ontem conversei com o prefeito, e ele me assegurou que a funcionária que trabalhava no Palmital prosseguirá com o trabalho até que alguém que passou no concurso assuma a vaga. Agradeço ao prefeito e a vice por entender a situação. No Rio do Couro ainda não tem técnico de enfermagem. No ano passado tinha uma funcionária que atendia apenas quando o médico estava lá. Nunca ficou o dia todo, só trabalhava de manhã. Alguém precisa falar em nome do povo. Dentistas apenas três comunidades têm, nenhum posto tem. Tem concurso para dentistas, precisamos convocá-los para atender o povo”, clamou
Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)