Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / PLs de repasses e de créditos especiais são aprovados por unanimidade de votos

PLs de repasses e de créditos especiais são aprovados por unanimidade de votos

por irt — publicado 04/02/2016 14h45, última modificação 05/10/2018 15h45
PLs de repasses e de créditos especiais são aprovados por unanimidade de votos

Os vereadores manifestaram-se favoráveis aos projetos por entender a necessidade e urgência das matérias

Realizou-se nesta quara-feira (3), com a ausência do vereador José Renato Kffuri, a 2ª Sessão Extraordinária do 4º ano da 25ª Legislatura para apreciação, em segunda votação, de nove projetos de leis do executivo.

Todos os projetos foram aprovados por unanimidade de votos: PL nº 002/2015, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 2.729.000,00; nº 003/2016, autoriza o Executivo a conceder subvenção ao Provopar Municipal de Irati; nº 004/2016 autoriza o Executivo a conceder subvenção ao Asilo Santa Rita no valor de R$ 54.400,00; nº 005/2016 autoriza o Executivo a conceder subvenção a Guarda Mirim de Irati, no valor de R$ 20.000,00; nº 006/2016, autoriza o Executivo a conceder subvenção ao SOS Amigo Bicho, no valor de até R$ 37.500,00; nº 007/2016 autoriza o Executivo a conceder subvenção à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Irati, no valor de até R$ 98.180,00; nº 008/2016 autoriza o Executivo a conceder subvenção a ASI – Associação Santos Inocentes – Cidade da Criança, no valor de até R$ 110.000,00; nº 009/2016 autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 905.000,00 e o PL nº 010/2016, que autoriza o executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 1.362.000,00.

O Vereador Emiliano Gomes comunicou o recebimento de um ofício do executivo respondendo todas as dúvidas relacionadas aos projetos, o qual agradeceu a equipe que se dispôs a apresentar as informações necessárias. “Os Pls precisam vir especificados para a câmara para que possamos votar com segurança”. Antonio Celso de Souza citou os importantes convênios vinculados no projeto voltados a área de saúde e esporte reafirmando seus votos favoráveis. Alceu Hreciuk comentou o superávit das obras já depositado na Caixa, reafirmando a importância da aprovação desses projetos para que as obras tenham andamento.

Sobre os projetos de repasses financeiros que somam mais de 620 mil, Hélio de Mello elogiou a postura do executivo, mas pediu para que estas subvenções sejam repassadas de forma integral e imediata as instituições. Em relação ao PL nº 009/2016, Mello reforçou a importância do mesmo, que trata de pontes no interior, mas citou o seu descontentamento em relação às informações repassadas aos cidadãos pelo executivo, que joga a culpa pela morosidade da aprovação dos projetos na Câmara.  O presidente Vilson Menon também pediu mais atenção e responsabilidade das secretarias competentes, que sempre jogam a culpa na Câmara, “isso nos deixa descontentes e preocupados, porque existem os tramites legais, mas, existe também a moralidade, se não chegou no Legislativo, não mintam, mantenham a postura e a hombridade, não joguem a responsabilidade na câmara.

Em relação ao PL nº 010/2016, Antonio Celso relembrou a luta antiga por esta Praça de Esporte e Cultura a ser construída na Vila São João, mencionando também outro desafio que é a concretização do Centro da Juventude, que continua abandonado e precisa ser retomado, “ainda mais com esta epidemia de dengue que estamos vivendo”. Também em relação ao PL nº 010, Rafael Felipe Lucas relatou parte da história da construção desta Praça na Vila, que teve início em meados de 2009. “Em Irati, a escolha pelo bairro Vila são João aconteceu por tratar-se de um dos bairros mais negligenciados de Irati, apesar de ser muito maior que muitos municípios do Paraná, possuindo cerca de oito mil habitantes, infelizmente, até hoje, este bairro ainda não teve reposta do poder público em relação ao tamanho da sua contribuição para Irati. Agora estamos um pouco mais aliviados por estarmos enxergando uma luz no fim do túnel, apesar de sabermos que ainda está muito longe do poder público alcançar o desenvolvimento econômico, cultural e social no bairro Vila São João”, destacou.

Sem mais assuntos em pauta, o Presidente Vilson Menon convocou a todos para a 1ª Sessão Ordinária, que será realizada no dia 15 de fevereiro, no horário regimental.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com o discurso dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.