Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Posse da vereadora Vera Gabardo na Procuradoria da Mulher é prestigiada pela Deputada Leandre Dal Ponte

Posse da vereadora Vera Gabardo na Procuradoria da Mulher é prestigiada pela Deputada Leandre Dal Ponte

por RAFAELLA publicado 23/06/2021 14h55, última modificação 23/06/2021 15h26
“Precisamos incentivar as mulheres à independência, para que elas possam escolher a cor do batom que vão usar, elas precisam ter renda e para isso devemos unir forças para inseri-las no mercado de trabalho”, enfatizou a Procuradora Vera
Posse da vereadora Vera Gabardo na Procuradoria da Mulher é prestigiada pela Deputada Leandre Dal Ponte

Deputada Leandre Dal Ponte, Procuradora Vera Gabardo e vice-prefeita Ieda Waydzik

    Na noite de ontem (22 de junho), logo após a Sessão Ordinária, aconteceu a oficialização da posse da Vereadora Vera Maria Gabardo como Procuradora da Mulher da Câmara, a qual já vem atuando desde março deste ano. A posse foi acompanhada pela vice-prefeita Ieda Regina Schimalesky Waydzik e pela Deputada Federal Leandre Dal Ponte (PV), que é Procuradora da Mulher Adjunta da Câmara dos Deputados.
   Criada em 2019 acompanhando um movimento nacional que visa combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres, a Procuradoria da Mulher da Câmara, além do acolhimento e encaminhamento de denúncias de violência nas suas mais variadas formas (física, sexual, patrimonial, moral, psicológica, política ou na internet), é também imbuída do acompanhamento das políticas públicas voltadas à mulher e à família que ela integra, desempenhando um papel de extrema importância na luta pelos direitos das mulheres.   
   Lisonjeada com a função de Procuradora, Vera disse que pretende fazer um bom trabalho defendendo e motivando as mulheres. “Prometo defendê-las e orientá-las, mas acima de tudo fazer com que Elas sejam respeitadas dentro dos seus lares. Cumprimento todas as mulheres, aquelas que vendem panos de prato nos sinaleiros para sustentar a família, as empresárias que lutam para vencer a crise causada pela Covid-19 e as mulheres que hoje não tinham alimentos para oferecer aos seus filhos. Vocês são heroínas. Agradeço também o trabalho das meninas da Patrulha Maria da Penha, da Comissão Advogada da Mulher e do CREAS. As mulheres nunca estiveram tão bem assistidas como agora. Irati está de parabéns no quesito trabalho social, as mulheres agora sentem-se mais seguras para pedir socorro. Somente neste ano, já foram registradas segundo a Patrulha mais de 60 ocorrências de violência, de pedidos de socorro”, lamentou Gabardo. “Precisamos incentivar as mulheres à independência, para que elas possam escolher a cor do batom que vão usar, elas precisam ter renda, e para isso devemos unir forças para inseri-las no mercado de trabalho”, afirmou a Procuradora fazendo um agradecimento especial a Zeza Marochi, que a ensinou tudo de contabilidade e da vida e à sua mãe que, segundo ela, os criou com muito amor, honestidade e bons exemplos. “Uma mulher guerreira, que sempre trabalhou para nos sustentar”. Vera se colocou a disposição das mulheres iratienses: “Vocês não estão desamparadas e têm o meu apoio”.
    A Deputada Federal Leandre Dal Ponte, que é Procuradora da Mulher Adjunta da Câmara dos Deputados e que atua fortemente no trabalho de criação de procuradorias nas Câmaras de Vereadores no Paraná cumprimentou a Vera pela importante função a frente da força feminina de Irati. “Fiz questão de estar presente neste momento, pois tenho certeza do compromisso da Vera em defesa dos direitos das mulheres e da valorização delas, as quais devem ter espaço reconhecido e garantido na sociedade. A representatividade feminina dentro dos poderes aprimora o debate e o combate à violência contra Elas. Parabéns à Câmara pela instalação da Procuradoria e ao ex-vereador Rogério, autor desta importante função na Casa”, destacou a deputada afirmando que a Vera foi muito feliz em suas palavras: “Precisamos promover a mulher para que ela seja autossuficiente e protagonista da sua própria história”. Leandre também lembrou da lei aprovada recentemente que todo currículo escolar terá que ter conteúdo de combate à violência contra a mulher. “Uma grande oportunidade para esta casa fazer um bom trabalho começando pelos pequenos, mostrando que não está certo o pai bater na mãe, não é correto. Parabéns à Câmara de Irati e a Vera pelo importante passo”.
   Como vice-prefeita, advogada e voluntária de entidades, a vice-prefeita Ieda Regina Schimalesky Waydzik disse que é uma honra estar presente neste momento. “Sou advogada há quase 40 anos em Irati e nestes anos todos vivi situações onde muitas mulheres sofreram diversos tipos de violência e não tinham a quem recorrer. Agora, o município tem acolhimento por parte das autoridades, a Patrulha Maria da Penha acolhe e acompanha as mulheres, levam e trazem elas com segurança. No ano passado registramos 70 atendimentos e, este ano, somente neste primeiro semestre, já foram 66. O número vem aumentando, porque as mulheres estão procurando ajuda, foram mais de 370 orientações e encaminhamentos. Com esta Procuradoria na Câmara, com certeza, avançaremos ainda mais. Precisamos construir um projeto maior para Irati, uma forte rede de proteção às mulheres. Parabéns Vera pela importante missão”.
   O Presidente Helio de Mello cumprimentou as Procuradoras Vera e Leandre e à vice-prefeita Ieda pelas importantes informações e esclarecimentos e reforçou que a Procuradoria da Mulher desempenha papel absoluto na rede de proteção e combate à violência contra a mulher, seja atuando antecipadamente, no monitoramento e fiscalização de politicas públicas existentes e ao mesmo tempo, propondo melhoras contribuindo nos procedimentos de atendimento e apoio.         

DADOS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES:
PATRULHA MARIA DA PENHA: Em 2019 – 70 atendimentos; em 2020 já somam até o momento 66. Conforme as técnicas da Patrulha, este ano os atendimentos aumentaram, em consequência da divulgação do trabalho do departamento que vem crescendo. Neste ano, também foram 371 orientações e encaminhamentos.

A Patrulha Maria da Penha funciona 24 horas através do telefone (42) 99117-5939, lembrando que além de todo o trabalho de acompanhamento das técnicas e do CREAS, 18 advogados da OAB Subseção de Irati vêm realizando plantões voluntários.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO