Presidente da Aciai discorre sobre trabalhos, convênios e ações em prol do empresariado
Atendendo um convite do vereador e 1º Secretário Alcides Cezar Pinto, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati - Aciai, Renato Hora, usou a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 28 de fevereiro para explanar sobre os projetos, parcerias e convênios da Associação. Os vereadores enalteceram o trabalho do advogado à frente da Associação, colocando a Casa de Leis a disposição para trabalhar junto por Irati.
Conforme Renato, a Aciai representa 520 empresas de Irati. “É a força do empresariado. Agradeço aos vereadores por tudo que fazem em prol das empresas nesta Casa de Leis. Hoje temos aproximadamente 16 produtos e serviços disponíveis, entre eles, o conhecido Certificado Digital, o Aciai Recupera e o Escritório de Compras Públicas”, contou. Renato disse ainda que a Associação está buscando uma parceria mais próxima com o poder público, o qual tem muito a oferecer aos empresários. “Hoje temos cerca de 30 convênios, destes 12 são voltados a educação, quatro à área de saúde, quatro direcionados ao setor financeiro, dois à securitização e seis produtos diversos. A Aciai além de disponibilizar serviços aos seus associados, ainda oferece benefícios aos colaboradores e seus dependentes, de modo que há uma ampla cobertura de serviços a todos aqueles que participam da Associação”, informou.
Sobre as cooperações, o Presidente citou a importante parceria da Aciai com a Fomento Paraná, que disponibiliza até R$ 10 milhões em linhas de crédito para os associados, os quais podem fazer uso do giro de crédito, contratação de energias sustentáveis, construções, reformas, turismo, máquinas, entre outros benefícios. “Temos vínculos de parceria também com o Sebrae, com cooperativas de crédito como o Sicoob, com entidades de ensino como a Unicentro, etc. A Aciai está com os olhos voltados para o fomento, estímulo e produtividade do setor empresarial. É uma entidade forte e necessita muito da ajuda e parceria desta Casa de Leis”, enfatizou.
Hora relatou também um estudo realizado o qual constatou a dificuldade de abertura de empresas no Brasil. “Levam cerca de 140 dias para que uma empresa possa iniciar suas atividades no nosso país, diferente da Nova Zelândia, por exemplo, onde em meio dia uma empresa inicia suas atividades sem problemas. Esta morosidade acaba causado um retrocesso, trazendo mutas dificuldades para as empresas produzirem suas riquezas, as quais beneficiam diretamente os municípios, estado e país. Buscamos, portanto, leis que venham a estimular e fomentar a produção empresarial e que facilitem a concessão de alvarás e demais licenças”, salientou o Presidente da Aciai, reafirmando a importância da aproximação com o poder público para que haja essa desburocratização e os empresários possam iniciar suas atividades no mínimo prazo possível. “Agradecemos todo o apoio que temos recebido e solicitamos a criação de novas leis neste sentido. Nós nos comprometemos a formular estar demandas e trazer até esta Casa de Leis”. Renato também chamou a atenção para os condomínios industriais, “precisamos de mais infraestrutura, da forma que estão, não há estímulo à vinda de novas empresas, precisamos se atentar a este setor com urgência”.
O vereador Alcides Cezar Pinto parabenizou pelo trabalho à frente da Aciai, desejando sucesso na gestão. O Presidente José Ronaldo Ferreira agradeceu a presença do Presidente da Aciai, reiterando que esta casa de Leis está à disposição no que for necessário para trabalhar junto em defesa de melhores condições para o empresariado.
(Acompanhe a explanação na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)