Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto de Resolução que institui o Regimento Interno da Casa é aprovado em primeira votação

por RAFAELLA publicado 14/11/2018 14h35, última modificação 14/11/2018 14h35

Três projetos foram analisados e aprovados na Ordem do Dia

Foram lidos no Expediente da Sessão Ordinária do dia 13 de novembro cinco novos projetos de lei do executivo e duas indicações do Legislativo. Na Ordem do Dia, três projetos foram apreciados e aprovados. Na palavra-livre, os vereadores discorreram sobre os 70 anos do Corpo de Bombeiros de Irati e emendas parlamentares.

O vereador Wilson Karas apresentou indicação para realização de melhoria com serviço de cascalhamento na Linha da família Lisoski, na comunidade de Pinho de Cima. Segundo ele, o pedido se justifica pela dificuldade de trafegabilidade que se encontra a referida estrada, “causando transtorno e dificuldade de acesso para os moradores da região”. Também sugeriu serviços de patrolamento nas estradas de Mato Queimado e Coloninha de Gonçalves Junior, que estão bastante comprometidas pela falta de manutenção. As indicações foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores.

Na Ordem do Dia, foram aprovados em segunda votação o projeto substitutivo nº 121/2018, que institui o Programa de Recuperação Financeira, no município de Irati e o Projeto do Legislativo nº 026/2018 do vereador José Bodnar, que declara de Utilidade Pública no Município a “Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez”.

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 002/2018, que institui o Regimento Interno da Câmara Municipal de Irati.

PALAVRA-LIVRE

Edson Luís Elias relatou que neste ano de 2018 o Corpo de Bombeiros de Irati está completando 70 anos de atividade. “No ano de 1948, o Governador Moisés Lupion deu ordem para que houvesse instalação de um grupo de fogo em Irati, pois o município já possuía indústrias, residências e comércio e, portanto, já havia clamor público para que este serviço fosse disponibilizado. Em 1949 iniciou-se a primeira prontidão de serviço, três bombeiros e um caminhão. De lá para cá, o mundo mudou, a cidade e sociedade evoluíram, os acidentes e incêndios aumentaram e com isso a aumentou necessidade contínua de melhorias para proteger a nossa comunidade”, destacou Elias afirmando que os bombeiros são pessoas comuns, “pais, mães, filhos, esposos, parentes e amigos, pessoas trabalhadoras, dedicadas e imbuídas em salvaguardar vidas e o patrimônio, são técnicos preparados para as mais árduas tarefas. Zelam pela vida, trazendo esperança e alegria nos piores momentos”. O vereador conta ainda que neste ano para comemorar os 70 anos, a Corporação está realizando várias atividades comemorativas. “No último domingo realizaram no Parque Aquático uma competição acirrada entre equipes dos quartéis de Irati, Prudentópolis, União da Vitória, General Carneiro, Mallet, Rebouças e Imbituva. Foi uma tarde movimentada que despertou curiosidade, levando uma multidão ao parque”, contou. Elias disse ainda que a corporação está fazendo uma série de visitas nas escolas do interior e no começo do próximo mês estará realizando jantar dançante no dia 6 e solenidade militar no dia 7, “eventos com entrega de medalhas, que deverão marcar o dia 8 de dezembro, Dia dos Bombeiros de Irati, conforme a Lei Municipal nº 4583/2018 aprovada por esta casa. Temos segurança e orgulho dessa nobre corporação, que nos protege e zela pelo nosso sono”, agradeceu.

Referindo-se as estradas rurais, Nivaldo Bartoski afirmou que as máquinas que o município possui atualmente dá para tocar apenas uma fazenda. “Hoje vemos o clamor do povo. Foi prometido desenvolvimento, todos estão na expectativa, mas pode entrar o secretário que for, sem máquinas não faz nada. Irati é extremamente agrícola, possui um raio de estrada de cinco mil quilômetros”, alertou. O vereador agradeceu ainda as emendas trazidas pelo Deputado Federal Sandro Alex. “Um total de R$ 289, 890.00 em emendas parlamentares. R$ 61.400,00 para o Centro Social do Guamirim; R$ 72.330,00 para o posto de Saúde de Gonçalves Júnior; R$ 21.830,00 para o Centro Social Rural do Riozinho; R$ 49.650.00 para o Centro Social Rural da Vila São João; R$ 52.550,00 para o Posto de Saúde Ademar Vieira de Araújo e R$ 32.130,00 para a Unidade de Saúde do Rio Bonito. Um deputado que fala menos e traz mais. Esta é a atuação deste vereador em produção e trabalho”, afirmou Bartoski contando que o deputado esteve fazendo visita na Igreja de Gonçalves Júnior e em breve estará na Igreja do Itapará, onde levará um grande presente, uma surpresa. “Para 2019 vamos trazer muitos recursos para Irati e sociedade junto com o Governo Estadual”, prometeu.

Antes de encerrar a Sessão, o Presidente Helio de Mello afirmou que o próximo grupo governo a assumir o Estado, tem prometido muito trabalho, porém, “na nossa região terá muito trabalho”. Segundo Helio, o governo atual anunciou o fechamento do Colégio São Vicente de Paula. “Uma secretária de Educação que chegou ontem e já anunciou o fechamento do colégio, o bairro Alto da Lagoa necessita de ensino nesta modalidade, mas não há necessidade de fechar o colégio”, lamentou dizendo que este governo deixará marcas na educação, no desrespeito pelo funcionalismo púbico e pelos professores. “São 300 alunos do São Vicente que terão que ser remanejados para outras instituições”.