Projeto que declara de Utilidade Pública no Município o “Centro de Tradições Gaúchas Estância Jacumasso” é aprovado
Na 20ª Sessão Ordinária do 2º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, realizada no dia 17 de dezembro, Sessão de Encerramento foram apresentados no Expediente três indicações dos Vereadores. Na Ordem do Dia, cinco projetos foram aprovados por unanimidade de votos.
Em Votação Única, foram aprovados os Projetos de Decreto Legislativo nº 001/2024 (Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento), que dispõe sobre a aprovação das contas do Poder Executivo Município de Irati/PR, referente ao exercício financeiro de 2017; nº 002/2024 (Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento), dispõe sobre a aprovação das contas do Poder Executivo Município de Irati/PR, referente ao exercício financeiro de 2018; e nº 003/2024 (Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento), que dispõe sobre a aprovação das contas do Poder Executivo Município de Irati/PR, referente ao exercício financeiro de 2022.
Já em segunda votação, foram aprovados o Substitutivo ao Projeto de lei nº 040/2024, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Irati, para o Exercício Financeiro de 2025 e dá outras providências e também o Projeto de Lei nº 038/2024 (Helio de Mello e Jorge Luiz Zen), que declara de Utilidade Pública no Município de Irati-PR o “Centro de Tradições Gaúchas Estância Jacumasso”.
De acordo com Helio de Mello, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Jacumasso, foi fundado em 07 de dezembro de 2002 no município de Rio Azul, pelos senhores Amauri Cezar Jacumasso, Ademir José Jacumasso, Adari Fernando Jacumasso e outros. “Tem como propósito principal a preservação e a promoção das tradições gaúchas. Com o falecimento de importantes fundadores, como José Lara, Amarildo Jacumasso e Valdemar Ribeiro, o legado deixado por esses pioneiros continua sendo honrado e expandido. Em 2006, o CTG passou por uma significativa transição, transferindo-se para Irati. Por três anos, a entidade operou sem qualquer recurso financeiro, contando exclusivamente com o esforço e a dedicação de voluntários e membros da comunidade. Essa superação consolidou o CTG como um exemplo de perseverança e comprometimento. Ao longo de sua trajetória, o CTG Estância Jacumasso foi liderado por figuras importantes, como Adari Jacumasso, lido Maneira, Júnior Cezar Jacumasso e Paulo Cezar Jacumasso, que contribuíram para o crescimento e reconhecimento da entidade. Seu fundador, Cezar Jacumasso, também teve a honra de exercer o cargo de coordenador da 6ª Região Tradicionalista por dois mandatos, reforçando a relevância do CTG na valorização do tradicionalismo”, relatou.
Helio contou ainda que o CTG coleciona conquistas regionais, estaduais e nacionais, com destaque para a representatividade em eventos como o campeonato de Pia de Vaca Parada em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. “Portanto, a concessão do título de utilidade pública ao CTG Estância Jacumasso é mais do que uma forma de reconhecimento. É um gesto de valorização e apoio a uma entidade que tanto contribuiu e continua contribuindo para a cultura, a identidade e o desenvolvimento social do município de Irati”, justificou.
PALAVRA-LIVRE
O vereador Helio de Mello registrou sua gratidão a todas as pessoas envolvidas na Escola Municipal Olavo Anselmo Santini, a qual desde o dia 16 de março de 1991 vinha lecionando e neste ano encerrou suas atividades. “A minha saída da Escola foi necessária para que eu possa me dedicar mais à comunidade e às famílias. Ainda continuo mais um pouco no estado, mas acredito que depois de quase 40 anos lecionando, precisamos desacelerar para que possamos continuar com força e energia”. Mello agradeceu também aos colegas vereadores, à comunidade, ao executivo, ao prefeito Jorge, secretários e funcionários da prefeitura pelos quatro anos de mandato. “Uma legislatura marcada pela pandemia e por dificuldades. Enalteço o trabalho realizado pelo Jorge, pela firmeza com que conduziu Irati nas suas decisões mesmo na pandemia, pelos investimentos realizados e pela parceria. Nestes últimos oito anos, Irati caminhou de passos largos, houve grande evolução, desenvolvimento, investimentos, recursos e parcerias. O prefeito Jorge sai como um dos melhores prefeitos de Irati, graças a sua ótima equipe e a transparência dos trabalhos. Também tivemos uma câmara atuante, e chegamos a esta última sessão com a consciência tranquila e dever cumprido do trabalho realizado. Fui companheiro e parceiro do povo de Irati. Desejo um feliz Natal e abençoado ano novo a todos”.
O Presidente Dr. João Henrique desejou a todos um feliz natal e próspero ano novo e agradeceu a parceria nestes dois últimos anos e pelo período em que esteve à frente da Presidência da Casa. “Agradeço pelo apoio e compressão, desejo aos reeleitos um ótimo mandato e aos que não foram eleitos, que continuem lutando por suas comunidades”.
Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.