Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto que reconhece exercício físico como atividade essencial no município é apresentado

por RAFAELLA publicado 17/02/2021 17h21, última modificação 17/02/2021 17h21

Dois novos Projetos de Lei foram lidos no Expediente

Foi realizada na noite de terça-feira (16 de fevereiro) a 3ª Sessão Ordinária do 1º Ano da 27ª Legislatura. No Expediente, foram lidos dois Projetos de Lei, um do Executivo e outro do Legislativo, além de 14 Indicações dos Vereadores. Na palavra-livre, o vereador José Ronaldo Ferreira realizou uma prestação de contas do seu compromisso de campanha.

Foram lidos no Expediente o Projeto de Lei nº 004/2021 do Executivo, que autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial na importância de até R$ 342.000,00 e o Projeto do Legislativo (Helio de Mello), que reconhece a prática de atividade física e do exercício físico como essenciais para a população de Irati em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos. Ambos os projetos serão analisados em 1ª Votação na próxima Sessão Ordinária do dia 23 de fevereiro.

Durante o Expediente, os vereadores também apresentaram 14 indicações ao Executivo. As solicitações oriundas da comunidade são para melhorias no trânsito, nas vias urbanas e rurais, edificação de uma nova escola no bairro Nhapindazal, instalação de academia ao ar livre na Colina Nossa Senhora das Graças, aquisição de computadores impressoras e folha para as escolas municipais e CMEIs, atendimento odontológico nas UBS do interior e elaboração de um plano de Recuperação Fiscal de dívidas dos contribuintes do Município de Irati – REFIS. Os pedidos foram aprovados por unanimidade de votos e encaminhados ao Executivo, que tomará as providências cabíveis.

Na palavra-livre, o 1º Secretário José Ronaldo Ferreira realizou uma prestação de contas do seu Projeto de Campanha do pleito eleitoral de 2020. “Sabemos que a classe política dentro do Brasil está muito manchada, denegrida e suja, mas nós que fazemos parte da boa política, estamos moralizando dentro desta Casa de Leis trabalhando para manter as coisas enxutas com gastos mínimos para não extrapolar nada. E foi pensando nisso que, por inciativa própria, decidi reduzir o meu subsídio de vereador em 50%, registrando este comprometimento em cartório. Deus me ajudou a realizar este sonho de dividir o que contribuinte me paga mensalmente com as nossas instituições de caridade. Registrei este compromisso no dia 2 de outubro de 2020 no Cartório do Jhonatan Taborda Leal”, contou.

Ronaldo disse que todo final de mês usará a palavra-livre para fazer prestação de contas dos valores repassados. “Serão 48 repasses durante os 48 meses de mandato. O primeiro, mês de janeiro, foi destinado ao Hospital Erasto Gaertner. Foi repassado o valor de R$ 2.321,00. Através de ofício, o Hospital agradeceu a contribuição, que segundo eles, será destinada à melhoria da qualidade de atendimento dos pacientes com câncer. Todos sabem que sou paciente do hospital desde 11 de dezembro de 2016, quando tive o primeiro sintoma de câncer no estômago e depois no intestino”, relatou o vereador. Sobre o projeto Ronaldo afirmou: “Isso não é promoção e sim reconhecimento a Deus, que me deu saúde novamente e oportunidade de contribuir com este hospital, que cuida dos pacientes com muito carinho”, agradeceu. O 1º Secretário disse ainda que no final deste mês de fevereiro estará realizando a prestação de contas do repasse que será destinado à Comunidade Bethânia.

Antes de concluir a Sessão, o Presidente Helio de Mello agradeceu aos vereadores que representaram a Casa durante a inauguração da nova Feira do Produtor. “Um importante espaço que oportuniza alimentos de qualidade no centro da cidade e a complementação da renda familiar dos nossos produtores. Agradecemos o empenho da administração municipal e da Deputada Leandre Dal Ponte, que uniram forças para que isso acontecesse”.