Representando as escolas, Vereadores Mirins entregam requerimentos para o prefeito
Na manhã desta terça-feira (23), os Vereadores Mirins e Suplentes entregaram pessoalmente ao prefeito Jorge Derbli, na Prefeitura, os requerimentos apresentados nas Sessões Ordinárias do Programa Câmara Mirim. O Presidente Helio de Mello e a vice-prefeita Ieda Regina S. Waydzik acompanharam a entrega junto com as coordenadoras e professoras das escolas.
Durante a apresentação dos pedidos, em nome da comunidade, os mirins justificaram suas solicitações, relatando as dificuldades e necessidades de tais melhorias, que visam aprimorar a segurança e a qualidade do ambiente escolar e do ensino. O Presidente Helio de Mello endossou a importância dos requerimentos. “São pedidos da comunidade, da escola, dos bairros, todos de extrema importância, porque são frutos do trabalho dos Mirins como representantes”. A vice-prefeita Ieda elogiou os requerimentos. “Vocês estão no caminho certo, temos que defender e cuidar do patrimônio e principalmente sonhar com coisas bonitas para Irati”.
O prefeito Jorge Derbli enalteceu o trabalho e pedidos dos vereadores e aproveitou a oportunidade para falar sobre política com os mirins. “As coisas só acontecem por meio dela, nós vivemos a política todos os dias e vocês já estão se envolvendo e aprendendo desde cedo. Parabéns por já estarem representando a comunidade”, elogiou. Jorge disse ainda que no próximo ano quer transformar a secretaria de educação em uma super secretaria. “Este ano tivemos a pandemia, atrapalhou bastante as aulas, mas para o ano que vem já estamos fazendo cotações para compra de 250 Smart TVs de 65 polegadas para as salas de aula e 250 notebooks para cada professor poder trabalhar interligados na TV, possibilitando aulas digitais”, anunciou.
Logo após a entrega dos pedidos, os Mirins puderam conhecer o gabinete do prefeito e registrar a presença. A Sessão de Encerramento dos trabalhos do Programa, será realizada no dia 10 de dezembro, às 9 horas.
REQUERIMENTOS APRESENTADOS
Os vereadores mirins apresentaram este ano nove requerimentos visando benfeitorias nas escolas e bairros. Requereram a construção de uma “Horta Sustentável” na Escola Esperança Carignano Chuilki, e a coleta mensal de latinhas de alumínio para venda e formação de reserva financeira para eventuais necessidades da escola; implantação de curso de violão no contraturno da Escola Rosa Zarpellon e a construção de um portal na entrada da comunidade do Pinho de Baixo; construção de um centro recreativo no bairro Jardim das Américas, com parquinho infantil, academia para idosos e um espaço comunitário destinado ao Cras da Lagoa; adequações no entorno das salas de aula do Infantil IV na Escola Francisco Stroparo, e mudança do acesso à secretaria da escola, para que a entrada seja única e exclusiva a este setor; construção de duas coberturas nos portões da frente da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo; melhorias estruturais na Escola Tancredo Martins, com fechamento do espaço do refeitório e solução para o problema do escoamento da água fluvial no pátio; construção de uma quadra de esportes na Escola da Lagoa, junto à Escola São Valdomiro; esforços para edificação de uma nova Escola Olaria Filipaki para a comunidade, sendo que o terreno ao lado já pertence ao município e está disponível para a construção; e a implantação de sinalização de trânsito no bairro Vila Nova, especialmente com a construção de travessias elevadas e a pavimentação asfáltica das ruas do referido bairro.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)