Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Representante da Sanepar apresenta dados e responde questionamentos sobre falta de água em Irati

Representante da Sanepar apresenta dados e responde questionamentos sobre falta de água em Irati

por Ana Moraes — publicado 18/04/2024 10h34, última modificação 18/04/2024 10h34
Representante da Sanepar apresenta dados e responde questionamentos sobre falta de água em Irati

Danilo Raffo, gerente da regional da Sanepar de Ponta Grossa


 Durante a 10ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que ocorreu no dia 16 de abril, Danilo José Raffo, gerente da regional da Sanepar de Ponta Grossa, esteve presente. Raffo veio a convite do Presidente Interino, Dr. João Henrique Duarte, para prestar esclarecimentos na tribuna popular quanto a falta de água no município. 

 Ao final da sessão, o representante da Sanepar apresentou dados referentes as ligações de água, esgoto e tarifa social em Irati, e investimentos e ações para melhorias operacionais por parte da companhia de saneamento. Entre as ações operacionais apresentadas por Danilo estão: “Manutenção do posto 03 que auxilia na vazão, instalação de inversor de frequência, estudo para instalação de válvulas redutoras de pressão (VRPS), e complemento com Pipa”. 

 Na ocasião, os vereadores fizeram questionamentos a Raffo em nome da população. O gerente regional se dispôs a considerar as sugestões dos parlamentares, como, por exemplo, a melhora da comunicação social da Sanepar com a imprensa. Raffo também destacou que é de suma importância que a população faça os registros da falta de água pelo canal de atendimento 0800 200 0115, para a companhia ter ciência de quais localidades precisam de maiores esforços para a manutenção do sistema de abastecimento de água. 

EXPEDIENTE

 Durante o expediente foram explanados quatro novos Projeto de Lei recebidos do Executivo, um ofício e onze indicações. Foi apresentado o Projeto de Lei nº 012/2024, que dispõe sobre a Política Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS) e institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) Irati, e dá outras providências; o Projeto de Lei nº 013/2024, que dispõe sobre o processo de escolha dos Diretores das Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de Irati, revoga as Leis 3992/2018, e dá outras providências. Ainda foram lidos o Projeto de Lei nº 014/2024, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, revoga a Lei Municipal nº 4.735/2019, e dá outras providências; o Projeto de Lei nº 015/2024, que institui o Plano de Saneamento Básico do Município de Irati, revoga as Leis nº 2735/2008 e 3608/2012, e dá outras providências.  E também o Ofício nº 004/2024 que encaminha a resposta da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo ao pedido de informações realizado pelo vereador Jorge Luiz Zen.

ORDEM DO DIA

 Foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 011/2024 (Executivo) que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a abertura de Crédito Adicional Especial, no valor de até R$ 432.000,00, no Orçamento do Município de Irati, para exercício de 2024. 

 A vereadora Teresinha Miranda Veres comentou sobre o projeto. “Lembrando que esse PL tem o objetivo de autorizar a abertura de crédito adicional especial no PPA e na LDO, no orçamento municipal. Sempre que existem esses valores nós vereadores temos acesso, inclusive foi um pedido que solicitei no início do nosso mandato para ter a justificativa para entendermos de onde é oriundo o recurso e qual seu destino”, explicou. 

 E o Projeto de Lei nº 011/2024, do Legislativo, que denomina a Rua “Sem Denominação”, no bairro Colina Nossa Senhora das Graças, de Rua Pedro Filus. O vereador proponente, Dr. João Henrique Duarte, comentou que, na próxima sessão, trará a biografia de Pedro Filus. 

PALAVRA-LIVRE 

 Durante a palavra-livre, o vereador Helio de Mello usou a tribuna para manifestar sua indignação quanto a situação das estradas rurais. Conforme o vereador, as estradas estão em um estado alarmante, o que tem causado problemas para o transporte escolar e dificulta o acesso dos moradores aos serviços básicos, trabalho e outros compromissos diários. “Essa situação se agrava ainda mais durante os períodos chuvosos, tornando algumas estradas praticamente intransitáveis”, ressaltou. 

 Helio apontou que apesar dos esforços e do trabalho do Secretário Buzina e de sua equipe, o maquinário disponível é insuficiente para atender à demanda de manutenção das estradas rurais. O vereador aproveitou a oportunidade para convidar o Prefeito Jorge Derbli para visitar pessoalmente as comunidades do interior. Para ele a visita proporcionará uma visão mais clara dos desafios enfrentados pelos moradores e ajudará a encontrar soluções mais eficazes para melhorar as condições das estradas.

 Por fim, Helio destacou que está empenhado em trabalhar junto ao poder público e à comunidade para buscar soluções. “É fundamental que tomemos medidas imediatas para melhorar as condições das estradas rurais e garantir a segurança e o bem-estar dos moradores de Irati”, finalizou.  

 A Sessão Ordinária na íntegra pode ser acompanhada através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)