Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretária de Planejamento e Coordenação discorre sobre projetos e responde questionamentos

Secretária de Planejamento e Coordenação discorre sobre projetos e responde questionamentos

por rafamaier — publicado 30/03/2017 10h03, última modificação 05/10/2018 15h48
Secretária de Planejamento e Coordenação discorre sobre projetos e responde questionamentos

Secretária de Planejamento e Coordenação, Rozenilda Romaniw Barbara

    Na Sessão Ordinária do dia 27 de março, foram lidos no Expediente cinco novos Projetos de Lei do Executivo e Legislativo e 11 Indicações dos vereadores. Na Ordem do Dia, dois projetos foram aprovados. A convite da casa, a Tribuna foi utilizada pela Secretária Municipal de Planejamento e Coordenação, Rozenilda Romainw Barbara, que discorreu sobre projetos e ações da pasta.

     Os vereadores apresentaram indicações para que seja refeita a sinalização na Rua Expedicionário José de Lima, em frente à Capela Santa Rita, com a pintura da faixa de pedestres; recuperação do asfalto que se encontra danificado na Rua Assef Garzuze, no Bairro Jardim Califórnia; recuperação da calçada na esquina das ruas Antonio Cavalim e Trajano Gracia; construção de uma passarela para pedestres entre as Ruas Professor Tico Lopes e Luiz Hilgemberg, no bairro Stroparo; construção de duas pontes novas na Linha E, sendo uma com cinco metros e outra de sete metros; construção de uma ponte, com aproximadamente 12 metros de extensão, na localidade de Cadeado Santana, divisa com a comunidade de Água Fria (Prudentópolis); implantação de uma travessia elevada na Rua Lino Esculápio esquina com a Rua Adão Panka, em frente ao nº 1485, no bairro Rio Bonito; implantação de pontos de ônibus na Avenida Carlito Ernesto Barby, esquina com a Avenida Dr. Lourival Luiz Fornazari, no bairro Joaquim Zarpellon e outro na Rua Trajano Grácia, em frente ao nº 1429, no bairro Vila São João; contratação de médico perito municipal, pois atualmente o município não conta com o referido serviço, causando inúmeros transtornos aos funcionários públicos municipais quando necessitam de licença e afastamento profissional para tratamento de saúde; construção de passeio e ciclovia no prolongamento da Avenida Vicente Machado e recuperação das estradas das comunidades de Pedra Preta e Monjolo.

ORDEM DO DIA

    Em primeira votação foram aprovados os Projetos de Lei do Executivo nº 030/2017, que autoriza o Executivo a contratar concessão de direito real de uso de bem municipal com empresa Anselmo Gerson Gurski – ME para fabricação de artefatos de madeiras e o PL nº 040/2017, que altera o art. 1º da Lei nº 2926 de 14 de julho de 2009, para fins de regularização de matrícula da concessão de direito real de uso para a Indústria do Vestuário Irati Ltda.

TRIBUNA POPULAR

     A convite da Casa, a Secretária Municipal de Planejamento e Coordenação, Rozenilda Romaniw Bárbara discorreu sobre os projetos da pasta, respondendo questionamentos dos vereadores. Conforme Romaniw, esta Secretaria foi criada na Lei do Plano Diretor de 2004, e desde então vem oferecendo suporte a todas as outras secretarias, para que possam desempenhar suas atividades. “É uma secretaria bastante enxuta, dispondo de apenas cinco funcionários efetivos, uma engenheira contratada por um terceirizada, um arquiteto e um desenhista e dois estagiários”. Conforme Rozenilda, a maior responsabilidade da pasta hoje é dar conta de todos os convênios com o Governo Estadual e Federal e da prestação de contas. “Muitos dos nossos projetos são provenientes de emendas orçamentárias, nascendo muitas vezes do trabalho da Câmara de Vereadores ou mesmo do executivo. Outros meios de captar recursos são através de programas dos ministérios, no qual nos inscrevemos e aguardamos o possível encaixe. Além disso há também as propostas voluntárias, que se conseguimos nos adequar, aproveitamos a oportunidade e elaboramos as propostas”, destacou Barbara afirmando que a secretaria está sempre em busca de cavar recursos com base nas demandas do município”.

    O vereador Valdenei Cabral da Silva parabenizou a Secretária pelo trabalho e pelos relevantes serviços prestados a sociedade. “Uma profissional que passou por diversas secretarias no município, portanto, possui um vasto conhecimento”. José Bodnar também cumprimentou pelo trabalho de categoria e a título de esclarecimento, buscou saber se o projeto do bairro Planalto, Marcelo e Santos Dumont foi feito via financiamento? Rozenilda afirmou que se trata de um projeto conveniado em 2012, onde o município de Irati foi selecionado pelo Ministério das Cidades e nesta seleção a prefeitura recebeu uma senha para receber o projeto. “O prefeito da época nos repassou as diretrizes do que podíamos fazer e três bairros foram escolhidos, não poderíamos fazer mais projetos, porque a nossa possibilidade de endividamento da época era de pouco mais de R$ 4 milhões. Portanto, tais projetos foram desenvolvidos dentro da prefeitura, foram para licitação, e hoje encontram-se com 74% de execução. No final do ano, houve o descontrato, e agora estamos redefinindo o projeto, que vai novamente para licitação para então conclusão”.

   Nivaldo Bartoski frisou a importância da Secretaria de Planejamento, que é o coração do município. “Queremos dar suporte a todos os secretários e estar junto dando ideias para que a nossa cidade avance, principalmente na área rural, que é a força econômica de Irati”. Rozenilda destacou o auxílio da pasta à secretaria de viação de serviços rurais, que dentre outros serviços, resolve todo o processo de licenciamento das cascalheiras do município, “ficamos com a parte burocrática”.

    Edson Luís Elias parabenizou pela vontade, garra, profissionalismo, competência e conhecimento da secretária e da sua equipe. O vice-presidente da Casa, Roni Surek elogiou o trabalho e postura da Rozenilda, aproveitando a oportunidade para agradecer também ao prefeito, que recentemente em reunião, nos apresentou o secretariado, “momento que pudemos tratar sobre todas as áreas, tão importante para o desenvolvimento de Irati. Esta aproximação do Executivo e Legislativo é essencial”. Surek mencionou também a conquista da Secretaria de Planejamento que viabilizou uma patrola para o interior de Irati, através do Deputado Federal Toninho Wandscheer, que destinou também mais R$ 100 mil para a área de saúde. Rozenilda afirmou: “Ninguém conquista nada sozinho, de simples conversas nascem grandes projetos”.

    Marcelo Rodrigues cumprimentou ao prefeito pela escolha da secretária da pasta de planejamento, elogiando mais ainda por tratar-se de uma mulher de garra. “Parabenizo o Presidente Helio pela atitude de convidar todos os secretários para virem até a Câmara expor os seus trabalhos à população. Lembrando que se as secretarias vão bem na cidade, esta Casa também vai bem”.

    O Presidente Helio de Mello cumprimentou a secretária e buscou saber sobre os módulos sanitários, se há previsão de liberação de recursos para execução? Rozenilda afirmou que os módulos são provenientes de emenda orçamentária de 2015, e estão agora na parte de finalização de projetos, os quais requerem bastante cuidados, pois a Funasa fiscaliza e é extremamente meticulosa nesta parte. “Temos um problema para acertar ainda na disposição da caixa de água e posteriormente será feira a licitação. Começaremos com três módulos e depois iniciaremos os demais”.

    Com relação a pavimentação asfáltica nos bairros Planalto, Marcelo e Santos Dumont, sendo empréstimo contratado pelo município, Helio questionou se caberá contrapartida dos moradores? Romaniw disse que a Prefeitura não trabalhou nada ainda com relação a contribuição de melhoria, mas a prefeitura poderá sim fazer tal cobrança parcial ou total, de acordo com o que for definido.

   “Sobre as emendas parlamentares abertas no Ministério do Turismo, existe alguma possibilidade de contemplarmos o Itapará com melhorias nas ruas centrais?”, indagou Mello. Rozenilda disse que por tratar-se de proposta voluntária, o município pode sim fazer o registro dessa emenda, “desde 2012 todo ano fazemos o registro da pavimentação do quadro urbano do Itapará, portanto, também vejo essa proposta como possível e necessária”.

    Helio finalizou enaltecendo a Secretária pela força, coragem e conhecimento, “o tempo de trabalho e a passagem por diversas secretarias, além da representatividade e competência feminina lhe tornaram a pessoa mais preparada para esta pasta”. Rozenilda agradeceu a oportunidade de expor o seu trabalho que vem sendo realizado com muita responsabilidade e respeito junto à comunidade.  

 

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO