Secretária fala sobre a programação da Conferência Municipal do Meio Ambiente
A Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 27 de agosto foi utilizada pela Secretária Municipal de Meio Ambiente, Magda Adriana Losinski, que discorreu sobre a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que será realizada no dia 25 de outubro com o tema “Gestão Ambiental: Agentes, Papéis e Ações”. Os vereadores elogiaram o trabalho da secretária frente a pasta e enalteceram a realização da Conferência, que deverá reunir autoridades municipais e vários setores da comunidade para elaboração de um plano de ação que visa formar e implementar a sustentabilidade ambiental local.
Conforme Magda, a Conferência deverá reunir inúmeros atores, órgãos da sociedade civil, poder público e setor produtivo. “Trata-se de um evento inédito dentro da realidade iratiense, cujo principal objetivo é contribuir para a implementação de políticas públicas ambientais no âmbito municipal, com respeito a quatro eixos: Gestão de Resíduos Sólidos; Arborização; Conservação das Águas e Educação Ambiental”, enfatizou a secretária afirmando que serão eleitos também os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, para o mandato 2020 -2021.
Visando o preparo e o engajamento dos participantes, Magda disse que serão realizadas três pré-conferências. Nesta sexta-feira (30), das 19 às 22 horas ocorrerá na Câmara a pré-conferência do Meio Ambiente do Campo, atendendo a área rural do município. No dia 19 de setembro será realizada a pré-conferência do Meio Ambiente Sul, atendendo à área geográfica Sul do município de Irati (bairro Vila São João e entorno), o local será divulgado em breve. E no dia 26 de setembro, acontece a pré-conferência do Meio Ambiente Norte, atendendo à área geográfica norte do município (bairro Canisianas, Centro e arredores), sendo que local também será divulgado em breve.
O vereador e 1º Secretário José Bodnar parabenizou pela explanação e lembrou que no ano passado quando tramitou na Câmara o projeto sobre o conselho do meio ambiente, foi proponente de uma emenda que solicitava a realização desta importante Conferência. “Estou feliz, pois a solicitação foi atendida. Sugiro que coloquem como palestrantes os responsáveis pelo trabalho que vem sendo feito na preservação das propriedades urbana e rural de nascentes e tratamento de efluentes”, destacou.
Helio de Mello ressaltou a importância da participação da população neste evento, “momento de construir um planejamento daquilo que se pretender fazer nos próximos anos em Irati”. Sobre o ICMS Ecológico, Mello disse que as comunidades de Faxinal do Rio do Couro e Faxinal dos Mello não querem mais, portanto, “o município deixará de receber, tendo em vista, que as comunidades não estão contentes”. Magda disse que espera a participação destas comunidades também para que todos possam debater, trazer as suas reclamações e sugerir soluções.
Nivaldo elogiou o trabalho da Secretária, “uma mulher preparada a frente de uma pasta tão importante. Parabéns”. Roni Surek também parabenizou pelo trabalho e programação desta importante Conferência. “Excelente inciativa a realização das pré-conferências, tão importantes para nortear os participantes. Tenho participado de todas reuniões dos conselhos municipais. Espero que esta conferência seja produtiva assim como foi a de saúde, da pessoa idosa e do bem-estar social, e que os conselheiros venham para somar e ajudar Irati”.
Edson Luís Elias elogiou o trabalho da secretária realizado em parceria com o corpo de bombeiros e a defesa civil. Marcelo Rodrigues disse: “somos cobrados e depende dos secretários municipais desempenhar um bom trabalho. Você tem feito a sua parte e como mulher nos orgulha. Temos certeza que esta conferência será um grande e importante evento para o município”.
O Presidente Nei Cabral agradeceu a presença da secretária reiterando o compromisso da Câmara de colaborar e se envolver nas causas que visam proteger, preservar, conservar e recuperar o patrimônio ambiental municipal. “Desejamos que a conferência amplie a discussão acerca da formulação e implementação de políticas públicas para um desenvolvimento sustentável”, declarou.
Magda reforçou o convite à população, que deve participar e contribuir para o planejamento de ações concretas em favor do cuidado, da preservação e do reconhecimento dos recursos naturais e ambientais de Irati.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)