Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo apresenta Relatório de Obras Públicas

Secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo apresenta Relatório de Obras Públicas

por RAFAELLA publicado 08/10/2020 13h50, última modificação 08/10/2020 13h54
Secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo apresenta Relatório de Obras Públicas

Secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista

   Atendendo a indicação nº 041/2020 do Presidente Nei Cabral, a palavra-livre da Sessão Ordinária do dia 6 de outubro foi utilizada pelo Secretário Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista, que apresentou um relatório de Obras Públicas Municipais dos últimos dois anos e respondeu questionamentos dos vereadores que buscaram saber mais sobre as ações concretizadas e em execução no município.

   Adriano iniciou falando sobre a saúde e discorreu sobre as obras entregues em 2019/2020:  Upa da Vila São João a um custo final de mais de dois milhões; reforma do Pronto Atendimento Ildefonso Zanetti; reforma da UBS Monjolo; reforma da USB Cerro da Ponte Alta; reforma da UBS Faxinal dos Ferreiras; construção da UBS do Alto da Lagoa que ainda não foi inaugurada, mas já está concluída; troca de telhado e pintura da UBS do Pirapó; implantação da Unidade de Saúde da Mulher que já está atendendo; novo espaço da Vigilância Sanitária e motoristas que precisam ser atendidos na saúde; entre outras ações.

   Na educação em 2019, Adriano contou que foi realizada a entrega do CMEI da Vila São João; reforma da Escola Olavo Santini do Rio do couro; reforma do CMEI do Camacuã; construção de duas salas de aula nas Escolas Padre Wenceslau e Ana Amaral Gruber; reforma do CMEI Alexandre Iarema; inauguração da ampliação de mais uma sala de aula na Escola Vereador João Maria Pedroso; reforma do CMEI Jardim Planalto; reforma da quadra esportiva da Escola Francisco Vieira de Araújo, entre outras melhorias.

    Na Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, em 2019, segundo Adriano aconteceu a entrega do Centro Cultural do Guamirim; revitalização do Parque Aquático com instalação de playground; transferência da Casa do Coelho para o Parque Aquático; reforma do chafariz da Praça Etelvina Andrade Gomes; barracão de pré-moldado no CT Willy Laars, barracão da artística e demais melhoria na infraestrutura do Centro de Tradições.

   Já no esporte, conforme Batista, aconteceu a entrega e reinauguração da Cancha de Bocha no Parque Aquático; reforma de três quadras esportivas nos bairros Vila São João, Vila São Pedro e Riozinho e infraestrutura esportiva do novo parque da Vila São João.

   Na malha viária, de acordo com o secretário, realizou-se a pavimentação da Rua Anciutti Sobrinho na Vila Matilde; vias do bairro Camacuã; Rua José Fillus; Rua Luiza Semionato Stroparo e vias do Distrito de Guamirim. Também foi realizado recape asfáltico em vias do bairro Jardim Califórnia; continuação da pavimentação da estrada de Gonçalves Junior e algumas ruas das comunidades do Rio do Couro e Cerro da Ponta Alta; pavimentação asfáltica da estrada do Pinho de Baixo; continuação da pavimentação dos bairros Marcelo, Santos Dumont e Jardim Planalto; recape da Rua Vitório Monte Castelo; pavimentação da Rua Pacífico Borges e Ametista, da Rua Nestor Clair e Rua Iapó no bairro Jardim Virgínea; construção da ponte em concreto no bairro Pedreira; construção da ponte em concreto em Papuã dos Fiori na Barra do Gavião; conclusão das calçadas na avenida Getúlio Vargas; implantação de mini rotatórias para melhorar a trafegabilidade na cidade; manutenção de estradas rurais onde foi aplicado em torno de R$ 690 mil especialmente em trechos das comunidades de Gonçalves Júnior,  Itapará e Água Clara. Ao responder as perguntas dos vereadores, Adriano também discorreu sobre obras futuras em vias urbanas e rurais.

    Na Assistência Social, o secretário relembrou a importante conclusão do Centro da Juventude onde foi investido mais de um milhão; a Casa de Passagem Indígena inaugurada em dezembro de 2019; a sede da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal; a nova Casa Lar; Panificadora do Conjunto Santo Antônio; entre outras diversas conquistas da pasta.

  Batista destacou também o novo barracão construído para a Feira do Produtor e as obras de drenagem com reconstrução de bueiros no bairro Ouro Verde. Sobre as obras em execução, resumidamente, explanou sobre a grande ação de pavimentação asfáltica do empréstimo Finisa, que está contemplando 50 ruas de Irati em 13 bairros. “80% do contrato está em andamento e já foi aplicado quase R$ 8 milhões. Até novembro, vamos concluir o contrato”, afirmou. Lembrou também do Centro de Eventos no CT Willy Laars que já está com 32% de avanço físico.

  Os vereadores elogiaram a apresentação e fizeram inúmeras perguntas sanando as dúvidas oriundas da comunidade. O Presidente enalteceu a presença e disponibilidade do Secretário, reiterando que a Casa de Leis está sempre à disposição para trabalhar junto em prol do desenvolvimento urbano ordenado e sustentável do município. Adriano agradeceu a oportunidade e o espaço para apresentar os projetos e ações da pasta. 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO