Secretário de Desenvolvimento Econômico explana sobre ações e projetos da pasta
A convite dos Vereadores José Bodnar e Roni Surek, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes, fez uso da Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 4 de junho para explanar sobre as ações e projetos da pasta e esclarecer dúvidas dos vereadores.
Através de slides, Gomes fez uma breve apresentação da sua equipe e discorreu sobre as atribuições da Secretaria: “Condomínios Industriais; Casa do Empreendedor; Pavilhão do Parque Aquático e Vendedores Ambulantes; Comitê Gestor (Progride) – Câmaras Temáticas; Irati Talks; Compras Irati; DesEnvolve Irati; Campanha Eu Amo Irati; Conselho de Turismo; Festa do Pêssego; CTG – Rodeio; e Agência do Trabalhador”. O Secretário pontuou todas as atividades que estão sendo desenvolvidas dentro de cada segmento citado, destacando a importante parceria do SEBRAE.
Segundo Emiliano, a Secretaria está focada em preparar a cidade para receber investimentos de grande porte. “Estamos regularizando o PMAI – Programa Municipal de Atração de Investimento, regulamentando e adequando a situação dos condomínios industriais e articulando junto ao Governo do Estado para que possamos atrair novas empresas e indústrias, através da divulgação de nossos potenciais”, afirmou.
O Secretário comentou também que a pasta vem inovando com novos mecanismos, como o “DesEnvolve Irati”, que trata do incremento de novos ecossistemas, o “Irati Talks”, que identifica novas potencialidades e o “Compras Irati”, a fim de estimular os empresários das micro e pequenas empresas locais a participarem dos processos licitatórios realizados pela Prefeitura, com o objetivo de promover, de forma permanente, a inclusão e a capacitação dos empreendedores locais para gerar emprego, renda e fortalecer a economia do município.
Rogério Luís Kuhn agradeceu Gomes pela explanação, comentando que faz parte do Progride e de outros projetos da Secretaria, da Aciai e é um incentivador do sistema cooperativo financeiro. E neste sentido, em nome da população, cobrou solução para o condomínio industrial. “Não estou me referindo a estrutura e sim a documentação e de pessoas que não estão seguindo a Lei. O cidadão que recebe o terreno do poder público, precisa e deve prestar contas sobre o seu empreendimento”, cobrou o vereador. Gomes afirmou que este problema está sendo solucionado. “Entregamos um levantamento a Procuradoria da Prefeitura, que repassou ao Ministério Público, o qual tomará as devidas providências. Já emitimos diversas notas aos empreendedores, os quais terão um prazo final para encaminhar os dados solicitados, caso contrário a procuradoria fará reversões, até porque precisamos de espaços, pois existem pessoas querendo investir”, esclareceu. Kuhn enalteceu o Programa Compras Irati, mas alertou sobre as dificuldades de implementação. Emiliano rebateu dizendo que sabe que é um programa que vai demandar pessoal, mas disse que de início irão apostar na aproximação e fortalecimento da relação com os fornecedores locais. “O Sebrae também já demonstrou interesse em ajudar. Faremos um planejamento anual das contas públicas”, destacou. Kuhn ainda quis saber mais sobre o Sistema Equilibra Irati - B.I Business Intelligence. O Secretário disse que é uma solução estratégica que auxilia na gestão e na rápida tomada de decisões dentro das empresas, possibilitando maior conhecimento sobre o mercado e negócio. “Com o B.I é possível, a partir da análise detalhada de informações, identificar tendências e mudanças e antecipar problemas e cenários futuros”, ressaltou.
Roni Surek agradeceu o secretário por ter aceito o seu convite e questionou sobre o PMAI, “sendo que esta casa destinou uma verba para concretização do mesmo”. Gomes disse que o PMAI deverá garantir segurança ao investidor e auxiliar na melhoria do ambiente de negócios do município e na gestão. “Inclusos no Programa teremos mais facilidade de conquistas, as coisas acontecem mais rápido, a Paraná Desenvolvimento faz as articulações e conexões. O programa deverá ser pago nos próximos dias”. Sobre os condomínios industriais, Surek sugeriu estudos para que as empresas instaladas há anos, possam adquirir os terrenos a base de financiamentos e o valor seja investido na parte estrutural dos condomínios. Por fim, elogiou o Secretário pela reativação do Conselho de Turismo desativado há 10 anos. “Vamos colher grandes frutos nesta área”.
Marcelo Rodrigues quis saber se existe alguma empresa sinalizando que irá se instalar em Irati? Conforme o secretário, Irati sofre em duas pontas - falta de representatividade em cima e falta de união e articulação em baixo. "Estamos estagnados, apostando nas novas gerações, que vêm apresentando ideias e projetos promissores. Não temos proposta de nenhuma empresa de grande porte, porque não estamos preparados para recebê-las ainda. Não temos estrutura nos condomínios, por isso acabamos perdendo. Precisamos primeiro nos reestruturar. Estamos em contato direto também com o Governo do Estado para nos aproximar com investidores grandes”, esclareceu. Rodrigues perguntou ainda se existe empresa irregular nos condomínios. Gomes disse que sim e que inclusive existem casos de invasão.
Nivaldo Bartoski enalteceu a apresentação e relembrou o bisavô do Emiliano, Edgard Andrade Gomes, que muito fez por Irati. Edson Luís Elias também elogiou a desenvoltura do Secretário na pasta, parabenizando pelo engajamento principalmente de jovens nos projetos.
Antes de concluir, o Presidente Nei Cabral agradeceu a explanação do Secretário e reforçou o compromisso da Câmara de apoiar o fortalecimento e modernização das empresas, estimular a inovação, aumentar os investimentos para gerar empregos de qualidade e promover a diversificação da economia do município.
Emiliano colocou-se à disposição dos vereadores para que possa continuar repassando todas as ações, projetos e demais informações da Secretaria.
(Acompanhe a explanação na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”).
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)