Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário de Planejamento discorre sobre a situação anterior, atual e futura da pasta

Secretário de Planejamento discorre sobre a situação anterior, atual e futura da pasta

por RAFAELLA publicado 21/08/2020 10h30, última modificação 21/08/2020 10h40
“Nossa equipe deixará à futura gestão de Irati mais de 30 projetos prontos em diversas áreas”, contou João Almeida
Secretário de Planejamento discorre sobre a situação anterior, atual e futura da pasta

Secretário de Planejamento e Coordenação, João Antonio Almeida Júnior

   Atendendo a indicação nº 044/2020, a palavra-livre da Sessão Ordinária do dia 18 de agosto foi utilizada pelo Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, João Antônio Almeida Júnior, que discorreu sobre os projetos e ações da pasta anteriores, atuais e futuros, respondendo questionamentos dos vereadores.

   João iniciou falando que a Secretaria faz captação de recursos e encaminhamentos de projetos junto com a secretaria de obras, sendo uma secretaria intermediária entre todas as demais pastas. “Quando assumimos não tínhamos nenhum projeto para a cidade em nenhuma área. Agora nossa equipe desenvolveu vários projetos e vamos deixar para a futura gestão de Irati mais de 30 projetos prontos. Seja quem for o prefeito, encontrará projetos de iluminação pública, pavimentação, arborização, entre outros”, destacou.

  Conforme Almeida, nos últimos dois anos passaram pela secretaria em valores captados e executados R$ 49,8 milhões. “Em 2019-2020, 63 obras foram terminadas e somente nesta gestão 151 obras foram concluídas”. Explicou também para os vereadores como está a secretaria atualmente e qual o seu planejamento estratégico por secretarias. “O principal desafio da próxima década é empregos para Irati, precisamos vender o município, mostrá-lo em revistas do Estado, inventários e ofertas turísticas, já fizemos apresentações para públicos de língua inglesa, ucraniana e persa. Participamos também da marcha dos prefeitos, congresso e grandes eventos. Estamos encerrando junto ao governo do estado estudos do Programa de Atração de Investimento, o PMAI. Precisamos estruturar os nossos condomínios e para isso temos projetos tanto de asfalto, quanto de pavimentação e infraestrutura, mas antes estamos concluindo o licenciamento ambiental de todas as empresas. Também estamos em negociação com o governo do estado de uma permuta, de uma área do governo com uma área de Irati, para podermos ampliar o condomínio industrial na BR 277, em uma área do Iapar - 20 alqueires”, comentou.

   Na saúde, João afirmou que houve estruturação em todas as unidades a maioria do interior, e a estruturação em parceria Samu, Santa Casa e Hospital Erasto Gaertner. “Tivemos também a visita da comitiva ucraniana, os quais trouxeram um equipamento de diagnóstico a distância, e foi assinado na semana passada um contrato de comodato de cessão destes equipamentos e a comunidade de Gonçalves Júnior será sede do projeto piloto no Brasil”, relatou o secretário dizendo ainda que também já está em estudo o agendamento de consultas por aplicativo.

   Na agricultura, junto com o Secretário Raimundo de acordo com João foram desenvolvidos projetos de substituição do fumo por outras culturas. “Estamos trabalhando com os fumicultores o projeto Erva 20, mais de 10 mil mudas já foram entregues, com estimativa de colheita de 20 toneladas de erva por hectare. A erva-mate que conhecemos como chás e chimarrão, possui hoje mais de 100 subprodutos a serem utilizados”, contou Almeida falando ainda do projeto piloto pronto para ser desenvolvido em 2021 dos maracujás. “A ideia é distribuir 10 mil mudas para 10 agricultores e assim começarmos a produção deste fruto na região”. O Secretário citou ainda a Feira do Produtor que já está em processo de licitação, sendo que nos próximos 44 dias a obra dever ser inciada, para que até o final do ano esteja concluída.

   No esporte, fizemos estruturação nas quadras esportivas, no Centro da Juventude e em vários colégios e conseguimos também a finalização do projeto do Ginásio de Esportes. “O Paranacidade há cerca de 10 dias fez uma varredura dos nossos projetos e fechou o valor em R$ 5.685.000,00 para conclusão do Ginásio”.

   Na educação João contou que conseguiram zerar as filas nas creches. “Inauguramos também o Centro Municipal de Educação Infantil José Maria Orreda e mais dois centros estão em construção nos bairros Dalegrave e Rio Bonito. Muitas escolas estão sendo reestruturadas e ainda temos o projeto de reconhecimento facial para registro de presença das crianças. Um projeto piloto, que assim que as aulas retornem será executado e trará mais segurança para os pais. O professor não precisará mais fazer chamadas”, enfatizou. Segundo João, este é um retrato do polo que Irati se tornou para a educação. “Temos 10 universidades no município, isso mostra que temos nichos a serem explorados”.

   Na malha viária, de acordo com o secretário, foi feito um panorama de todas as ruas do município, tipo de pavimentação e o estado de cada uma delas. “No perímetro urbano temos mais de 300 km de ruas. Fizemos também um mapeamento de todas as estradas rurais. O projeto da estrada que liga Irati ao Guamirim até a barra do Gavião já está pronto, já temos projeto também da estrada de Gonçalves Júnior até o Cerro da Ponte Alta, projetos que ficarão como legados”, afirmou.

   Sobre o Condomínio do Idoso, Joao acredita que ainda este mês possa ser dada a ordem de serviço. “Temos que pensar no futuro no ‘Centro Dia’, onde as famílias deixam os idosos passando o dia com profissionais qualificados, os quais retornam para suas casas no final do dia”, comentou.

   “No Meio Ambiente estamos com um plano de arborização pronto, a fase 2 e 3 do Canal Hídrico também está pronta”, destacou Almeida contando ainda que muitas veze a comunidade traz para a setor público sugestões, assim como um projeto simples de monitoramento da altura dos rios, “que foi trazido por um cidadão iratiense e nós aprimoramos a ideia”, salientou o secretário citando ainda muitos projetos a serem executados, que ficarão para a próxima gestão.

   Os vereadores elogiaram a apresentação e fizeram inúmeras perguntas sanando todas as dúvidas que partiram da própria comunidade. O Presidente enalteceu a presença e disponibilidade do Secretário João Almeida que também agradeceu a oportunidade de apresentar ao povo os projetos e ações da pasta.  

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO