Secretários de Administração e da Fazenda discorrem sobre o Concurso Público 2022 e a situação financeira da Prefeitura
A convite do Presidente Helio de Mello, os Secretários Municipais da Fazenda – Juarez Miguel da Silva e de Administração e Recursos Humanos - Daniele Cavalli, usaram a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 18, para discorrer sobre os trabalhos de ambas as pastas. Os vereadores agradeceram a presença dos Secretários, fizeram elogios, sugestões e perguntas.
A Secretária Daniele Cavalli iniciou a explanação falando sobre a pasta de administração, que auxilia as demais secretarias no aspecto administrativo de pessoal, de patrimônio, arquivo, serviços gerais e tecnologia da informação. “Trata-se de uma secretaria meio que dá suporte as demais para que a gestão e os objetivos da administração sejam atendidos”, enfatizou Cavalli afirmando a Prefeitura conta hoje com quatro conselheiros tutelares, 17 secretários municipais, 95 cargos comissionados, 77 empregos públicos e CLT’s remanescentes, 356 PSS e 901 servidores efetivos, além disso, tem 238 estagiários distribuídos em diversas secretarias”.
Daniele discorreu ainda sobre as folhas de pagamentos por fontes, frota municipal, bens móveis e imóveis, reajustes da data base dos servidores concedidos desde 2017, implantação do Almoxarifado Central; controle mais rigoroso de Multas de Trânsito; reorganização do estacionamento do Paço Municipal; critérios rigorosos na concessão de Função Gratificada e Horas Extras e limitação da escolaridade mínima para Cargos Comissionados (conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná).
Sobre o Concurso Público 2022, que será realizado no dia 4 de dezembro, Cavalli contou que serão disponibilizadas 148 vagas mais cadastro de reserva. “O Edital deverá ser lançado no dia 21 de outubro. As vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais; Merendeiras; Motoristas; Operador de Máquinas; Assistente Administrativo; Auxiliar de Consultório Odontológico, Fiscal de Obra, Professor; Professor de Educação Infantil; Técnico de Enfermagem; Advogado; Auditor Fiscal; Cirurgiã Dentista; Contador, Enfermeiro; Engenheiro Civil; Médico; Professor de Educação Física e Psicólogo. A Secretária também falou sobre os 80 relógios de ponto instalados nas secretarias municipais. “Uma ação inovação desta gestão”.
O Secretário Juarez Miguel da Silva iniciou fazendo uma apresentação da sua pessoa e da Secretaria da Fazenda que, segundo ele, é o órgão responsável pelas políticas fiscal e financeira do município. Falou sobre as funções dos departamentos de Tributação e Fiscalização; Licitação e Compras; Tesouraria e Contabilidade. Apresentou a receita tributária realizada fazendo um comparativo de 2016 com 2021. De acordo com Juarez, o orçamento do município em 2021 foi de R$ 155.532.100,00 e o total de despesas R$ 96.433.875,48.
Neste ano, segundo o secretário, o orçamento ficou R$ 191.000.000,00. E no 2º quadrimestre deste ano, as receitas executadas apresentadas ficaram R$ 153.524.000,00 e as líquidas R$ 145.123.000,00, sendo que houve um superávit de R$ 8.401.000,00. Já o orçamento para 2023, apresentado na Lei Orçamentária Anual – LOA, ficou R$ 268.550.000,00.
Juarez contou ainda que o impacto financeiro do concurso deste ano será de R$ 995.422,46 (0,51%). Dentre as ações da Secretaria da Fazenda, foram realizados alguns Programas de incentivo ao pagamento de tributos e aumento de arrecadação, como o Refis, IPTU da Sorte e ITR. Os vereadores enalteceram o trabalho dos Secretários, parabenizaram pela transparência e organização, e levantaram alguns pontos, como a necessidade da contratação de médicos pediatras e a conclusão da obra do Ginásio de Esportes José Richa. Helio também quis saber sobre o seu pedido feito por meio de indicação para que a data-base dos funcionários públicos seja concedido em janeiro e não em abril. Juarez disse que existe a possibilidade sim e que este assunto já foi discutido pelo prefeito Jorge, o qual já tinha determinado essa alteração. “Acredito que logo este projeto será confeccionado”.
Os secretários agradeceram ao prefeito, à equipe de trabalho e aos vereadores, colocando as secretarias à disposição de todos. O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença dos Secretários, reiterando o compromisso e a disposição da Casa de Leis para colaborar na busca de excelência nos serviços prestados à comunidade, priorizando uma melhor qualidade de vida para a população.
(Acompanhe as explanações dos Secretários na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)