Sede recreativa e administrativa do CT Willy Laars recebe nome do ex-prefeito Antônio Toti Colaço Vaz
Na 22ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia nove de julho, os vereadores aprovaram em 2ª votação o Projeto de Lei nº 025/2024, do Legislativo, que denomina a sede recreativa e administrativa do CT Willy Laars de “Antônio Toti Colaço Vaz”. Na ocasião foi feita a leitura da biografia do homenageado e vereadores comentaram sobre a importância do ex-Prefeito (in memoriam) para o município.
BIOGRAFIA ANTÔNIO TOTI COLAÇO VAZ
Toti nasceu no Pirapó, interior de Irati, em 01 de junho de 1943. Era filho de um casal humilde da roça, Elisa Colaço Vaz e Sebastião Colaço Vaz. Irmão de Pedro, Olezia, Tica, Nato, Cirene, Milton, Orlando, Reni e Dirley.
Nos primeiros anos de estudo, percorria 7 km a cavalo até a escola com seu irmão, Pedro, e, na volta, já ficava na roça para trabalhar na lavoura. Teve uma infância sofrida, mas numa casa cheia de amor.
Ainda muito jovem, veio para Irati com sua família para buscar uma vida melhor e encontrou para caminhar com ele, Tani, mulher forte, guerreira, sua verdadeira fortaleza, e com quem teve duas filhas: Thays e Thamys; e três netos: Matheus, Natalia e Luisa.
A estrada da vida para Toti Colaço nunca foi fácil, tudo que conquistou sempre foi com muito suor, determinação e perseverança. Quando jovem trabalhou como engraxate, vendia pastel, transportava batata de caminhão, trabalhou na Ford. Sempre muito guerreiro, buscando contribuir com o sustento da família.
Aos 27 anos decidiu estudar para ter um futuro melhor e passou no vestibular na faculdade de Direito de Curitiba. Para custear a mensalidade e as despesas do curso, trabalhava de dia na Churrascaria Colaço e a noite ia e voltava de Curitiba para assistir às aulas. Isso tudo, em uma época que as estradas tinham pouco recurso.
Foi o único filho que conseguiu se formar, para orgulho de todos da família Colaço. Ingressou na carreira política em 1973, como vereador, atuando em duas legislaturas. Em 1982 foi eleito Prefeito pela primeira vez, sendo reeleito em 2001. Foi Deputado Estadual de 1991 a 1998, também duas legislaturas.
Seu propósito na política foi sempre ajudar a população mais carente e acreditar no crescimento e desenvolvimento de Irati. Reconhecido por todos por sua humildade, bondade e carisma, buscava sempre ouvir a população e ajudar cada cidadão iratiense.
As homenagens e relatos das inúmeras pessoas atingidas, de alguma forma, por Toti, confirmam seu olhar humano e cuidadoso com o próximo. Ninguém ficava desatendido ao buscar sua ajuda. Foi um verdadeiro visionário.
Como Vereador, Prefeito e Deputado Estadual, além de inúmeros projetos, se destacou como idealizador da FECLI, junto com Dona Maria Rosa Zanon de Almeida e Dr Fornazari. Criou a AMCESPAR. Foi o idealizador, com Alfredo Van Der Neut, do Parque Aquático de Irati. Comprou e implantou o CT Willy Laars, o Estádio Municipal Abraham Najib Nejm, e o Parque Industrial da Vila São João. Na área habitacional, possui uma marca de mais de 1.000 famílias atendidas com moradias próprias. Viabilizou a estrada de Irati a Imbituba e Irati a Inácio Martins. Atuou para a criação dos municípios de Fernandes Pinheiro e Guamiranga e mais outros no norte do Paraná. E é lembrado até hoje pelos mutirões realizados por todo município.
Mas, dentre tantas conquistas para o município, uma das mais significativas, guardada em seu coração, foi a Clínica de Hemodiálise de Irati, que hoje atende inúmeras pessoas que precisam de tratamento.
Além de atuar na política e na advocacia, também atuou como empresário na área da educação e radiodifusão. Mas Toti não era somente um homem público. Foi principalmente um homem dedicado a família. Teve uma vida plena, ao lado de sua esposa, Tani, e da família que tanto amou. Uma vida linda. Dura em muitos momentos, mas plena.
Foi um filho amoroso, um irmão carinhoso e presente, um tio acolhedor, um amigo leal e companheiro de pescaria. Teve um casamento feliz e duradouro. Foram 57 anos de casados, vivendo, lutando, amando, caminhando sempre lado a lado. Uma vida linda, de cumplicidade, fé e amor. Foi um pai incrível. Sempre foi a fortaleza da família, o porto seguro de suas filhas, o coração valente, como elas chamam.
Mas de todos os papéis desempenhados, o que ele fazia com mais amor era ser avô. Da Luísa, da Natália e do Matheus, que terão sempre a lembrança de um avô amoroso e presente. Essa é sua linda e emocionante história de vida. Vida de um homem honrado, com o coração bondoso que lutou bravamente pelos seus sonhos e sonhos de tantas outras pessoas. Cumpriu sua missão lindamente deixando um legado de amor, fé e coragem.
A apresentação do histórico pode ser visto novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)