Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sessão Ordinária é prestigiada por moradores do bairro Canisianas

Sessão Ordinária é prestigiada por moradores do bairro Canisianas

por RAFAELLA publicado 27/02/2019 14h28, última modificação 27/02/2019 14h28
Sessão Ordinária é prestigiada por moradores do bairro Canisianas

Moradores do bairro Canisianas acompanham Sessão do início ao fim

    Na Sessão Ordinária do dia 26 de fevereiro, oito novos projetos de lei do Executivo e três indicações do Legislativo foram lidos no Expediente. Na Ordem do dia, seis projetos foram discutidos e aprovados em primeira e segunda votação. A Sessão foi prestigiada por muitos moradores do bairro Canisianas, em especial da Rua Ladislau Delong, que vieram acompanhar a leitura do ofício no Expediente protocolado pela cidadã Viviane Oleinik, que solicita melhorias por parte do Executivo, através de abaixo-assinado, na referida rua que se encontra bastante deteriorada por falta de manutenção.   

        Durante as discussões no Expediente, os vereadores elogiaram a postura e coragem de Viviane Oleinik, que vem acompanhando e colocando em prática seu papel de cidadã ao cobrar melhorias para o seu bairro. “Um direito e dever de todo e qualquer cidadão”, alertaram os parlamentares.

       Na Ordem do Dia, o Projeto de Lei nº 011/2019, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 6.100,00 para a devolução de saldo residual correspondente a diferença entre o valor repassado e o valor contratado referente ao convênio 454/2018 foi aprovado com a dispensa do interstício legal em única votação por se tratar de matéria urgente.

       Foram apreciados e aprovados em segunda votação, os projetos de lei nº 006/2019, que altera o anexo III - Mapa de Uso e Ocupação do Solo Urbano da Lei n° 4231/2016 - Uso e Ocupação do Solo Urbano do Município de Irati, com o objetivo de melhorar as condições técnicas a partir da adequação do anexo e o nº 007/2019, que autoriza o Executivo a contribuir mensalmente com a Confederação Nacional dos Municípios – CNM, entidade nacional de representação dos municípios do Paraná, visando assegurar a representação institucional do Município de Irati, através da Confederação, nas diversas esferas administrativas da União, junto ao Governo Federal e aos diversos Ministérios, Congresso Nacional e demais órgãos normativos.

       Já em primeira votação foram aprovados os projetos de lei nº 008/2019, que autoriza o Executivo a contribuir mensalmente com a Associação dos Municípios do Paraná- AMP, buscando ratificar a filiação de autorizar a contribuição do Município de Irati junto à Associação dos Municípios do Paraná – AMP e com ela contribuir para assegurar sua plena atuação em favor dos Municípios Paranaenses, além de prestar-nos valiosa colaboração com o assessoramento à administração pública; nº 009/2019, autoriza o Executivo a efetuar a doação de materiais de construção para a Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro/ Campus Irati, destinados para a realização de melhorias nas instalações da Incubadora, propiciando uma melhora na infraestrutura a fim de atrair propensas empresas interessadas e o nº 010/2019, ratifica a participação na entidade municipalista regional denominada de Associação dos Municípios do Centro-Sul do Estado do Paraná – Amcespar, conforme Lei Estadual 19.216/2017 e 19.420/2018, que reconhecem a representatividade da entidade.

PALAVRA-LIVRE

      Roni Surek destacou a presença da cidadã Carla na Sessão, a qual recentemente postou um vídeo nas redes sociais demonstrando as dificuldades nas estradas rurais. “O vídeo mostra um ônibus escolar encalhado no segundo dia de aula”, lamentou o vereador contando que hoje acompanhou no jornal, as dificuldades que muitos municípios vêm enfrentando com este problema, “Irati não é diferente”. Surek disse que a população vem fazendo muitas cobranças de soluções. “Tenho percorrido os bairros da cidade, e para minha tristeza na Vila Nova nos deparamos com mais uma obra parada, alagada. Uma obra que teve a participação de uma economia da Câmara. Estarei entrando com um pedido de informações em relação esta situação, até porque um dos proprietários deste terreno, Roberto Thomaz, até agora não recebeu o dinheiro que esta casa já repassou”, afirmou o parlamentar lamentando as péssimas condições que os bairros da cidade se encontram. “Estamos sendo cobrados nas redes sociais como se não estivéssemos fazendo nada. Fica bonito para nós vereadores ver agricultores com cascalho em cima de carreta e de trator arrumando estrada? Não somos ouvidos e nem atendidos. Na semana que vem estará adentrando nesta casa um abaixo assinado em prol de melhorias relacionadas a água, que é sagrado, um direito de todo e qualquer cidadão, é o básico que precisamos para viver”, desabafou. Antes de concluir, Roni informou que este ano, através do “Mateando com o Vereador Roni”, estará visitando escolas e postos de saúde em vários bairros de Irati e no interior.  

       Durante a Sessão, o Presidente Nei Cabral convocou os Vereadores membros da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento para a Audiência Pública que será realizada nesta quinta-feira (28), às 13 horas no plenário, onde deverão ser apresentados os relatórios contábeis necessários, conforme exigência prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como, a prestação de contas detalhada das ações da Secretaria Municipal de Saúde.   

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO