Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Trânsito - Vereadores sugerem ampliação de vagas para idosos e portadores de necessidades especiais

por rafamaier — publicado 26/09/2018 14h50, última modificação 05/10/2018 15h55

Três projetos de lei foram apreciados e aprovados na Ordem do Dia

Na Sessão Ordinária do dia 25 de setembro, foram lidos no Expediente seis novos projetos de lei do Executivo e três indicações do Legislativo. Na Ordem do Dia, foram apreciados e aprovados três projetos.

Os vereadores Valdenei Cabral da Silva e Edson Luís Elias apresentaram indicação sugerindo a realização de estudos com o objetivo de ampliar o número de vagas exclusivas para idosos e portadores de necessidades especiais, bem como a criação de vagas para gestantes no sistema de estacionamento regulamentado - ESTAR. Conforme os parlamentares, a indicação se justifica pela necessidade de melhorar a mobilidade urbana para estas pessoas, que devem ser tratadas com prioridade, e, muitas vezes, não encontram vagas disponíveis próximo do seu destino, especialmente nos primeiros dias úteis do mês, onde o movimento e fluxo de veículos é bastante alto. Cabral também sugeriu estudos em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), no sentido de que sejam estendidas as redes de abastecimento de água tratada às residências localizadas no interior do município, especialmente no Distrito de Guamirim, considerando que muitas famílias ainda não contam com esse benefício que irá proporcionar grande melhoria na qualidade de vida.

Já o vereador Wison Karas indicou ao Executivo a realização de serviços de patrolamento e cascalhamento na linha do Sr. Ivo Matis, na comunidade de Pinho de Cima. Segundo ele, o pedido se justifica pela dificuldade de trafegabilidade que se encontra a referida estrada, causando transtorno e dificuldades de acesso para os moradores da região.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram em segunda votação por unanimidade de votos o Projeto de Resolução nº 001/2018, que dispõe sobre as viagens oficiais e a concessão de diárias a vereadores e servidores do Poder Legislativo. Em primeira votação aprovaram também por unanimidade os projetos nº 103/2018, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 305.000,00 destinado para projetos/ atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social e o nº 104/2018, que autoriza o Executivo a proceder a colheita de árvores exóticas localizada no terreno de propriedade do Município de Irati, na localidade denominada AGROVILA.

O Conselho Municipal de Cultura que faria uso da Tribuna Popular, através da sua Presidente Maressa Macedo, comunicou a desistência do pronunciamento por motivos internos do próprio Conselho.