Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores acompanham prestação de contas da Prefeitura

Vereadores acompanham prestação de contas da Prefeitura

por RAFAELLA publicado 28/02/2019 15h45, última modificação 28/02/2019 15h45
Vereadores acompanham prestação de contas da Prefeitura

Vereadores e Observatório Social fizeram questionamentos e críticas

Na tarde deste dia 28 de fevereiro, em Audiência Pública, a Prefeitura realizou prestação de contas, apresentando à população os relatórios contábeis relativos ao 3º quadrimestre de 2018. O novo Secretário Municipal de Fazenda, Juarez Miguel da Silva, acompanhou a apresentação juntamente com o Presidente da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento, Rogério Luís Kuhn e o Relator Alberto Schereda, além dos vereadores Roni Surek e Helio de Mello. A Audiência também foi acompanhada pela Secretária de Administração, Daniele Cavalli, pela Secretária de Saúde, Magali de Camargo, demais funcionários e pelo Observatório Social de Irati.

A Prestação de contas referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2018, foi realizada pelo Técnico Administrativo da Secretaria de Fazenda, Radamés Rangel. De acordo com o balanço orçamentário consolidado apresentado, a Prefeitura dispôs de uma receita de R$ 161.671.000,00; despesa de R$ 151.279.000,00 e superávit de R$ 10.392.000,00. Radamés apresentou todos os balanços orçamentários do Executivo e Legislativo e do Capsirati desdobrados, além de repassar todas as despesas por funções e subfunções de todas as secretarias municipais.

O Presidente da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento, Rogério Luís Kuhn questionou o porquê que o Departamento de Fazenda não disponibilizou antecipadamente os relatórios contábeis para melhor análise da Comissão da Câmara e pelo Observatório Social? Radamés pediu desculpas justificando que a referida falha ocorreu pela complexidade do encerramento do exercício 2018. “Foi uma correria, fizemos todas as publicações, atendemos toda a legislação, é muita coisa. Pedimos desculpas”.

O representante do Observatório Social de Irati, Gerson Musial, questionou as publicações no órgão oficial do município e o cumprimento das metas fiscais da pasta. “O orçamento está com uma diferença que não bate, 33% do previsto não foi cumprido. Inclusive, não existe avaliação no demonstrativo”, afirmou. Outro membro do OBS, Valentim Canesso complementou: “Quando eu trabalhava no Banco do Brasil se ocorressem divergências no orçamento éramos penalizados”.

O Secretário Municipal de Fazenda, Juarez afirmou que as divergências muitas vezes ocorrem devido a frustação de receitas ou mudanças de planejamento. Muitas outras indagações também foram feitas pelo Observatório Social de Irati. O vereador Roni Surek também buscou saber sobre o déficit deixado pela gestão passada no final de 2016, e a atual do município até o final do ano de 2018. Roni também criticou o horário da Audiência, que segundo ele, deveria ser realizada na parte da noite para que mais cidadãos possam acompanhar.

Tendo em vista os inúmeros questionamentos e sugestões apontadas, o Presidente da Comissão de Finanças, Rogério sugeriu que os vereadores e OBS possam encaminhar uma Carta de Recomendação, um relatório orientativo ao departamento de finanças da Prefeitura, para que todas os apontamentos sejam solucionados.

Na sequência, a Secretária Municipal de Saúde, Magali de Camargo, fez uma explanação detalhada da pasta sobre as ações no 3º quadrimestre do ano, respondendo questionamentos. Discorreu sobre os recursos financeiros de 2018; consultas médicas; exames básicos; odontologia; consultas e exames especializados; cirurgias eletivas; transporte e frota municipal; setor de fisioterapia; farmácia básica; entre outros setores.

A Audiência, que foi transmitida ao vivo, pode ser acompanhada na íntegra através do site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.