Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara acompanha prestação de contas da Prefeitura

Câmara acompanha prestação de contas da Prefeitura

por RAFAELLA publicado 01/06/2020 14h10, última modificação 03/06/2020 16h30
Câmara acompanha prestação de contas da Prefeitura

Vereadores e representantes da Prefeitura Municipal

Na noite do dia 29 de maio, em Audiência Pública, a Prefeitura realizou prestação de contas, apresentando à população os relatórios contábeis relativos ao 1º quadrimestre de 2020. O Secretário Municipal de Fazenda, Juarez Miguel da Silva, acompanhou a apresentação juntamente com os membros da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento (Rogério Luís Kuhn, Marcelo Rodrigues e Edson Luís Elias), além do Presidente Nei Cabral e dos vereadores Roni Surek e José Bodnar. A Audiência também foi acompanhada por funcionários da Prefeitura e pela Secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, que também prestou contas da pasta.

A Prestação de contas referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2020, foi realizada pelo Técnico Administrativo da Secretaria de Fazenda, Radamés Rangel. De acordo com o balanço orçamentário consolidado apresentado, a Prefeitura dispôs de uma receita de R$ 54.173.000,00; despesa de R$ 51.706.000,00 e superávit de R$ 2.467.000,00. Radamés apresentou todos os balanços orçamentários do Executivo e Legislativo e do Capsirati desdobrados, além de repassar as despesas por funções e subfunções de todas as secretarias municipais.

O Membro da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento, Rogério Luís Kuhn destacou que o Legislativo consumiu 1,25% do orçamento do Executivo. “Dos 7% que podem ser gastos utilizou apenas 1,25%, ou seja, possui um dos melhores indicadores da região e do Paraná, porque algumas atitudes foram tomadas nos últimos anos, sendo que inclusive a Casa fez uma devolução antecipada este ano ao Executivo de R$ 1.625.000,00”.

Os vereadores Rogério, Roni Surek e José Bodnar também comentaram a respeito de uma matéria veiculada pela Rádio Najuá, que se refere à reposição salarial do funcionalismo público. “Uma publicação mal feita, mal explicada que direciona comentários negativos à Casa e aos vereadores. Não existe nenhum aumento dos salários dos vereadores e sim a estagnação por mais quatro anos dos vencimentos, dos subsídios, dos vereadores. Foi consentido reposição inflacionária aos funcionários públicos municipais de 4,48% com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Reposição que já deveria ter sido feita em janeiro”, salientaram. Os parlamentares fizeram questionamentos também em relação ao Caps, a queda de arrecadações e sobre a capacidade de endividamento do município.

Na sequência, a Secretária Municipal de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, fez uma explanação detalhada da pasta sobre as ações no 1º quadrimestre do ano. Discorreu sobre os recursos financeiros de 2020; consultas médicas; exames básicos; odontologia; consultas e exames especializados; Farmácia Básica; transporte e frota municipal; vacinação; entre outros assuntos. Explanou também sobre o Boletim Municipal Covid, exames notificados, realizados e investigados.

Os vereadores fizeram muitas perguntas em relação as consultas, informatização dos trabalhos da área de saúde, atendimento a mulheres, idosos e crianças, sobre a obra da UPA da Vila São João, entre outros assuntos.

A Audiência, que foi transmitida ao vivo pode ser acompanhada na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.