Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores acompanham prestação de contas da Prefeitura

Vereadores acompanham prestação de contas da Prefeitura

por RAFAELLA publicado 02/10/2020 08h50, última modificação 02/10/2020 08h52
Vereadores acompanham prestação de contas da Prefeitura

A equipe da saúde acompanhou a explanação da chefe do departamento de finanças

Na noite do dia 30 setembro, em Audiência Pública, a Prefeitura realizou prestação de contas, apresentando à população os relatórios contábeis relativos ao 2º quadrimestre de 2020 e a proposta à Lei Orçamentária Anual 2021. O Secretário Municipal de Fazenda, Juarez Miguel da Silva, acompanhou a apresentação juntamente com os membros da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento (Marcelo Rodrigues e Edson Luís Elias), além dos vereadores Roni Surek e Nivaldo Bartoski. A Audiência também foi acompanhada por funcionários da Prefeitura e pela Secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, que também prestou contas da pasta.

A Prestação de contas referente aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2020, foi realizada pela chefe do Departamento de Contabilidade da Prefeitura, Joby Ayub. De acordo com o balanço orçamentário consolidado apresentado, a Prefeitura dispôs de uma receita de R$ 116.288.000,00; despesa de R$ 114.420.000,00 e superávit de R$ 1.868.000,00. Joby apresentou todos os balanços orçamentários com receitas por categoria econômica do Executivo e do Capsirati desdobrados, além de repassar as despesas por funções e subfunções de todas as secretarias municipais. A posição de restos a pagar em 31 de agosto de 2020 ficou em: processados – R$ 886.000,00; não processados – R$ 4.444.000,00.

Sobre as metodologias e projeções utilizadas para cálculo do Orçamento 2021, de acordo com Joby, foram realizados estudos e projeções acompanhando a arrecadação e as despesas do exercício 2020 e exercícios anteriores. Devido ao covid 19 não foram considerados reajustes inflacionários na receita para 2021 em relação a 2020. A receita de operação de crédito projetada parcialmente ficou em R$ 3 milhões, conforme contrato já assinado no montante de R$ 10,5 milhões. A Chefe do Departamento de Contabilidade também apresentou a projeção geral do orçamento 2021 do Executivo, Legislativo e Capsirati, com receitas previstas. Joby explanou sobre as receitas e projeção de despesas por órgãos.

Os Membros da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento e demais vereadores fizeram alguns questionamentos e elogiaram a apresentação, segundo eles, bem elaborada pelo Departamento de Finanças.

Na sequência, a Secretária Municipal de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, fez uma explanação detalhada da pasta sobre as ações no 2º quadrimestre do ano. Discorreu sobre os recursos financeiros de 2020; consultas médicas; exames básicos; odontologia; consultas e exames especializados; Farmácia Básica; transporte e frota municipal; vacinação; entre outros assuntos. Discorreu também sobre o Boletim Municipal Covid, óbitos, exames notificados, realizados e investigados.

A Audiência, que foi transmitida ao vivo, pode ser acompanhada na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.