Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores apresentam 13 indicações ao Executivo solicitando agilidade na vacinação de lactantes e manutenção de vias urbanas e rurais

por RAFAELLA publicado 04/08/2021 10h17, última modificação 04/08/2021 10h17

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 3 de agosto, os vereadores apresentaram 13 indicações ao Executivo. Os pedidos feitos em nome da população foram aprovados por unanimidade de votos. Neste ano de 2021, os vereadores já encaminharam à Prefeitura 10 requerimentos e 229 indicações.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira apresentou indicação solicitando que seja enviado ofício à Rumo Logística, sugerindo a realização de serviços para melhorias e adequação das passagens em nível da ferrovia com vias públicas da área urbana do município, especialmente na Rua Antônio Lopes, bairro Canisianas onde, recentemente, uma cidadã ficou presa com sua cadeira rodas e, por muito pouco, não veio a sofrer um gravíssimo acidente. “A solicitação tem por finalidade resguardar a segurança e a proteção de quem trafega pelos cruzamentos, impedindo a ocorrência de colisões e de atropelamentos”, alertou o vereador.

TEREZINHA MIRANDA VERES

A vereadora Teresinha Miranda Veres apresentou indicação reforçando o pedido contido na Indicação nº 187/2021, a qual sugere agilidade na vacinação de mulheres em fase de amamentação (lactantes), tendo em vista a entrada em vigor da Lei Federal nº 14.190/2021, que determina a inclusão de lactantes, com ou sem comorbidades, independentemente da idade dos lactentes, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. “Essa é uma importante ação para avançar ainda mais na cobertura de vacinação contra a Covid-19 no município”, justificou.

Teresinha também sugeriu a implantação de uma travessia elevada na Rua Lino Esculápio, esquina com a Rua Domingos da Luz, ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bem como melhorias na Rua em frente à Igreja. “Além dos fiéis que comparecem às missas, cerca de 550 crianças frequentam a catequese na Paróquia, as quais encontram dificuldades para cruzar a Rua Lino Esculápio, devido à grande velocidade dos veículos e motos que ali trafegam. Muitas pessoas circulam pelo local, para se deslocar ao Parque Aquático, Posto de Saúde e Justiça do Trabalho sendo, desta forma, extremamente necessário o redutor de velocidade, como elemento de prevenção de acidentes e para mais acessibilidade e conforto a quem transita pelo local”, enfatizou.

Por fim, a vereadora solicitou o envio de ofício ao Secretário de Estado da Saúde, requerendo que a quantidade de doses de vacinas a serem enviadas para o município de Irati seja considerada de acordo com às informações estimadas pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) para a população do município. “A diferença de população entre o Censo Nacional de 2010 e a estimativa do Ipardes é de aproximadamente 5 mil pessoas, razão pela qual hoje o município vem enfrentando dificuldades para agilizar sua campanha de vacinação”, justificou Veres.

ALCIDES CEZAR PINTO

O vereador Alcides Cezar Pinto solicitou ao Executivo melhorias urgentes nas vias do bairro Lagoa, especialmente nas Ruas Ladislau Marinski e Elias Onesko, que se encontram em péssimas condições. Também sugeriu a realização de cascalhamento e patrolamento na estrada principal da localidade do Caratuva II, tendo em vista que esta via é muito utilizada pelos moradores e há tempos não recebe manutenção. Alcides ainda requereu a realização de patrolamento na Rua José Soszek, no bairro Santa Fé.

LEOMAR JACUMASSO

O 2º Secretário Leomar Jacumasso sugeriu a realização de serviços de patrolamento e cascalhamento na estrada da Coloninha de Gonçalves Junior, a fim de melhorar a acessibilidade no local.

LEOMAR JACUMASSO E WILSON KARAS

Os vereadores Leomar Jacumasso e Wilson Karas sugeriram a realização de reformas e melhorias na Unidade Básica de Saúde de Gonçalves Junior, que se encontra bastante necessitada de manutenção. “A vida e a saúde são os direitos mais elementares do ser humano, pressupostos da existência dos demais direitos, razão pela qual merecem especial cuidado”, destacaram os parlamentares.

HELIO DE MELLO

O Presidente Helio de Mello apresentou indicação solicitando ao Executivo que sejam concentrados trabalhos, com maquinários e funcionários, para manutenção da estrada principal de Gonçalves Junior à Itapará, e que os referidos serviços sejam realizados na sua totalidade, garantindo mais conforto e segurança para quem transita pelo local. Sugeriu também a realização de um levantamento para realização de reparos no asfalto que liga a sede do município ao Distrito de Gonçalves Junior, onde há vários pontos em que a pavimentação está apresentando problemas, prejudicando o deslocamento seguro dos usuários.

Mello requereu que sejam construídos, nas comunidades do interior do município, espaços apropriados (cobertos e fechados) para destinação do lixo reciclável, pois além de organizar e facilitar a coleta, contribuirá também para que os resíduos não fiquem expostos na beira das estradas, o que além de causar poluição visual, propicia a proliferação de animais, que podem transmitir doenças e causar danos à saúde da população. Por fim, o Presidente indicou a realização de patrolamento da estrada que dá acesso à comunidade de Faxinal dos Mellos. Segundo ele, também se faz necessária a realização de reparos na ponte localizada na estrada citada, pois no estado que se encontra, a mesma não oferece segurança aos usuários.

Os pedidos foram reforçados pelos vereadores durante a discussão do Expediente, os quais explanaram sobre as demandas da população e necessidade de atendimento com urgência das indicações. Aprovadas por unanimidade de votos, as solicitações foram encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.