Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam Moção de Aplausos ao Paratleta Heverton Gil

Vereadores aprovam Moção de Aplausos ao Paratleta Heverton Gil

por RAFAELLA publicado 01/03/2023 14h35, última modificação 01/03/2023 14h35
Vereadores aprovam Moção de Aplausos ao Paratleta Heverton Gil

Paratleta Heverton Gil

   Foi realizada na noite do dia 28 de fevereiro, a 3ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, dois novos projetos de lei do Executivo, 19 indicações dos vereadores e três pedidos de informação foram apresentados. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Renato Hora, que fez uma apresentação dos trabalhos, ações e projetos realizados pela Associação.

   No Expediente, foram lidos os projetos do Executivo nº 005/2023, que autoriza o Município de Irati a celebrar parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/PR, associação civil de direito privado sem fins lucrativos, que realiza atividades de defesa em favor das políticas públicas e interesses do município e a pagar as respectivas anuidades e o nº 006/2023, que institui o Programa “Porteira Adentro”, de fomento e incentivo ao produtor rural. As referidas matérias já lidas, foram encaminhadas para as Comissões Competentes da Casa, que deverão emitir os pareceres.

ORDEM DO DIA

   Na Ordem dia foi aprovada em votação única a Moção de Aplausos nº 001/2023, que registra e concede, por meio dos Vereadores Alcides Cezar Pinto, José Ronaldo Ferreira, Teresinha Miranda Veres e Vera Maria Gabardo, Moção de Aplausos ao Paratleta Heverton Gil. A Moção deverá ser entregue ao homenageado, em breve, na Câmara.

   Também foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei do Executivo nº 004/2023, que que autoriza o município a conceder premiação em decorrência de campeonatos esportivos promovidos pela Secretaria de Esportes e Lazer.

PALAVRA-LIVRE

    O Presidente José Ronaldo Ferreira enalteceu o trabalho do prefeito Jorge Derbli e da Secretária de Educação, Jandira Girardi, pelos kits escolares entregues nas escolas. “No dia 16 de fevereiro, participamos na Escola Rosalina Cordeiro de Araújo e no CMEI Professor José Maria Orreda, da entrega oficial dos uniformes escolares. Foram entregues uma jaqueta, uma calça e duas camisetas de manga curta. Em outubro do ano passado, já haviam sido entregues um par de tênis, dois pares de meia, uma mochila com material escolar e um estojo. Segundo Carla Rogal, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, os uniformes já estavam nas escolas desde o final do ano passado, mas a entrega do restante do kit aconteceu somente este ano. Ainda, segundo Carla, a inauguração do novo CMEI do Rio Bonito deverá ocorrer nesta quinta-feira (2), e já existe uma reserva de uniforme para estes alunos, fechando 6.200 kits”, relatou. Ronaldo contou ainda que foi emocionante ver as crianças recebendo os uniformes, “parabéns às monitoras, coordenadoras e a direção geral pelo cuidado que têm com as crianças. O uniforme é muito importante para identificar os alunos, trazendo mais segurança tanto para as escolas, quanto para os pais”.

    Helio de Mello discorreu sobre o possível fechamento do Hospital Erasto Gaertner. “Pacientes tem aguardado muito tempo na fila de espera. Há direcionamentos para outros centros, como para o Angelina Caron, Evangélico, Santa Casa de Curitiba e São Vicente. De vez em quando algum paciente segue para o Erasto. Será que é falta de representação política? Foi uma guerra ter este braço do Erasto, não podemos perder. Sugiro que formulemos um documento com a assinatura de todos os vereadores e demais instituições para entregar ao Presidente da Amcespar, não podemos perder a unidade de Irati por politicagem. A minha sugestão é ir direto no governador, relatar a situação da nossa gente que tem perecido na filha de espera. Mais de 100 pacientes desde novembro aguardando na fila”, lamentou Mello.

    Sobre o interior de Irati, Helio pediu atenção. “O povo está sofrendo com as estradas, alunos estão ficando sem aula porque não tem transporte, agricultores estão tendo que dar jeito para tirar suas produções, pontes e bueiros estão aguardando reformas. A situação está caótica. Agradeço aos moradores do interior que têm registrado por meio de vídeos e fotos e encaminhado os registros, para que possamos enviar ao prefeito e ao secretário. Nós somos a voz do povo, mas precisamos ser atendidos. Sei da dificuldade de maquinários, mas sugiro que o executivo envie um projeto para esta casa visando a aquisição de mais maquinários, linhas de crédito, vamos encher de patrola e caçamba as estradas do interior. Temos que valorizar e respeitar aqueles que produzem comida.  O nosso interior precisa de mais atenção”, clamou.

TRIBUNA POPULAR

   Na Tribuna Popular, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Renato Hora, explanou sobre os projetos e ações da Aciai. Os vereadores enalteceram o trabalho do advogado a frente da Associação, colocando a Casa de Leis a disposição para trabalhar juntos por Irati.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”. 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)