Vereadores aprovam PL que concede Título de Cidadão Benemérito a Eugênio Mazepa
Na 19ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia 18 de junho, os vereadores aprovaram em 2ª votação o Projeto de Lei nº 021/2024, do vereador Alcides Cezar Pinto, o qual concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Eugênio Mazepa.
Durante a sessão, o vereador fez a leitura da biografia do homenageado. O Presidente Interino, Dr. João Henrique Duarte, parabenizou Alcides pela importante homenagem e ressaltou que o Sr. Mazepa é “um grande médico, grande político e grande pai de família”.
BIOGRAFIA DE EUGÊNIO MAZEPA
Eugênio Mazepa, filho de Miguel Mazepa e Maria Koguta Mazepa, nasceu em 20/04/1949, a meia quadra do antigo Hospital (em frente ao Bar do Bini e da caixa d’água), na residência do Sr. João Grande, até os dias de hoje, na esquina em frente da capela mortuária Santa Rita.
Quando jovem, iniciou suas atividades musicais na Colônia Gonçalves Júnior, com uma gaita “oito soco”, acorde de oito baixos (de botão), de dois a três dias tocando a música “Saudades do Matão”. Estudou no Grupo Escolar Gonçalves Júnior, e foi aluno da professora dona Ana Amaral Gruber, a qual teve a honra de atender como médico em sua residência algumas vezes em Irati.
Aos 11 anos, foi levado por seu pai para Curitiba com o dizer: “Seja alguém mais na vida, aprendendo uma profissão e estudando”, e assim foi aprovado no curso de Admissão em 2º lugar para ingressar no Colégio Estadual do Paraná, o que foi festejado pelas professoras de Gonçalves Júnior na época.
No ginásio, mudou para a casa de sua madrinha no bairro Seminário, onde cursou o científico no Colégio Nilson Batista Ribas. Antes da conclusão serviu o Exército no 20° RI (Regimento de Infantaria), no Bacacheri em Curitiba. Ingressou na Universidade Católica do Paraná, porém não conseguindo pagar as mensalidades, conseguiu uma bolsa de estudos na Filadélfia, através da Ucranian Medicai Center, que indicou três países para convênio: Argentina, Chile e Uruguai. Eugênio escolheu a Argentina pela proximidade, estudando na Universidade Nacional do Nordeste, na cidade de Corrientes, onde se formou médico-cirurgião.
No 2º ano, conheceu sua companheira, com a qual é casado há 49 anos e convive até os dias de hoje. Tiveram três filhos juntos: Larissa, Daiana e Éder. Iniciou suas atividades médicas em uma Especialização em Cirurgia da Cabeça e Pescoço no Hospital Evangélico do Paraná. Mas, por força da necessidade econômica, foi impulsionado primeiro para atender na cidade de Palmital, próximo à Guarapuava, quando seu pai, amigo do Dr. Fornazari, pediu para que ele trabalhasse pelo INAMPS, no qual o Dr. Lourival Fornazari, era o chefe.
Foi-lhe indicado três municípios da região que não tinham atendimento pelo INAMPS e por indicação de seu pai foi à Inácio Martins, aonde permaneceu por 24 anos e meio. Durante todos esses anos, a pedido do Ex-Prefeito Toti, de Irati, atendeu desde 1982 as comunidades do Itapará, Água Clara, Barra do Gavião, Cerro da Ponte Alta e Guamirim. Só suspendeu os trabalhos quando foi eleito prefeito de Inácio Martins de 1993 a 1996. Em 2006 veio à Irati a pedido do Prefeito Sérgio Stoklos, com os dizeres: “Você, Dr. Batateiro, filho da terra, volte para casa!”, e voltou. Então, passou a atender todas as comunidades de Irati, Pinho, Gonçalves Júnior, Rio do Couro, Cerro, Itapará e Faxinal dos Neves. Ingressou como Estatuário na Prefeitura de Irati em 2013, por concurso, fixando-se na Vila São João, onde tem uma honra enorme de ter atuado por 11 anos, sem ter tido nenhuma desavença.
Durante todos os anos da prática da medicina, nunca deixou de se atualizar, tendo como especialidade Médico da Família e Comunidade, pós-graduação em Geriatria, Urgência e Emergência. Fez plantões e foi médico interno na Santa Casa de Irati. Trabalhou em Inácio Martins de 1982 a 2022 e descia a serra todos os finais de semana para atender na Santa Casa. Também é preceptor do programa Mais Médicos e Médicos pelo Brasil desde a sua criação. Participa desde o início das capacitações em Clínica Médica realizadas pela Sociedade Paranaense de Clínica Médica, em Curitiba. Em Inácio Martins, teve também sua Banda de música, os Kakos, a qual lembra com saudades, pois tocou muito pelo interior de Irati. Foi aposentado pelo município de Irati compulsoriamente neste ano, porém ainda tem vontade de voltar a suas atividades pelo ambulatório a convite da atual Secretaria de Saúde.
A apresentação do histórico e do projeto que homenageia Eugênio Mazepa podem ser vistos novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)