Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam PL que denomina a UBS do bairro Fósforo de “UBS Ademar Neves”

por rafamaier — publicado 30/08/2017 22h25, última modificação 05/10/2018 15h50

Vereadores aprovam abertura de crédito para custear despesas do Projeto “Música nas Escolas"

Na Sessão Ordinária do dia 29 de agosto, quatro novos projetos de lei do executivo e legislativo, seis indicações e três requerimentos foram lidos no expediente. Na Ordem do Dia, seis projetos foram aprovados. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Pastor Daniel da Igreja Adventista do 7º Dia, representante do Clube de Desbravadores Estrela do Sul.

Os vereadores apresentaram indicações para serviços de melhorias na rua principal da Comunidade de Ponte Alta de Gonçalves Junior; serviço de cascalhamento das estradas rurais da Linha 7 de Gonçalves Junior; construção de travessia elevada em frente à escola São Miguel do Itapará e acostamento próximo a escola, e também construção de travessia elevada em frente ao comércio do Genésio Conrado; cascalhamento e tapa-buracos nas estradas da comunidade de Faxinal dos Antonios; construção de uma travessia elevada na Rua do Sossego, na Vila Flor, próximo a Mercearia do Sr. Jacir e estudos por parte do Departamento de Trânsito Municipal, objetivando o abrandamento da velocidade dos veículos que transitam na Rua Ladislau Grechinski, entre a rotatória da Santa até a Rua XV de Novembro, por medida de proteção a vida e integridade física dos munícipes. Também foram apresentados três requerimentos solicitando algumas informações ao Executivo.

Na Ordem do Dia, em segunda votação foram aprovados os projetos de lei nº 099/2017, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 30.000,00 para custear despesas com o Projeto “Música nas Escolas”; nº 100/2017, que autoriza o Executivo a aumentar subvenção social à ASI – Associação Santos Inocentes (Cidade da Criança), no valor de até R$ 15.000,00 recursos estes referente doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através do Imposto de Renda, para dar cobertura as despesas com o Projeto “Cidade da Criança”; nº 101/2017, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 170.000,00 para aquisição de instrumentos musicais para a Guarda Mirim, recursos estes oriundos de convênio assinado entre o município e a Secretaria de Estado da Cultura e o nº 024/2017, do vereador Roni Surek, o qual denomina a Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Fósforo, de UBS Ademar Neves.

Em primeira votação foram aprovados os projetos nº 103/2017, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar na importância de até R$ 925.000,00 para o empenhamento das despesas da Secretaria Municipal de Saúde para o 2º semestre e o nº 106/2017, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 16.000,00 para adequação de dotação orçamentária que está sendo ajustada de acordo com o novo plano de trabalho a ser aplicado.

Rogério Luís Kuhn citou o lançamento do Marco Legal da Primeira Infância realizado no dia 29, “um marco obrigatório que o executivo deve cumprir”. Comentou também sobre “falta de comida nos CMEIs”,  revelações feitas por professoras, segundo ele. “Sugiro aos demais membros da Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social, que façamos uma visita em alguns centros para verificar ‘in loco’ a situação”. Kuhn também lamentou o pedido de exoneração do secretário de saúde do município, Agostinho Basso.

O vereador Edson Luís Elias destacou o culto de aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Canisianas, realizado no último domingo (27) em comemoração aos 23 anos da Igreja. “Fui muito bem recebido nesta noite maravilhosa, abençoada, cheia de glória e alegrias. Agradeço o convite e registro os parabéns ao Pastor João Eudes pelos maravilhosos trabalhos religiosos a frente da Igreja, bem como, a todos os outros pastores que o antecederam”.

O Presidente Helio de Mello pediu a direção da casa que envie ofício ao secretário de finanças do município para que o mesmo faça uso da Tribuna na próxima sessão e esclareça a situação financeira do município e questionamentos dos vereadores. “Caso contrário faremos a convocação”.

Na Tribuna Popular, o Pastor Daniel, representante do Clube de Desbravadores Estrela do Sul fez uma breve apresentação dos trabalhos e objetivos do Clube que envolvem jovens de 10 a 15 anos em atividades, desenvolvendo talentos, habilidades, percepções e gosto pela natureza.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.