Vereadores aprovam projeto que autoriza premiação ao Concurso Fotográfico “Irati em Imagens”
Na Sessão Ordinária do dia 09 de abril, três novos projetos de Lei do Executivo e uma indicação do Legislativo foram lidas no Expediente. Na Ordem do dia, cinco projetos foram analisados e aprovados. Na palavra-livre os vereadores discorreram sobre diversos temas.
A indicação apresentada pelo vereador Nivaldo Bartoski, aprovada por unanimidade de votos, solicitou serviços de patrolamento e tapa-buracos entre as comunidades de Cachoeira da Vista Alegre e Cadeadinho. De acordo com Bartoski, são cerca de três quilômetros que precisam de tais benfeitorias.
Na Ordem do Dia, foram apreciados e aprovados em segunda votação, os projetos de lei nº 032/2019, que dispõe sobre a Comissão Municipal de Trânsito, propondo adequações da Lei em conformidade com o Regimento Interno e Decreto; nº 033/2019, autoriza o Executivo a permutar área de terreno de propriedade do município, localizado na Avenida Vicente Machado, com área de terreno de propriedade de Valdenei Dal Santo, localizada no Loteamento Santa Terezinha III e o nº 034/2019, que autoriza o Executivo a conceder premiação ao Concurso Fotográfico “Irati em Imagens – VII Concurso Fotográfico Pe. Tadeu Dziedzic” e “VI Concurso de Vídeo João Wasilewski”.
O Projeto nº 003/2019 do vereador Rogério Luís Kuhn, o qual altera a Lei Municipal nº 1432/1997 e estabelece normas para instalação de Feiras no Município de Irati foi aprovado contra os votos dos vereadores Roni Surek e Wilson Karas. Roni justificou seu voto dizendo que é contra a palavra vedada que consta na Lei. “De certa forma é uma proibição que comerciantes de fora venham oportunizar a população, dentro da sua legalidade, produtos que tenham procedência. Como o PL vai permanecer desta maneira declaro meu voto contrário”. O 1º Secretário José Bodnar que votou favorável rebateu: “Em outros projetos que não concordei, procurei sempre colocar emendas. Quando não estou de acordo, eu emendo”.
Em primeira votação foram analisados e aprovados os projetos nº 035/2019, que institui a Corregedoria da Guarda Municipal de Irati e o nº 036/2019, que autoriza o Executivo a receber em doação “busto” a ser colocado na Praça “Edgard Andrade Gomes” atendendo à solicitação da família Gomes.
PALAVRA-LIVRE
Nivaldo Bartoski parabenizou o Presidente o Nei Cabral por conduzir democraticamente a Mesa Diretora. Citou também o posicionamento de um cidadão que fica postando vídeos criticando os vereadores. “Peço que este internauta tenha mais respeito, fui eleito com legítimos votos populares. Este cidadão disputou a eleição, não se elegeu, e agora vive nos perseguindo. Só admito que seja um fiscal nosso aqui o Observatório Social de Irati, que vem com educação trazendo ideias, auxílio e oferecendo amparo. Acho que com vídeos mentirosos, jamais resolveremos os problemas de Irati. Sempre tenho trazido todas as indicações em nome do povo”, afirmou. Em um aparte, o vereador Marcelo Rodrigues disse: “Qualquer cidadão tem o direito de reclamar, porque enquanto vereadores, estamos exercendo um cargo pelo voto popular. Mas, sabemos que este cidadão concorreu e não logrou êxito. Estas pessoas não se elegem e depois saem fazendo vídeos, mas não trazem soluções. O cidadão de bem de Irati, aquele que reside, trabalha e tem seu emprego e família na cidade, não sai falando mal de ninguém”, declarou. Nivaldo finalizou afirmando “que não é com vídeos nos agredindo, agredindo os secretários e os funcionários, que vamos mudar algo”.
Roni Surek registrou seu pedido de desculpas ao atual Chefe de Gabinete Ico Andreassa, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, pois na semana passada o vereador afirmou que o Ico não tinha ido nenhuma vez tomar café na empresa do Ivan Pazinatto. “Houve uma falta de comunicação”. Surek também registrou sua satisfação de ter levado o Professor Claudino Kosteski visitar a Escola Matilde Nascimento de Araújo conhecer o espaço e o trabalho das crianças. Contou que também esteve junto com o responsável pelo setor de licitações da Prefeitura, Antônio, o qual informou que dentro de 30 dias as licitações estarão sendo transmitidas ao vivo pelo youtube, trazendo mais transparência e clareza. Comentou ainda sobre a vinda de uma equipe do Tribunal de Contas, que estão fazendo auditoria nas obras paradas no município. Por fim, Roni lamentou a situação do esporte em Irati. “Está sofrendo, está carente, sem oxigênio, eu não gostaria de estar na pele do Xoxolo, pois faltam funcionários e recursos. Está tudo parado, citou os campeonatos de truco, bilhar, bocha, passeios ciclísticos, futsal”, lamentou Surek dizendo ainda que os Jogos Escolares tiveram início sem abertura.
O Presidente Nei Cabral elogiou a Romaria do Itapará e a Semana da Cidadania promovida pelo Observatório Social de Irati. Comentou sobre a auditoria que está sendo feita pelo Tribunal de Contas nas obras paradas do município, e sobre obras da comunidade do Guamirim, como o Centro Cultural, e pavimentação de algumas ruas.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)