Vereadores cumprimentam deputados eleitos e colegas de casa pela disputa e coragem
Na palavra-livre da Sessão Ordinária do dia 09 de outubro, os vereadores discorreram sobre diversos assuntos, cumprimentando os colegas de casa pela disputa e coragem no último pleito eleitoral, além dos deputados eleitos.
José Bodnar comentou sobre os deputados que não se reelegeram. “Não sabemos como vai ser o Congresso, aqui na nossa região muitos ficaram de fora, foi uma eleição muito disputada, parabéns a todos os candidatos de Irati pela disputa. Parabéns a região de São Mateus do Sul, que se uniu e elegeu o representante Emerson Bacil, para Assembleia Legislativa do Paraná”. Em nome do Partido Verde, Bodnar agradeceu a expressiva votação da deputada Leandre Dal Ponte, que fez mais de 123 mil votos. “Agradeço a cada um dos iratienses. Esta votação aumentou a sua responsabilidade com Irati, pois ela dobrou os votos da última eleição, portanto, responsabilidade dobrada. Seremos os primeiros a cobrar um bom trabalho para a nossa região. Também quero agradecer à prefeitura, pelo atendimento da minha solicitação, através de indicação, de uma travessia elevada na Rua Dr. Correia, próximo da Apae”, agradeceu o vereador contando que participou na semana anterior, de um evento na Comunidade Bethânia, com a participação do cantor Fernandinho do Rio de Janeiro. “O encontro reuniu cerca de duas mil pessoas, foi muito gratificante”.
Rogério Luís Kuhn também agradeceu a todos eleitores que votaram na deputada Leandre Dal Ponte, que em Irati assumiu um fardo bem pesado agora. “15 mil votos é um número histórico e com isso vem a responsabilidade e ela sabe disso. Sabe onde terá que devolver o carinho que recebeu. Agradecimentos à equipe do partido e a todos os cabos que trabalharam por ela por acreditarem na sua pessoa”, agradeceu Kuhn lamentando a não reeleição do deputado Evandro Roman, que destinou cerca de 7 milhões para Irati. “Parabéns ao Marcelo e ao Roni pela participação democrática, representando esta casa de leis, independentemente de votos, sabemos o quão difícil é esse caminho, parabenizo pela coragem. Da mesma forma, parabéns também ao Odilon e o Felipe Lucas”, cumprimentou o vereador relembrando um projeto antigo da Aciai o “Vote Próximo”, “que objetivava eleger um candidato e talvez tivéssemos, hoje, um deputado estadual”. Por fim, Rogério agradeceu ao PV que saiu fortalecido, “nossa legenda não vai cair, é um partido pequeno, mas não é nanico. Vamos trazer esta votação de volta e transformá-la em emendas para Irati. Perdemos apoio político, então vamos reforçar em cima da Deputada Federal Leandre”, afirmou.
Edson Luís Elias reforçou os agradecimentos ao Corpo de Bombeiros, pelo convite referente a solenidade de comemoração dos 106 anos da corporação. “Quero me desculpar, por motivos de viagem, não cheguei a tempo da formatura, mas registro os votos de parabéns a todos os integrantes desta valorosa corporação pelos relevantes trabalhos, que prestam com muita competência e carinho junto a Irati e toda a região. Parabéns aos que estão na ativa e aos que estão na reserva aposentados e aos outros, que infelizmente não estão mais entre nós, mas que fizeram parte desta bonita história”. Sobre as eleições, Elias parabenizou todos os órgãos de segurança da cidade, a equipe do fórum eleitoral, a população e aos companheiros Marcelo e Roni, pela coragem. “Um grande abraço também ao Jorge Zen pela representação na casa”, finalizou.
Roni Surek agradeceu a Deus pela graça e dádiva de poder concorrer como deputado estadual, “de um menino que saiu do fundo da grota do Taquari, que foi seminarista e serviu o quartel, e durante um ano foi um mero rolador de terra, empresário, radialista, chefe da Ciretran, secretário de esportes por três grupos políticos diferentes, assessor de deputados e secretário de saúde”. Surek disse que com sua força de vontade nunca passou e sempre teve uma família maravilhosa e bons amigos. “Quero agradecer o convite do deputado federal, Toninho Wandersheer, homem idôneo, cidadão que veio várias vezes em Irati, trouxe verbas, e me deu a presidência do partido, no qual me elegi vereador. Graças a Deus, o deputado se elegeu numa disputa difícil com o Valdir Rossoni, com uma diferença de 400 votos”. Roni agradeceu a sua família, especialmente seu pai, que pegou 35 dias de férias para carregar seu nome. O vereador também afirmou que foi uma eleição injusta. “Precisamos de reforma política urgente, pois tem deputado que se elegeu com 13 mil votos e o outro que fez 50 mil votos e ficou de fora. Tomara que com essa mudança que teve no Senado, na Câmara Federal e na ALEP possam ocorrer mudanças para que a eleições sejam unificadas e tenhamos um gasto somente, e que sejam eleitos os mais votados sendo respeitada a vontade do povo, afinal de contas vivemos num pais democrático. Fico feliz de ter um aumento considerável de mulheres na Câmara Federal, pois elas são muito administradoras sensíveis e fraternas”, afirmou. Sobre os candidatos de Irati, “porque quatro?”. Roni destacou: “Antes quatro do que nenhum. Tem deputado que vem aqui, nunca trouxe nada e saiu com mil votos. Se é difícil uma eleição para vereador, imaginem para deputado, nada como estar dentro para sentir. O dinheiro faz a diferença, o dinheiro compra luxo, amigos e até bom gosto, só não compra a saúde. Foi uma eleição desigual para não dizer desumana. Me serviu como uma universidade. Não me interessa quantos votos eu fiz, eu sei como foram conquistados e de onde vieram. Na sola da bota e debaixo de um chapéu de palha”. Para concluir, o vice-presidente disse que vai resgatar a Associação dos Vereadores do Centro Sul do Paraná - ACAMCESPAR, “vamos montar uma associação nova e dar início a luta”. Por fim, contou que estará lançando o projeto particular “Mateando com o vereador Roni Surek”, indo nos bairros e no interior da cidade amada.
Depois de 69 dias licenciado, Marcelo Rodrigues relatou um pouco da sua participação na eleição. “Não foi fácil, mas aprendemos muito. Em 2016, fiz 672 votos como vereador e nesta para deputado somei 1332 votos em Irati, dobrando a votação. Agradeço a todos os eleitores, amigos, familiares e as pessoas do interior que somaram mais de 400 votos do total de 1979 votos na região. As urnas mostraram que o povo quer mudança, e não mais a velha política, a exemplo do nosso Senado. Em um ano e pouco, que estou nesta Casa, acabei vendo que o nosso tipo de conduzir os trabalhos não é o que a sociedade espera. Temos que fazer uma avaliação da política local, porque a partir de agora começa a campanha municipal. Sentimos a ausência de apoio dos vereadores, mas afirmo que o amargor que eu e o Roni sentimos, muitos sentirão em 2020, pois muitos irão a reeleição”, lamentou. Sobre o Decreto de Licença, entendo o prefeito. “Mas, nestes dias de campanha, percorri o interior. A região do Itapará até Água Clara está vergonhosa a situação da estrada, pedra sobre pedra. Impossível de trafegar até os Faxinais. Temos que rever algumas formas de política, porque isto está penalizando toda a casa e o prefeito. Estarei defendendo o nosso interior, porque mais de 400 votos meus vieram de lá, estarei visitando as comunidades. Não podemos mais tapar o sol com a peneira. O povo clama por melhorias. Ninguém vai se reeleger assim”. Ainda sobre a licença do prefeito, Marcelo afirmou que não é nada pessoal. “Estamos sendo pagos com dinheiro público e temos que fazer jus ao que recebemos”, concluiu.
Por fim, o Presidente Helio de Mello elogiou os pronunciamentos e desabafo de todos. “Esta é a casa do povo, lugar onde podemos defender os interesses da nossa comunidade”. Sobre as comemorações do Corpo de Bombeiros, Mello contou que no alto do morro, aos pés de Nossa Senhora das Graças, participou de belas homenagens aos bombeiros. “Uma grande iniciativa do nosso estimado amigo comandante Capitão Jorge Augusto Ramos”. Comentou que recebeu também do prefeito Jorge Derbli um projeto de lei, que institui no município de Irati o “Dia Municipal do Bombeiro”, a ser comemorado no dia 8 de dezembro. “O projeto será apreciado e votado pela Câmara nas próximas sessões ordinárias”. Dando continuidade as comemorações, segundo Mello, no dia 9, a escola da comunidade em Rio do Couro contou com a presença dos bombeiros, que ficaram quatro horas na escola realizando atividades, onde os estudantes puderam na prática, entender o importante trabalho realizado pelos bombeiros. “Um dia marcante e histórico na vida da comunidade”. Sobre as eleições, o Presidente parabenizou os colegas de casa pela disputa e coragem. “Esperamos que os eleitos possam continuar trabalhando por Irati e que tenhamos aquilo que já tínhamos, que a Santa Casa e a Unicentro não fiquem desamparada, que as ruas não deixem de receber recursos, que as escolas e postos de saúde sejam atendidos e que os olhos dos eleitos estejam voltados para a nossa cidade. Deixo o espaço da Tribuna para os eleitos que desejarem agradecer à comunidade”, concluiu.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)