Vereadores discorrem sobre recursos à Santa Casa de Irati, combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e IML
Foi realizada na noite do dia 23 de maio, a 15ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante a Ordem do Dia, três projetos foram aprovados em segunda votação, dois em primeira e um em regime de urgência. Três vereadores usaram a palavra-livre da sessão para discorrer sobre assuntos diversos.
Em segunda votação foi aprovado o projeto de lei nº 022/2023, que autoriza o Executivo Municipal a conceder premiação ao Concurso Fotográfico “Irati em Imagens” – IX Concurso Fotográfico Pe. Tadeu Dziedzic e VIII Concurso de Vídeo João Wasilewski; e os projetos do Legislativo nº 004/2023 (Helio de Mello), que denomina o Ambulatório Médico de Especialidade (AME), de “João Antonio de Almeida” e o nº 005/2023, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial do tipo visual. Em primeira votação foi aprovado o projeto do executivo nº 023/2023, que autoriza o Executivo a contratar Concessão de Direito Real de Uso de Bem Municipal com a Associação Filantrópica Arautos do Bem de Irati – AFABI; e o projeto do Legislativo nº 006/2023 (Helio de Mello), que denomina a pista de laço do CT Willy Laars de “Pista de Laço Nei Cabral”.
Considerando a urgência na aprovação do projeto e o relevante interesse público, o projeto de lei nº 021/2023, que autoriza o Executivo a adquirir imóvel registrado na matrícula nº 6143, do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Irati, com a área de 5.475m², por desapropriação, foi aprovado em única votação.
PALAVRA-LIVRE
José Ronaldo Ferreira comentou que no dia 26 de abril esteve em Brasília junto com o vereador Alcides e o prefeito Jorge em busca de recursos nos gabinetes dos deputados federais. “Ao visitar o gabinete do meu amigo Deputado Dilceu Sperafico do PP, expus a dificuldade da Santa Casa de Irati, que hoje é nossa prioridade, tendo em vista, que o hospital está prestes a fechar as portas por falta de recursos. E ele, prontamente garantiu uma verba de custeio no valor de R$ 291 mil à instituição. Aproveitei a oportunidade e solicitei mais recursos até o final do ano, devido a grande dificuldade financeira do hospital, e ele garantiu que encaminhará. Pedi ainda que se torne um Amigo da Santa Casa, e ele confirmou que estará integrando a Irmandade, que tem pouco apoio do poder público nas esferas estadual e federal”. O Presidente pediu aos demais vereadores que busquem recursos junto aos seus representantes estaduais e federais. “Precisamos ajudar o nosso Hospital com urgência”.
A Procuradora da Mulher da Câmara de Irati, Vera Maria Gabardo, contou que na semana passada esteve na Vila Raquel participando de uma reunião, onde foi constituída a Associação de Moradores do bairro. Informou ainda que também participou na semana anterior, na Assembleia Legislativa, junto com a vice-prefeita Dra. Ieda do 4º Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado do Paraná. “Centenas de vereadoras e procuradoras do Estado participaram, além das Deputadas Cloara Pinheiro, Mara Lima, Leandre Dal Ponte e Soraia Santos. Estamos trabalhando para que Irati implante um Departamento da Mulher no município. Precisamos deste setor para oferecermos mais assistência às vítimas de violência”, esclareceu. Vera citou uma fala da Deputada Cloara: “Quem tem que ter vergonha não é a pessoa agredida, mas sim o agressor”. Gabardo também agradeceu ao Denis Musial pelo convite para participar de uma reunião neste mesmo dia na Casa dos Conselhos para discutir Políticas Públicas das Mulheres. “Não pude participar, pois estava em Curitiba, mas parabéns pela reunião”. Por fim, a vereadora cumprimentou a Secretária Sybil Dietrich pelo evento maravilhoso realizado no dia 18 de maio – “Faça Bonito”, alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. “Centenas de crianças participaram e assistiram as palestras Informativas e de orientação”. A parlamentar fez um alerta: “Não vamos nunca esquecer do caso Araceli e, assim, manter no nosso coração a defesa das crianças e das mulheres vítimas de violência. Lembremos sempre que a cada minuto, uma criança é vítima de violência sexual no nosso país”.
Helio de Mello abordou mais uma vez o Instituto Médico Legal – IML citando a frase “nada é tão ruim que não possa piorar”. “Quem já precisou sabe das dificuldades que estou falando. O atendimento realizado por Ponta Grossa já era ruim, agora com União da Vitória ficou ainda pior”, lamentou. O vereador contou que por diversas vezes afirmou que isso é era um problema político. “Mas, recentemente estivemos na Secretaria de Segurança Pública do Estado buscando saber o porquê dessa mudança? Fomos informados que Irati passou para União da Vitória porque o Ministério Público de Ponta Grossa encaminhou um documento interditando o IML devido a rachamentos no muro e nas paredes do espaço físico, dando um prazo para se readequarem e, portanto, fizeram uma redistribuição dos atendimentos. No ano passado, eles retornaram com os atendimentos, e em dois meses as obras de reformas deverão ser concluídas. Pela manifestação da nossa sociedade, Irati voltará a ser atendida por Ponta Grossa”, esclareceu. Mas, Helio disse que o sonho do IML em Irati não acabou. “Já temos um positivo do reitor da Unicentro, que tem um terreno de 33 alqueires que foi comprado na época do Alfredo Van der Neut e foi pago pelo município, só nos falta o projeto”. Por fim, o parlamentar comunicou que será realizada uma reunião na Amcespar com lideranças e agentes de funerárias para esclarecer todas as situações, e assim, possamos informar de forma clara as famílias sobre o trabalho dos legistas”.
José Ronaldo Ferreira disse que desde 2006, esta Câmara vem lutando pelo IML. “Mas sempre que as eleições passam, nada mais é falado. O Instituto é muito importante para a nossa região, serão 10 municípios para dividir a conta”.
Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)