Vereadores homenageiam estudantes medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
No dia 16 de dezembro, a Câmara entregou Moção de Aplausos ao estudantes Lucas Ferreira Diadio, Tiago Orreda, Maria Sophia Niepchi, João Carlos da Silva Pepi, Gustavo Henrique Ferreira Machado, Lorenzo Kruk Menon e Maria Clara Likes Markowski que foram medalhistas durante a Edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). De autoria dos vereadores Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello, Teresinha Miranda Veres e José Renato Kffuri a Moção foi bastante elogiada e aprovada por unanimidade de votos. A evento foi acompanhado pelo prefeito Jorge Derbli, pela vice-prefeita Ieda Waydzik e por familiares dos estudantes.
O Presidente Dr. João Henrique Sabag Duarte enalteceu os estudantes pelas medalhas cumprimentando pelo esforço, dedicação, empenho e determinação, tornando-os exemplos na sociedade, merecedores da homenagem pública. Um dos autores da Moção, Alcides Cezar Pinto discorreu sobre a Olimpíada. “No mês de abril e maio de 2024, o Projeto de Extensão do IFPR - Campus Irati, ARTEemCENA, promoveu oficinas Steam na Escola Municipal Irmã Helena Olek, preparando os estudantes para a OBA e Mobfog. As ações foram marcadas pela construção e lançamento de foguetes de canudos e aulas teóricas sobre astronomia e astrofísica. A Olimpíada teve como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, difundindo conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando toda a comunidade escolar”, enfatizou.
Segundo o vereador, o resultado deste trabalho foi muito valioso, visto que sete alunos da Escola Irmã Helena Olek foram medalhistas na Olimpíada, com uma nota de corte expressivamente alta. “As medalhas de ouro vieram através dos alunos Lucas Ferreira Diadio e Tiago Orreda. A medalha de prata para a aluna Maria Sophia Niepchi e as medalhas de bronze ficaram para os alunos João Carlos da Silva Pepi, Gustavo Henrique Ferreira Machado, Lorenzo Kruk Menon e Maria Clara Likes Markowski”. Para Alcides, é de extrema importância reconhecer o trabalho das crianças e incentivar a educação. “Parabéns aos estudantes, continuem estudando e se dedicando que o sucesso é garantido no futuro”.
O Prefeito Jorge Derbli elogiou o ensino das escolas, o qual desperta na mente das crianças a inovação, a tecnologia e a modernidade. “Nos velhos tempos isso não existia era caneta, giz e caderno. Hoje os celulares já trouxeram modernidade. Essas crianças de mentes brilhantes estão de parabéns porque esta olimpíada brasileira de astronomia traz evolução. Parabéns aos pais pela educação em casa, às professoras pelo ensino e principalmente às crianças pela dedicação. Merecem o nosso respeito e esta homenagem”.
A professora Carla Ramos, que realizou as oficinas e preparou os alunos para a participação nas olimpíadas afirmou que a proposta em trabalhar com as crianças da Escola Irmã Helena Olek ocorreu quando o egresso Pedro Henrique Ramos Torres, seu filho, medalhista na OBA em 2023, apresentou a ideia de democratizar essa olimpíada para os estudantes e pediu a ajuda do ARTEemCENA, atualmente coordenado pela minha pessoa, sua mãe. “O momento que passamos na escola com as crianças, nas ações práticas e nas aulas teóricas, foi riquíssimo em troca de aprendizados científicos e de relações de integração entre os estudantes de diferentes níveis de ensino”, declarou Carla se colocando à disposição da Secretaria Municipal de Educação para alavancar a educação científica no município. “Percebemos que pelo número de estudantes que participaram da OBA, tivemos uma taxa alta de medalhistas, os alunos acertaram mais de 90% da prova. Parabéns pais pela educação dos filhos, agradeço ao IFPR pelo apoio e a todos os envolvidos, este momento é de comemoração”.
O medalhista Lucas Diadio de oito anos contou que quando foi convidado para participar da OBA ficou muito curioso. “Quem nos ajudou foi a professora Carla e seu filho Pedro, além de alunos do IFPR. As oficinas foram muito divertidas, meus pais também me apoiaram bastante. Gosto muito de estudar sobre o universo, mas o lançamento de foguetes foi o que mais gostei”. João Carlos da Silva Pepi de oito anos, explicou que concorreu com crianças de até nove anos. “Somos alunos com altas habilidades e superdotação, temos necessidades de desafios e de educação dinâmica. Agradeço a Deus por me dar inteligência, à professora Carla e seus alunos por nos apresentar os foguetes e mais conhecimentos sobre o universo, à minha mãe e à minha família, e especialmente, ao vereador Cesar Batatinha pela homenagem e aos demais vereadores pela aprovação”.
Os proponentes da Moção entregaram Certificados aos estudantes. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos em forma de reconhecimento e valorização de toda a dedicação e comprometimento nos estudos, elevando o nome de Irati.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)