Vereadores homenageiam família Rebesco com nomeação de ruas no Loteamento Residencial Rebesco
Na 23ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia 16 de julho, os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei nº 026/2024, do Legislativo, que denomina ruas do Loteamento Residencial Rebesco, localizado no Bairro Lagoa. Ficam denominadas as ruas do Loteamento da seguinte forma: Rua 1: Rua Bernardo Rebesco; Rua 2: Rua José Carlos Rebesco; Rua 3: Rua Zélia Zarpellon Rebesco. Na ocasião foi feita a leitura da biografia dos homenageados.
BIOGRAFIA DE JOSÉ CARLOS REBESCO
Nasceu no dia 30 de junho de 1948, no bairro Lagoa, na residência de seu avô Noé Rebesco e Donatila Rebesco. Filho de Zélia Zarpellon Rebesco e Bernardo Rebesco. Casado com Irene Zick Rebesco, com quem teve dois filhos, Bernardo Rebesco Neto e Dicesar Rebesco.
Estudou na Escola Municipal do bairro Lagoa até o 2º ano primário, depois fez o 3º ano primário no Colégio Nossa Senhora das Graças em Irati, o 4º ano primário no Grupo Duque de Caxias, e fez quatro anos do ginásio e três anos de contabilidade no Educandário São Vicente de Paulo.
José Carlos Rebesco trabalhou dos oito aos doze anos empacotando erva-mate, depois foi trabalhar na serraria de seu pai, hoje denominada Madeireira Bernardo Rebesco, onde trabalhou a vida toda e se tornou sócio, empresário e proprietário da mesma, também sócio da Comercial Rebesco.
Administrou a Capela Divino Espírito Santo na Lagoa por mais de trinta anos, e quando não era presidente, sempre ajudava nas festas, cuidando da Capela e auxiliando a comunidade do bairro. Era um homem religioso e simples, durante a semana trabalhava e aos domingos gostava de ir às festas de igrejas no interior.
Frequentava, durante a semana após o trabalho, o Clube Sete, onde tinha seus amigos que gostavam de jogar bocha e canastra.
José Carlos, homem que morreu muito rápido, deixou uma saudade imensa em seus irmãos, esposa, filhos, netos, noras e sobrinhos.
BIOGRAFIA DE ZÉLIA ZARPELLON REBESCO
Zélia Zarpellon Rebesco, filha de João Zarpellon e Rosa Gomes Zarpellon, nasceu no dia sete de setembro de 1928, na localidade de Butiazal, no Rio Azul, onde seu pai na época administrava a serraria de seu avô, Caetano Zarpellon. Em seguida veio morar no bairro Lagoa, onde estudou o curso primário e fez o ginásio no Colégio Nossa Senhora das Graças.
Casou-se com Bernardo Rebesco em 1947 e teve quatro filhos, sendo José Carlos, Jerson Carlos, Bernadete e Elizabete. Mulher dedicada à família e também ao trabalho, cuidava do armazém que Bernardo tinha no bairro. Zélia se dedicava muito às pessoas carentes no bairro, onde com frequência ficavam doentes e pediam para aplicar injeção, fato muito comum na época.
Participava, também, das festas da comunidade Lagoa, sempre fornecendo ajuda com pratos especiais, bolos e doces. Zélia era uma mulher muito querida por onde passava na cidade, e para os filhos e netos, fazia de tudo para agradá-los. Hoje é possível ver os frutos que ela plantou, nas empresas da família. A Madeireira, Comercial, Posto, Clinica Rebesco e o Residencial Rebesco, tudo fruto de Zélia e Bernardo Rebesco.
BIOGRAFIA DE BERNARDO REBESCO
Bernardo Rebesco nasceu no dia 24 de setembro de 1926, em Irati, no bairro Lagoa, filho de Noé Rebesco e Donatila Rebesco. Estudou em Irati, formou-se em contabilidade. Como citado anteriormente, casou-se com Zélia Zarpellon Rebesco e teve quatro filhos.
Trabalhou na lavoura com seu pai Noé e os irmãos Victor e Admar, até o ano de 1950. A partir de 1950, começou a trabalhar com madeira de pinheiro, cortava toras para a Companhia da Fósforo. Em 1956, começou a trabalhar também com erva-mate, onde fundou a Erva Mate Pérola do Sul. Em 1960, montou uma serraria, onde seus filhos Jerson e José Carlos, e seu genro Luiz Carlos Mendes, deram continuidade. Hoje a Madeireira Bernardo Rebesco é administrada pelos netos Luiz Felipe, Bernardo, Gustavo, Juliano e Dicesar.
Bernardo foi um homem muito ligado na política de Irati, foi vereador em quatro mandatos. Naquele tempo, o vereador não recebia, trabalhava por amor ao município e era assim a vida das pessoas políticas em cidades pequenas. Bernardo também foi candidato a prefeito de Irati, este talvez fosse seu maior sonho não realizado.
A vida toda deu emprego para muita gente e também ajudou muitas pessoas, entidades religiosas e clubes, etc. Bernardo Rebesco, se define como um homem de muita coragem e disciplina, trabalhador, correto, onde passava deixava sua marca. Deixou seus frutos plantados nas empresas administradas atualmente pela família.
A apresentação dos históricos pode ser visto novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)