Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins apresentam 10 requerimentos ao Executivo

Vereadores Mirins apresentam 10 requerimentos ao Executivo

por RAFAELLA publicado 26/10/2023 14h19, última modificação 26/10/2023 14h19
Agostinho Vanderlei Basso ministrou palestra aos Mirins sobre o tema: “A corrupção nos pequenos atos, na família e no Poder Público”
Vereadores Mirins apresentam 10 requerimentos ao Executivo

Vereadores Mirins e Agostinho Basso

   No dia 25 de outubro foi realizada a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim– Legislatura 2023. Além de alunos e professoras, as vereadoras Teresinha Miranda Veres e Vera Gabardo também acompanharam a sessão. Na Ordem do Dia, os Mirins apresentaram 10 requerimentos ao Executivo solicitando melhorias nas escolas. O Escritor, Professor e Enfermeiro, Agostinho Vanderlei Basso, ministrou palestra aos Mirins abordando o tema: “A corrupção nos pequenos atos, na família e no Poder Público”.

   Durante o Expediente da Sessão, a vereadora Vitória Eduarda dos Anjos de Paula e sua suplente Sophia Victoria Schindler Silva da Escola Matilde Araújo do Nascimento, requereram a instalação de brinquedos para crianças com deficiência (parquinho adaptado), nas escolas e CMEIS, visando atender os alunos portadores de necessidades especiais nas áreas visual, auditiva, intelectual e motora. João Augusto Zanlourensi e sua suplente Sophia Maria Luiza Lourenço da Escola Irmã Helena Olek, solicitaram a construção de abrigos (pontos de ônibus) na Rua Santos Dumont, pois os usuários de transporte escolar ficam diariamente expostos ao sol, chuva, além do desconforto de ficarem às margens da rua ou em frente à igreja, sem ter um local apropriado.

   O vereador Pedro Henrique Ferreira e sua suplente Sophia Danielle Johana Duda da Escola Tancredo Martins requereram sinalização de trânsito em frente à escola e na rua lateral, visando oferecer mais segurança para quem transita pelas vias, especialmente aos alunos, pais, professores e funcionários da instituição. Rubia Zainedin da Rocha e sua suplente Sophia Gabriely Gonçalves Florindo da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo indicaram a substituição do piso das salas de aula, que atualmente são de tacos de madeira, por porcelanato, oferecendo maior segurança e melhores condições de higiene e limpeza, além de proporcionar um ambiente mais agradável e acolhedor. Requereram ainda informações sobre o andamento do projeto de construção da quadra nova da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, visto que esse projeto já existe desde o ano de 2017, no mandato do ex-Vereador Mirim Raul Zainedim da Rocha.

   Gabriel Henrique Olisginski e sua suplente Samara Bobato da Escola Plínio Anciuttti Pessoa indicaram melhorias na estrutura da Escola, como a troca das cerâmicas das calçadas laterais e de uma das salas de aula, substituição das telhas transparentes no corredor e pintura interna e externa do prédio. Camile Vitória Kindzierski e sua suplente Elaine Lacomski da Escola Municipal do Campo dos Colonizadores solicitaram a construção de uma quadra poliesportiva, visto que a Escola não possui espaço adequado para realizar as aulas de Educação Física e demais atividades.

   Isabelly Rafaella dos Santos e seu suplente Romulo Kauê Cordeiro Macarrone da Escola Mercedes Braga requereram a realização de pavimentação asfáltica em frente à Escola – Avenidas das Torres, Alto da Lagoa – pois em dias de chuva o acesso fica bastante prejudicado, causando transtorno para alunos, pais, professores e funcionários. Maria Sofia de Souza e seu suplente Bernardo de Oliveira Carvalho da Escola João Paulo II, solicitaram a instalação de cobertura para o acesso dos alunos, visto que em dias chuvosos esse acesso se torna difícil, pois a distância é muito grande entre a escola e o portão principal. “O CMEI João Paulo II, necessita de uma cobertura de 31,5 metros de comprimento por 3 metros de largura. Já na escola a cobertura precisa ser de 46 metros de comprimento por 4 metros de largura”.

   Jerusa Batya Burdelak e seu suplente Marcos Vinicius de Paula da Escola Antonina Fillus Panka requereram melhorias na instituição como: implantação de uma travessia elevada na rua em frente à Escola; implantação de lombadas e sinalização viária na rua da Escola; conclusão da construção de piso no pátio; e adequação da parte dos fundos do pátio da Escola com areia e grama, pois o dreno está exposto. Além disso, agradeceram pelo asfalto executado na rua da Escola, que contribuiu muito para a melhorar a segurança do nosso acesso. Maria Eduarda Cardoso e sua suplente Larissa Stresser Menon da Escola Francisco Stroparo indicaram a inclusão no orçamento do próximo ano a distribuição de uma caixa de bombom ou barra de chocolate, na semana da Páscoa, para todos os alunos da rede municipal de ensino. Solicitaram também que sejam confeccionadas e doadas, para todos os funcionários das Escolas, camisetas com o logo da Secretaria de Educação de Irati, como uniforme a ser usado diariamente.

TRIBUNA

   O Escritor, Professor e Enfermeiro Agostinho Vanderlei Basso ministrou palestra aos Mirins sobre o Projeto Irati - A Gente Cresce sem Corrupção, abordando o tema: “A corrupção nos pequenos atos, na família e no Poder Público”. De forma bastante dinâmica envolveu os estudantes e professores com exemplos do cotidiano, difundindo a cultura da honestidade. A Presidente, Maria Sofia, agradeceu a participação do palestrante Agostinho e convidou a população a difundir a cultura da honestidade, desde as pequenas ações do dia a dia, promovendo uma verdadeira luta contra a corrupção. Maria também convocou os Mirins para a Sessão de Encerramento dos trabalhos da Câmara Mirim a ser realizada no dia 29 de novembro, às 9 horas.  

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos Mirins na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)