Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins enaltecem o Projeto Irati – A Gente Cresce sem Corrupção

Vereadores Mirins enaltecem o Projeto Irati – A Gente Cresce sem Corrupção

por RAFAELLA publicado 24/10/2019 11h35, última modificação 24/10/2019 11h34
“Precisamos repensar atitudes do dia a dia para que no futuro a corrupção não aconteça. Vamos começar por nós Vereadores Mirins dando o exemplo”, destacaram os alunos da Escola Matilde Araújo do Nascimento
Vereadores Mirins enaltecem o Projeto Irati – A Gente Cresce sem Corrupção

Mirins e Suplentes

   No dia 23 de outubro foi realizada a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim– Legislatura 2019. Além dos alunos, diretoras, coordenadoras, professoras, o Presidente Nei Cabral e o vereador Roni Surek também acompanharam a sessão. Na Ordem do Dia, os Mirins apresentaram cinco requerimentos ao Executivo e na palavra-livre cumprimentaram a Mesa Diretora e o Presidente pelo Projeto Irati – A Gente Cresce sem Corrupção. 

   A vereadora mirim Luana Floriano Jankowski e seu suplente João Emanuel Delgado da Escola José Siqueira Rosas apresentaram requerimento solicitando a construção de uma rampa de acessibilidade no hall de entrada da escola. Conforme os Mirins, a referida benfeitoria atenderá as necessidades especiais de deficientes físicos, cadeirantes, gestantes e idosos, garantindo o direito de todos, autonomia e segurança. A vereadora Loyane Rodrigues Anunciação e seu suplente José Augusto Gonçalves da Escola João Paulo II requereram a implantação de travessia elevada em frente a escola, visando melhorar o tráfego de veículos e pedestres e segurança dos alunos na entrada e saída da aula.  

 O Presidente da Câmara Mirim, Alessandro Henrique Duda e seu suplente Raphael Henrique Evangelista da Escola Olaria Filipaki requereram ao Executivo estudos para edificação de uma nova escola, sendo que o terreno ao lado do educandário já pertence ao município e está disponível para construção um novo espaço. “Atualmente, a escola conta 160 alunos e o prédio atual é bastante antigo, prejudicando o andamento das atividades educacionais”, afirmaram. A vereadora Maria Nicoly de Oliveira Rosa e sua suplente Giovanna Fedalto Marochi da Escola Vereador João Maria Pedroso solicitaram a inclusão no Orçamento Municipal de 2020 do valor necessário para ampliação da escola, que atende hoje mais de seis comunidades e conta com apenas duas salas de aula.      

   A vice-presidente Ana Clara Prestes e seu suplente Elias Gabriel Batista Neto da Escola Antonina Fillus Panka requereram informações em relação a construção da nova escola do bairro Vila Nova, tendo em vista, que as obras estão paralisadas. Todos os pedidos foram aprovados por unanimidade de votos pelos Mirins e serão encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

PALAVRA-LIVRE

  Na palavra-livre, os Mirins das Escolas Tancredo Martins – Siqueira Rosas – Padre Wenceslau – Matilde Araújo do Nascimento – João Paulo II e Antonina Fillus Panka elogiaram o Projeto da Câmara Irati - A Gente Cresce sem Corrupção, que objetiva ressaltar o quão importante é ser um cidadão consciente, participativo, crítico e acima de tudo honesto. Os Mirins parabenizaram a Mesa Diretora por se preocuparem com o futuro e com o pensar das crianças, que serão em breve cidadãos e emancipadores das boas práticas sociais e políticas. Os Mirins da Escola Mercedes Braga cumprimentaram os Professores pelo Dia 15 de outubro.

   O Presidente Alessandro destacou a importância do Projeto do Legislativo ‘Irati – A Gente Cresce sem Corrupção’ e as importantes parcerias e apoio da Secretaria de Educação, Observatório Social e Ministério Público. Para falar mais sobre a iniciativa, Alessandro convidou o Presidente da Câmara Nei Cabral, que discorreu sobre a abrangência e importância do projeto nas escolas. “Estamos visitando todas escolas da rede municipal, plantando novos frutos, uma sementinha, que deverá crescer nas escolas, fazendo os jovens refletirem sobre a corrupção nos pequenos atos, na família e no poder público. Agrademos o apoio da Secretaria de Educação, do OBS, do MP e demais entidades que estão junto conosco nesta caminhada por um futuro melhor”, destacou.

   Ao final de Sessão, Alessandro agradeceu a presença do Presidente da Câmara, convidando a população a apoiar e divulgar o projeto, difundindo a cultura da honestidade, desde as pequenas ações do dia a dia, promovendo uma verdadeira luta contra a corrupção.

   A próxima Sessão da Câmara Mirim, de encerramento dos trabalhos legislativos de 2019, será realizada no dia 4 dezembro às 9 horas.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos Mirins na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)