Vereadores Mirins participam de Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Através do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), da Casa dos Conselhos e das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, aconteceu no dia 24 de outubro, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na Associação dos Servidores Públicos de Irati. Os Vereadores Mirins da Legislatura 2018 foram destaque entre os participantes das escolas municipais e estaduais.
Nos dias 20 e 27 de agosto, os Mirins participaram de pré-conferências com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”, objetivando a mobilização e articulação de todos para debater, propor e refletir a respeito dos temas e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Preparados antecipadamente, durante a Conferência Municipal os Mirins expuseram abertamente as suas opiniões a respeito das pautas propostas a fim de contribuir para a qualidade de vida de todos, ampliando a vivência deles na prática como sujeitos dos seus direitos e deveres, com a promoção de políticas e projetos na área para os próximos anos.
Foram debatidos cinco eixos temáticos, entre eles: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos.
O ex-vereador mirim, Raul Zainedin da Escola Trajano Grácia, foi um dos selecionados para participar da Conferência Estadual, que será realizada no próximo ano.
Conforme o Coordenador Administrativo do CRAS, Thiago Gorte, foi um dia muito produtivo. “Estou muito feliz de atingir o objetivo de fazer daquele um espaço para nossas crianças e adolescentes. Os vereadores mirins foram show, muito participativos e inteligentes. Renova nossas esperanças ver que eles vão se tornar pessoas politizadas e com consciência do que querem”, afirmou Gorte agradecendo a secretaria de educação pelo empenho a frente do Programa Câmara Mirim.
A Coordenadora da Educação, Dione Cristina, elogiou a participação dos alunos e dos mirins, que segundo ela, saíram do evento mais do que capacitados. “Foi um dia de muito debate de direitos e deveres, os temas propostos são essenciais para a formação cidadã das crianças e dos adolescentes”, enalteceu Dione afirmando que foi um espetáculo a participação dos vereadores mirins.
O Presidente Helio de Mello parabenizou a todos pelo evento e em especial os Mirins pela participação e bom desempenho. “Fazer com que as crianças sejam sujeitos dos seus próprios direitos é assegurar a sua participação, opinião e construção coletiva das regras na família, na escola e nos grupos sociais que vivem”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)