Vereadores nomeiam ruas em homenagem a três figuras queridas em Irati
Na 5ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura, que aconteceu no dia 12 de março, os vereadores aprovaram em 2ª votação três Projetos de Lei. Os PLs buscam nomear ruas de Irati para prestar homenagem a personalidades importantes para o município, sendo eles: Pedro Rodrigues da Silva, João de Freitas Filho, e Vitoldo Michalski. Familiares dos homenageados prestigiaram a sessão.
O Projeto de Lei nº 004/2024, foi proposto pela vereadora Teresinha Miranda Veres, e denomina a Rua “G” do Loteamento Anciutti, no bairro Riozinho, de Rua Pedro Rodrigues da Silva. Os outros dois projetos foram propostos pelo vereador Jorge Zen. O primeiro, Projeto de Lei nº 005/2024, denomina a Rua “Sem Denominação” no Loteamento Jardim Kennedy, bairro Lagoa, como Rua João Freitas Filho. E o segundo, Projeto de Lei nº 006/2024, altera o nome da Rua Rio Vermelho, no mesmo loteamento, para Rua Vitoldo Michalski.
Antes da votação, a vereadora Teresinha fez a leitura da biografia do Sr. Pedro, e o vereador Jorge Zen leu a dos senhores João e Vitoldo.
BIOGRAFIA DE PEDRO RODRIGUES DA SILVA
Pedro Rodrigues da Silva, mais conhecido como Pedro Canjica, nasceu em Teixeira Soares, mas mudou-se para Irati com seus pais quando tinha apenas dois anos. Cresceu no antigo Irati velho, como era chamada na época, onde seus irmãos o apelidaram carinhosamente de “Canjica”, apelido que o acompanhou ao longo de sua vida.
Aos 12 anos, sua família se estabeleceu no Bairro Riozinho, onde Pedro começou a trabalhar com os Anciutti, construindo suas raízes na comunidade local. Casou-se com Terezinha Aparecida Carneiro e, no primeiro ano de casamento, sua família recebeu a chegada da primeira filha, uma menina. Ao longo dos anos, o casal teve sete filhos: Josy, Josielma, Daniel, Elvis, Pedro, Daiane e Daniele.
Enfrentando dificuldades na época, Pedro buscou oportunidades de trabalho em Curitiba, onde foi empregado em um Haras. Para isso, precisou deixar sua esposa e filhos em Irati. Mesmo distante, Pedro enviava dinheiro para sustentar sua família. Com o tempo, Pedro deixou o Haras e passou a trabalhar com Jorge Derbli. Apesar das adversidades, a família perseverou, mantendo-se unida e feliz ao longo dos anos.
A vereadora Teresinha comentou ser uma história de um senhor simples e humilde, que criou sua família no bairro Riozinho, e que é merecedor dessa homenagem. “O Sr. Pedro vai continuar cuidando de sua família uma vez que, com a nominação da rua, poderá receber a extensão de rede de energia elétrica”, destacou.
BIOGRAFIA DE JOÃO DE FREITAS FILHO
João de Freitas Filho, nascido em 10 de março de 1929, teve a vida marcada por trabalho árduo, compromisso familiar e fé inabalável. Originário de uma família simples, João nasceu e cresceu na pequena comunidade rural do Rio Corrente, onde aprendeu desde cedo o valor da determinação e da honestidade com seus pais João Freitas e Margarida Schinairder Freitas.
Em 1975, João e sua esposa Teresa Rodrigues Freitas decidiram buscar novas oportunidades e se estabeleceram no bairro Lagoa. Naquela época, a região era pouco desenvolvida, com apenas trilhas e carreiros, mas João e sua família foram os primeiros a irem morar naquelas terras, testemunhando e contribuindo para o seu crescimento ao longo dos anos. Na Lagoa criaram seus cinco filhos, sendo eles: Jair Rodrigues Freitas, José Osmair Freitas, Joarez de Freitas, Ceulita Freitas Mattozo e Edson Luiz Freitas.
Católico devoto, João sempre encontrou conforto e orientação em sua fé, sendo um membro ativo da comunidade religiosa local. Sua vida de oração e serviço à igreja era uma fonte de inspiração para muitos.
João trabalhou incansavelmente para sustentar sua família, vindo da lavoura, ele ingressou na Lamil, onde trabalhou como torneiro mecânico. Sua dedicação e habilidades no trabalho garantiram-lhe uma aposentadoria merecida após anos de serviço dedicado.
Ao longo dos anos, João enfrentou muitos desafios, mas sua força interior e seu amor pela família sempre o guiaram. Ele é lembrado não apenas por suas realizações profissionais, mas também por sua bondade, generosidade e integridade. Sua vida é testemunho de determinação, fé e amor familiar.
BIOGRAFIA DE VITOLDO MICHALSKI
Vitoldo Michalski, nascido em 31 de outubro de 1973, na acolhedora cidade de Rio Claro do Sul, foi um dedicado filho de José Michalski e Estanislava Michalski. Sua jornada neste mundo foi marcada por uma profunda conexão com sua família e sua comunidade.
Ele encontrou o amor de sua vida, Madalena Michalski, com quem compartilhou uma união forte e amorosa por 55 anos. Juntos criaram uma bela família, sendo abençoados com cinco filhos que foram o centro de suas vidas.
Vitoldo dedicou a maior parte de sua carreira ao serviço público, atuando com dedicação por 31 anos na Prefeitura Municipal de Irati. Seu compromisso com o trabalho e sua comunidade o levaram a desemprenhar papéis diversos, começando como vigia durante a construção do Parque Aquático e, posteriormente, cuidando do prédio municipal. Sua aposentadoria, em 1991, foi o reconhecimento merecido de uma vida de serviço exemplar.
Além de suas contribuições profissionais, Vitoldo também foi um líder comunitário respeitado. Ele serviu como presidente da Associação do Bairro da Lagoa, onde foi um dos primeiros moradores, deixando um legado de união e progresso para sua comunidade.
Sua generosidade e compaixão eram evidentes em suas ações diárias. Ele dedicou seu tempo para auxiliar diversas pessoas em suas jornadas para a aposentadoria, além de fornecer orientação e apoio para aqueles que precisavam de encaminhamento para serviços médicos.
Vitoldo encontrou significado e conforto em sua fé católica e foi um membro ativo da comissão da Igreja Divino Espírito Santo do Bairro Lagoa. Sua devoção religiosa permeava todas as áreas de sua vida, guiando-o em suas decisões e ações.
Em 2018, Vitoldo Michalski partiu deste mundo, deixando para trás um legado de serviço, amor e dedicação à sua família, sua comunidade e sua fé. Sua memória vive através daqueles cujas vidas ele tocou e inspirou durante sua jornada terrena. Que sua alma e seu corpo descanse em paz.
O vereador Jorge Zen agradeceu aos familiares presentes e ressaltou a importância de lutarem por essa nomeações.
A apresentação das biografias e dos projetos que homenageiam os senhores Pedro, João, e Vitoldo podem ser vistos novamente, basta clicar no ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)