Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam da abertura da Semana de Conscientização contra Desastres Naturais em Irati

por irt — publicado 01/12/2015 14h10, última modificação 05/10/2018 15h45

Abertura da 1ª Semana Municipal de Conscientização contra Desastres Naturais

Através do Projeto de Lei nº 022/2015, de autoria dos vereadores que integram a Comissão Especial de Enchentes e Alagamentos, Emiliano Gomes e Antonio Celso de Souza, a Prefeitura lançou-se nesta segunda-feira (30), sob a Lei nº 402601 de setembro de 2015, a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção contra Desastres Naturais e Ocupação Urbana no município. O evento que ocorreu na Câmara reuniu membros da Defesa Civil do Paraná, do Corpo de Bombeiros de Irati e de Ponta Grossa, representantes da 8ª Cia Independente, secretários municipais, o prefeito Odilon Burgath e vereadores.

Com o tema “Defesa Civil Somos Todos Nós”, a 1ª Semana Municipal de Conscientização e Prevenção Contra Desastres Naturais e Ocupação Urbana de Irati objetiva realizar ações por meio de debates, palestras em escolas, campanhas educativas e outras iniciativas com o intuito de informar a população sobre a importância de manter os rios limpos, do descarte correto do lixo e sobre as áreas de riscos impróprias para edificações, através de diversas atividades oferecidas pela Defesa Civil de Irati. A semana segue até sexta-feira (04). Além disso, o Espaço Cultural da Prefeitura estará aberto até o dia 11 de dezembro com a exposição “Histórico dos Principais Desastres Ocorridos em Irati”.

A Diretora de Operações da Defesa Civil, Rozenilda Romaniw Bárbara, falou sobre a expectativa desta importante semana. “Esperamos congregar cada vez mais pessoas para trabalhar pela defesa civil, o nosso objetivo é orientar a população sobre as medidas que devem ser tomadas em caso de situação de emergência”, afirma Rozenilda dizendo ainda que, conforme a Lei, a semana deverá ser realizada sempre no mês de setembro. “Mas para não deixar passar em branco em 2015, resolvemos realizá-la agora em dezembro, prevenindo desde já”.

O prefeito de Irati, Odilon Burgath falou sobre as ações de prevenção que o município já vem realizando. “Será uma semana muito importante para Irati, com diversas atividades a serem concretizadas. Teremos até simulação para acionarmos nosso plano de contingência. Precisamos unir forças com a Defesa Civil, junto da sociedade para recuperar, reconstruir, trabalhar com a infraestrutura e prover recursos”.

Conforme Emiliano e Antonio Celso de Souza, é impossível evitar ou minimizar os impactos dos desastres naturais, como as enchentes, por exemplo, sem medidas de prevenção e gestão de riscos. “É possível evitar futuras enchentes, mas para isso, são necessárias estratégias de prevenção, além da adoção de uma cultura de prevenção capaz de minimizar os riscos em casos de catástrofes”, salientam os vereadores dizendo ainda que as pessoas precisam se conscientizar da importância de não jogar lixos nas ruas, diminuindo assim as sujeiras nas galerias e bueiros da cidade.

Em Irati, segundo os Vereadores, em junho do ano passado, foi registrada a maior enchente do município. “Mais de 500 famílias foras retiradas de suas próprias residências e dezenas foram encaminhadas para abrigos”, relembram Souza e Gomes destacando o crescimento desenfreado da população, a ocupação de áreas de riscos e o mau uso do solo, reafirmando a importância da Lei, que vem contribuir para a qualidade de vida e segurança da população, principalmente daqueles empresários que vêm sofrendo com os recentes alagamentos no centro da cidade.

(Assessoria Câmara Municipal)